A produção industrial caiu 1,8% na zona euro e 1,4% na União Europeia em agosto, face a julho, segundo os dados do Eurostat, enquanto Portugal contrariou a tendência e subiu 3,1%.

Segundo os números hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), Portugal registou em agosto o segundo maior crescimento da produção industrial em termos sazonalmente ajustados, face ao mês anterior. Já em julho a produção industrial tinha aumentado em Portugal (1,7% face a junho), depois das quedas anteriores.

A subida da produção industrial em Portugal contrasta com a queda registada quer nos 18 países da zona euro (-1,8%), quer nos 28 países da União Europeia (-1,4%).

Estes valores podem indicar uma nova tendência, já que em julho, face a junho, este indicador tinha subido em ambos os espaços económicos.

Já em termos homólogos, ou seja, face ao mesmo período do ano anterior, Portugal conheceu uma subida da produção industrial de 3,9% em agosto. Na zona euro e na UE a produção industrial voltou a cair, 1,9% e 0,8%, respetivamente.

O Eurostat diz que a queda de 1,8% da produção industrial em agosto na zona euro, face a julho, se deveu sobretudo ao recuo de 4,8% na produção de bens de capital, de 0,7% de bens intermédios e de 0,2% de bens de consumo não duradouros, enquanto a produção de bens duradouros subiu uns ligeiros 0,2% e a energia 1,2%.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR