Artus Mas, o presidente do Governo autonómico da Catalunha, quer convocar no dia 9 de novembro eleições regionais antecipadas para 25 de janeiro, noticia o El Confidencial. O responsável quer aproveitar a consulta popular sobre a independência, a realizar daqui a duas semanas e meia, para tentar reforçar a sua posição em defesa da secessão catalã.

Assim que terminar a consulta popular de 9 de novembro, Artur Mas deverá anunciar a realização de eleições antecipadas na Catalunha para 25 de janeiro. Impedido pelo Tribunal Constitucional espanhol de chamar à consulta popular um referendo à independência, o presidente do governo autonómico da Catalunha planeia, assim, colocar pressão sobre Mariano Rajoy e tentar sair das eleições com uma maioria absoluta no governo regional.

A confirmar-se a marcação de eleições, Artur Mas estará a corresponder ao repto lançado por largas dezenas de milhares de catalães que se manifestaram a 19 de outubro no centro de Barcelona. A manifestação foi organizada pelos movimentos independentistas catalães. “Senhor Presidente, convoque eleições, queremos votar nos próximos três meses. Queremos começar a primavera de 2015 com um novo parlamento”, pediu Carme Forcadell, líder da Assembleia Nacional Catalã, um movimento pró-independência.

O El Confidencial explica que entre a publicação do decreto de dissolução parlamentar e a marcação de novas eleições devem passar 54 dias, pelo que as eleições podem ser marcadas para 25 de janeiro, o último domingo do mês. A intenção de marcar eleições antecipadas é vista como uma forma de obter apoio da Assembleia Nacional Catalã e de outros movimentos independentistas e manter a pressão sobre o governo de Madrid, utilizando as eleições como mais uma forma alternativa de ouvir os catalães sobre esta matéria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A votação de 9 de novembro será aberta a catalães com mais de 16 anos e será organizada por cerca de 20 mil voluntários, sem que haja uma formação do protocolo eleitoral. Artur Mas espera contar com “milhares” de mesas de voto em todos os municípios da região. “No dia 9 de novembro haverá consulta, haverá boletins de voto e caixas para os votos”, afirmou o presidente do governo catalão.