Maria Cavaco Silva diz que não casou por “conveniência”, mas sim que este casamento, que faz esta segunda-feira 51 anos, “é um casamento de amor”. O casal presidencial comemora esta segunda-feira, dia 20, anos de casados, e exatamente nove anos sobre o dia em que o atual Presidente escolheu para anunciar que iria concorrer a Belém.

20 de outubro de 1963 foi o dia escolhido para o compromisso há 51 anos. Quarenta e dois anos depois, o dia 20 de outubro seria novamente dia de festa para o casal: Aníbal Cavaco Silva oficializou a candidatura à Presidência da República em 2005. E ganhou nas eleições de 2006 contra Manuel Alegre e Mário Soares. O feito repetiu-se em 2011 e agora, o casal presidencial, que não abandonou o apartamento que tem na Travessa do Possolo, em Campo de Ourique, para viver no Palácio de Belém, está a pouco mais de um ano de deixar a chefia do Estado.

Aníbal e Maria aparecem muitas vezes a dar as mãos em público, seja em receções no Palácio de Belém ou em visitas oficiais. O casal tem dois filhos, Patrícia e Bruno, e cinco netos.

No livro “As primeiras-damas”, destaca, dos anos em Belém, a viagem de carro de Praga a Lisboa, quando a nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull obrigou ao fecho do espaço aéreo: “Tudo o que tivesse rodas estava completamente esgotado. Penso que os membros do gabinete nem devem ter dormido para fazer telefonemas para arranjar quartos”.