Norte

Guimarães vai estar cercada durante três dias. Tudo por causa da Feira Afonsina, que regressa à “cidade berço” esta sexta-feira para mais uma lição de história viva, em ambiente de diversão. Este ano, o evento retrata o episódio do “Cerco a Guimarães”, ocorrido em 1127. Ou seja, se encontrar pelo centro histórico pessoas de vestes muito antigas, não estranhe. Atividades e doces conventuais também não vão faltar.

As folhas castanhas que já se veem caídas pelo chão denunciam a chegada do outono. A Fundação de Serralves, no Porto, dá as boas-vindas à nova estação com a já tradicional Festa do Outono, com entrada gratuita. O prado e a quinta são o palco privilegiado para toda a animação, e o jardim Maria Nordman o local ideal para trazer o tradicional cesto e ‘piquenicar’ durante o dia.

Por falar em entrada gratuita, entre sexta-feira e domingo celebram-se as Jornadas Europeias do Património, o que quer dizer que inúmeros museus, palácios e monumentos de todo o país se abrem a visitas. Em Braga, por exemplo, é possível admirar os azulejos dos espaços arqueológicos do monumento Fonte do Ídolo e do Domus da Escola Velha da Sé. As visitas guiadas acontecem no sábado às 10h15 e 14h15. Entre as várias sugestões no Porto, escolhemos um peddy-paper, com o ponto de partida marcado para o Terreiro da Sé, domingo às 15h. Em pequenos grupos, os participantes vão andar pelas ruas com olhos de detetive à procura de pistas até à Ribeira, passando pela Casa do Infante.

Sábado, a partir das 11h, a chef Mafalda Pinto Leite vai estar no Mercado de Frescos do Mercado Bom Sucesso, no Porto, a fazer aquilo que melhor sabe: cozinhar. A sessão de showcooking vai mostrar ao público como fazer um batido verde original e umas espetadas de fruta e chocolate. E, claro, provar tudo no final. O acesso é livre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Albertine, o Continente Celeste” mostra-se no Teatro Carlos Alberto, no Porto, pela primeira vez, a partir desta sexta-feira. Trata-se de uma criação com texto original de Gonçalo Waddington que toma como ponto de partida a obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, e os trabalhos de alguns dos mais destacados físicos teóricos e cosmólogos dos nossos dias, como Stephen Hawking, Lee Smolin, Sean Carroll , Carlo Rovelli e Pedro G. Ferreira. Ao juntar arte e ciência, a ideia é refletir sobre a memória e o tempo. Com interpretações de Carla Maciel e Tiago Rodrigues, “Albertine, o Continente Celeste” pode ser vista de quarta a sábado às 21h30 e domingo às 16h00. Os bilhetes custam 15 euros.

Centro

D. Inês de Castro, eterno amor do rei D. Pedro, foi assassinada em Santa Clara. Coimbra presta-lhe homenagem este domingo, às 18h00, com uma recriação histórica sobre D. Inês no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. A atividade insere-se nas Jornadas Europeias do Património e é gratuita, sendo necessária marcação prévia.

O próximo concerto do “XJazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto” leva à Igreja Velha de Janeiro de Cima no Fundão, um concerto de Maria João com os Ogre. Trata-se de um concerto comemorativo do Dia Internacional dos Rios e que leva à aldeia música de fusão, entre rock, pop e eletrónica. Para ver domingo, às 15h.

Mais de uma centena de relíquias do mundo automóvel vão ser recebidas em Leiria com as honras devidas às grandes vedetas, entre sexta-feira e domingo. A Mostra de Veículos Históricos leva ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa modelos tão marcantes da época dourada do cinema como o Aston Martin conduzido por James Bond, e veículos com história local, como uma viatura dos Bombeiros Municipais de Leiria que celebra este ano 100 anos de combate às chamas. Bilhetes a partir dos dois euros.

Sul

Cerveja e petiscos é o casamento feliz que se realiza em Cascais até domingo, graças à 1.ª edição do Mercado da Cerveja e Petiscos, no mercado da vila. Com entrada gratuita, entre as 10h00 e a meia-noite há diversas marcas de cerveja nacionais e internacionais para provar. Quem não gosta de cerveja também pode entrar. À espera estará animação musical, um espaço infantil e uma área dedicada ao artesanato urbano.

Esta sexta-feira há ciência para todos. Graças ao evento anual Noite Europeia dos Investigadores vai ser possível, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, entre as 18h00 e a 01h00 da madrugada, provar vinhos e petiscos, jogar com um robot, conhecer a ciência por trás da cosmética, perceber como se estudam pegadas de dinossáuros, preparar coleções de borboletas e utilizar instrumentos de navegação.

Negócio Fechado” é a proposta do Teatro Joaquim Benite, em Almada até domingo. O regresso da peça de David Mamet, e que lhe valeu um prémio Pulitzer, leva o público ao “mundo impiedoso dos agentes imobiliários”, inspirada na própria experiência do autor. Em 1992, o mesmo texto foi adaptado ao cinema e contou com um elenco de luxo: Jack Lemmon, Al Pacino, Alec Baldwin e Kevin Spacey. Para ver na sala principal do teatro, sexta e sábado às 21h30 e domingo às 16h00. Os bilhetes custam entre 13 e 15 euros.

Para quem prefere ‘abanar o capacete’, no sábado a partir da meia-noite há festa Green Ray no Lux Frágil, com Nina Kraviz ao comando. Para além da DJ e produtora russa, na discoteca também vão dar música Yen Sung, Luke Hess, Dexter, Fred P e Jus-Ed.

Entre sexta-feira e domingo celebram-se as Jornadas Europeias do Património, o que quer dizer que inúmeros museus, palácios e monumentos de todo o país se abrem a visitas. Em Lisboa, por exemplo, a visita guiada às Galerias Romanas da Rua da Prata, entre as 10h00 e as 18h00, promete ser uma das atrações principais, mas não faltam opções. A Assembleia da República, por exemplo, convida o público a entrar e a vestir trajes e adereços, de modo a recriarem a história do edifício. As portas do Palácio de São Bento abrem-se sábado e domingo, das 10h às 17h.

O teatro e as maioretas chegam ao Teatro Garcia de Resente, em Évora, no sábado. A Companhia de Teatro Salomé vai promover workshops para quem quer aprender mais sobre estas artes, mas o destaque vai para o espetáculo “O Diabinho da Mão Furada”, para ver no sábado às 21h30 e no domingo às 18h. Os bilhetes custam quatro euros.

Em Faro vai ser feita a projeção do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang, acompanhada ao piano por Luís Conceição, numa “sala” muito especial: as Ruínas Romanas de Milreu. Para ver na sexta-feira, às 16h00, com entrada livre.