As três medalhas de bronze conquistadas este fim de semana nos Mundiais de maratonas permitiram à canoagem portuguesa fixar um novo recorde de 18 medalhas em Europeus e Mundiais numa só época, ultrapassando as 14 conseguidas em 2009.

“Para mim e a minha equipa, este é o melhor ano de sempre da canoagem portuguesa. O ponto alto da modalidade foi o pódio nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, mas a conquista de 18 medalhas este ano, só em Europeus e Mundiais, representa um enorme orgulho e que continuamos no bom caminho desde que este projeto começou em 2005”, disse à agência Lusa o presidente da federação, Vítor Félix.

Os campeões da Europa José Ramalho (K1), Nuno Barros (C1) e Rui Lacerda (C1 sub-23) conseguiram o bronze em Oklahoma, nos mundiais dos Estados Unidos que terminaram no domingo.

A juntar a este feito dos 18 pódios, o primeiro título Mundial absoluto de pista em distância olímpica, nomeadamente o K4 1.000, bem como o inédito sucesso de seis medalhas num só campeonato da Europa de pista e o consagrar de três campeões da Europa na vertente de maratonas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estarmos constantemente a quebrar recordes motiva cada vez mais atletas e toda a estrutura da federação, técnicos e equipa diretiva. No início do mandato, a fasquia estava bastante elevada em vários aspetos. Sabia que ia ser difícil melhorar, mas não impossível. A resposta foi dada. Sou um presidente orgulhoso pelos atletas que tenho”, vincou Vítor Félix.

O próximo desafio desportivo é já em 2015, não em termos de medalhas, mas de “elementos qualificados” para os Jogos Olímpicos de 2016, que se realizarão no Rio de Janeiro”, durante os Mundiais vão decorrer em Milão: “Confio que vamos ter equipa forte e ampla nos Jogos Olímpicos.”

Paralelamente, a “responsabilidade de organizar duas importantes competições internacionais”, em maio a Taça do Mundo absoluta e em julho os Mundiais sub-23 e júnior, “a prova mais participada da canoagem internacional, com cerca de 1.000 atletas”.

“Além dos resultados desportivos, em 2014 destaco as nossas organizações de excelência, como o primeiro Campeonato da Europa de surf ski, em parceria com a Nelo. E saliento também o facto de termos conseguido a organização de várias importantes provas internacionais para o futuro, incluindo os Mundiais de pista e maratonas em 2018 ou os Europeus de maratonas em 2017″, concluiu.