O Banco Central Europeu (BCE) pode avançar já em dezembro com um plano de compra de dívida empresarial no mercado, em mais uma tentativa de baixar os custos de financiamento das empresas e estimular a concessão de crédito na zona euro. A notícia é da Reuters, que cita “várias fontes” próximas do processo.

A notícia terá conseguido inverter o pessimismo que marcou as últimas sessões nos mercados. As bolsas europeias abriram em alta, num movimento partilhado pelo índice PSI-20 de Lisboa, que abriu a subir 0,4%.

A confirmar-se o plano, será uma derradeira tentativa por parte do BCE de estimular a taxa de inflação antes de, como vários analistas têm previsto, avançar com um programa de compra generalizada de dívida que incluiria obrigações dos Estados da zona euro. Para já, com a compra de dívida empresarial, o BCE tentaria baixar os juros a que as empresas obtêm financiamento no mercado e contribuir para aproximar os custos pagos pelas empresas dos países do centro da zona euro e da chamada “periferia”.

“A pressão [para que caminhe] nesta direção é muito elevada”, afirmou uma das fontes citadas pela agência noticiosa. Contactada pela Reuters, porta-voz do BCE garantiu que “o Conselho de Governadores não tomou qualquer decisão deste género”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O BCE já anunciou, em junho, um plano de compra de dívida ao setor privado na forma de pacotes garantidos por dívida empresarial e dívida hipotecária. Este plano avançou nos últimos dias, com o BCE ativo neste mercado. Mas a Reuters afirma, então, que o próximo passo poderá ser a compra direta, no mercado, de títulos de dívida emitidos pelas empresas. Poderia ser uma medida capaz de estimular a obtenção de crédito por parte das empresas da zona euro e, por essa via, fazer subir a taxa de inflação face aos 0,3% registados em setembro. O objetivo de médio prazo é de 2%.