Um novo filme realizado por Clint Eastwood chega a Portugal a 18 de setembro. Chama-se “Jersey Boys – Em Busca da Música“, baseia-se no musical da Broadway e leva-nos até à década de 1950, onde o ítalo-americano Tommy DeVito divide o seu tempo entre pequenos furtos e liderar uma banda que depressa chegaria ao sucesso: The Four Seasons. Com Christopher Walken, Steve Schirripa, Francesca Eastwood, Freya Tingley e James Madio.

A 4 de setembro chegou “Magia ao Luar“, nova comédia romântica de Woody Allen, protagonizada por Colin Firth e Emma Stone. Desta vez, Allen escolheu filmar um duelo entre a lógica e o seu inverso no sul de França, mas dos anos 20 do século passado. Tendo em conta a crítica internacional, não estaremos perante o melhor filme da carreira de Woody Allen. Para confirmar desde 4 de setembro.

A 11 de setembro chega aos cinemas um novo filme de João Botelho. O realizador português mergulhou no universo queirosiano d'”Os Maias“, com um elenco composto por nomes como Graciano Dias, Maria Flor, Pedro Inês, João Perry, Hugo Mestre Amaro, Maria João Pinho, Adriano Luz, Filipe Vargas, Marcello Urgeghe e Pedro Lacerda. João Botelho volta assim à literatura portuguesa, depois de ter adaptado “A Corte do Norte” de Agustina Bessa-Luís, “Quem és tu” de Almeida Garrett ou, mais recentemente, Fernando Pessoa, no “Filme do Desassossego”. A antestreia acontece no Teatro Nacional São João, no Porto, a 8 de setembro.

O documentário “No Cameras Allowed“, que retrata quatro anos da vida do jovem Marcus Haney, que entrou sem bilhete em mais de 50 festivais de música pelo mundo, entre os quais o britânico Glastonbury e o americano Coachella, vai ter um visionamento único a 9 de setembro, às 21h, no auditório do ISEG, em Lisboa. O filme estreou em julho nos Estados Unidos e foi alvo de grande polémica. Um alerta de segurança? Um incentivo à ilegalidade? A vantagem do visionamento será a presença do próprio Marcus Haney, a quem o público poderá fazer perguntas e tentar perceber o que está por detrás da conceção do filme, que tem banda sonora de Mumford & Sons e dos The Naked & Famous. A exibição insere-se no Talk Fest.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um modelo de realismo cinematográfico e até um dos grandes filmes da década. Os elogios sucedem-se ao filme “Boyhood – momentos de uma vida“, que chega aos cinemas portugueses a 30 de outubro. Nos 12 anos que passam desde que Mason (Ellar Coltrane) é uma criança em idade pré-escolar até ao momento em que completa 18 anos, não há outros atores mais velhos para simular a passagem do tempo. Quem for ao cinema vai ver literalmente a vida das personagens a passar diante dos olhos. Uma dúzia de anos reduzida a menos de três horas.

[jwplatform nJ7d0gqa]

A 2 de outubro chega um novo filme de David Fincher (realizador de (“Fight Club” e “Se7en – Sete Pecados Mortais”) às salas nacionais. “Em Parte Incerta” é baseado no livro com o mesmo nome, lançado em 2013 por Gillian Flynn, e conta com Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris no elenco.

Atenção, fãs de Christopher Nolan: há um novo filme de ficção científica do realizador de “A Origem” e “Memento” a chegar às salas nacionais. Muito resumidamente, Interstellar estreia a 6 de novembro e centra-se num grupo de exploradores que utiliza buracos de verme (os hipotéticos wormholes) para viajar pelo espaço. Com Anne Hathaway, Casey Affleck, Matthew McConaughey, Jessica Chastain e Michael Caine.

Aproveita a Vida Henry Altmann. Assim se chama um dos últimos filmes que Robin Williams deixou terminado antes de morrer, a 11 de agosto deste ano, e que chega aos cinemas a 6 de outubro. Henry é um mal disposto crónico que descobre de forma abrupta que só tem 90 minutos de vida. Começa então uma corrida para se despedir daqueles que lhe são mais queridos, e também fazer as pazes. Não será por este filme que recordaremos Robin Williams, mas é uma boa oportunidade para rever um dos grandes atores de comédia da história do cinema. Antes do Natal, deverão chegar mais dois filmes de Robin Williams ao grande ecrã, “À Noite no Museu: O Segredo do Faraó” e “A Merry Friggin’ Christmas“.

Os Jogos da Fome: Mockingjay“, primeira metade do terceiro filme da saga Hunger Games, chega em novembro, ainda com data por confirmar. Desta vez, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) não vão participar em nenhuma edição dos Jogos da Fome, o que não quer dizer que a sua vida esteja facilitada. Se a curiosidade não for suportável até novembro, o melhor é ler o livro de Suzanne Collins, autora dos livros que deram origem aos filmes. É também uma das raras oportunidades de ver trabalho inédito de Philip Seymour Hoffman, falecido em fevereiro deste ano.

Já perto do Natal, a terceira parte da saga “O Hobbit“, de Peter Jackson, vai levar muitos fãs ao cinema. O futuro da Terra Média será decidido na batalha dos cinco exércitos, à qual será possível assistir nos cinemas portugueses a partir de 18 de dezembro. Uma revisão prévia aos dois primeiros filmes não é má ideia. Mas nem só de cinema se faz a rentrée.

Se quer saber mais sobre os livros, discos, concertos, séries e espetáculos que aí vêm, clique aqui.