Todos os distritos do continente estão esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva, trovoada e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo entre as 06h de terça e as 03h de quarta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O continente vai estar também sob aviso amarelo devido ao vento forte, que nas terras altas pode atingir os 90 quilómetros/hora. De acordo com o IPMA, a chuva, a ocorrência de trovoadas e o vento forte vão continuar pelo menos até ao próximo domingo, altura em que deverá registar-se uma melhoria.

Para o continente, o IPMA prevê para esta terça-feira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, avançando gradualmente de sul para norte e do litoral para o interior.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se moderado a partir do início da manhã, soprando moderado a forte, com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora, no litoral e forte, com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora, nas terras altas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, vento moderado a forte predominando de oeste, tornando-se fraco a moderado a partir do meio da tarde, apesar de o arquipélago estar desde a semana passada sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Nas terras altas madeirenses, está previsto vento forte de oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, tornando-se moderado a forte a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros especialmente na madrugada e manhã e vento norte fresco com rajadas até 55 quilómetros/hora, tornando-se moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Vila Real, Bragança e Castelo Branco registar-se-ão 22 graus de temperatura máxima, no Porto, Leiria, Évora e Faro 24, Beja 26, na Guarda 22, Funchal 27 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21.