267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Zona Euro

Zona Euro

Excedente de 10,9 mil milhões no comércio externo

A zona euro registou em abril um excedente de 10,9 mil milhões de euros no saldo do comércio externo de bens. As exportações de bens para o resto do mundo aumentaram 43,2% e as importações 37,4%.
Produção Industrial

Produção industrial sobe cerca de 39% na UE

A produção industrial tinha aumentado 11,5% tanto na zona euro quanto na União Europeia, em termos homólogos com as maiores subidas a serem registadas em Itália, na Eslováquia e na Roménia.
Crescimento Económico

PIB. Portugal tem maior quebra trimestral da UE

Portugal foi o país que mais riqueza perdeu no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Economias da zona euro e da UE também viram PIB cair.
União Europeia

Vendas a retalho sobem em abril na UE e zona euro

Todos os Estados-membros viram as vendas a retalho a subir, com o Luxemburgo à cabeça (46,1%), seguido da França (42,1%) e da Roménia (41,7%), tendo Portugal aumentando 27,2%, acima da média europeia.
União Europeia

Bruxelas pede reformas estruturais a Portugal

227
Portugal e outros 8 países têm "desequilíbrios orçamentais", mas estão melhor do que Itália, Grécia e Chipre. Reformas estruturais de natureza orçamental podem "maximizar" uso da "bazuca" europeia.
Construção

Produção na construção recupera na zona euro e UE

De acordo com o Eurostat, face a fevereiro, a produção na construção aumentou 2,7% na zona euro e 2,2% na UE. Em Portugal, avançou 2,8% na variação homóloga e 3,2% face a fevereiro.
Eurostat

Portugal com maior queda do PIB na UE 1º trimestre

126
Face ao trimestre anterior, o PIB da zona euro diminuiu 0,6%, com Portugal a apresentar a maior quebra (-3,3%). Excedente no comércio externo na zona euro desce para 15.8000 milhões de euros em março.
Economia

Vendas a retalho em Portugal com 2.º maior recuo

Portugal registou, em março, o 2º maior recuo homólogo nas vendas a retalho (-1,1%) enquanto na zona euro aumentaram 12,0% e na UE 11,6%. Em Portugal, as subiram 2,2% de fevereiro para março.
Desemprego

Desemprego fixa-se nos 8,1% na zona euro em março

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, a taxa de desemprego da zona euro fixou-se nos 8,1% e a da UE nos 7,3%. Em março estavam 15,520 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia.
Eurostat

Taxa de poupança das famílias da zona euro em alta

No último trimestre de 2020 a taxa de poupança das famílias da zona euro registou o segundo maior valor da série. Também a taxa de investimento aumentou, para 9,1%, o valor mais alto desde 2011.
Mercado Imobiliário

Preço das casas com subida recorde na zona euro

Segundo dados do Eurostat, o preço das casas aumentou 5,4% na zona euro durante o último trimestre de 2020, face ao mesmo período do ano anterior. A subida não era tão grande desde 2006.
Desemprego

Desemprego aumenta para 8,3% na zona euro

De acordo com o Eurostat, a taxa de desemprego aumentou, em fevereiro de 2021, para os 8,3% na zona euro e para 7,5% na União Europeia, face ao mesmo período do ano passado.
Indústria

Atividade industrial da zona euro cresce em março

Os aumentos recordes de encomendas, das exportações e do consumo fizeram com que a atividade industrial da zona euro crescesse a um ritmo sem precedente no mês de março.
Zona Euro

Zona euro fecha 2020 com ganhos de 234 mil milhões

O resultado pode ser explicado pela diferença entre o recuo das exportações de bens, de 9,2%, face ao das importações, que foi de 10,8%. Em 2019 o excedente tinha sido de 191,5 mil milhões de euros.
Emprego

Portugal com maior subida do emprego em cadeia

O número de pessoas empregadas avançou 0,3% na zona euro e 0,4% na União Europeia. Mas em comparação com o mesmo trimestre de 2019, o emprego diminuiu 1,9% na zona euro e 1,6% na União Europeia.
Zona Euro

OCDE melhora previsão de crescimento da zona euro

As perspetivas foram ajudadas por distribuição de vacinas eficazes, anúncios de apoio orçamental adicional, e sinais de que as economias estão a lidar melhor com medidas para suprimir o vírus.
Zona Euro

Bruxelas quer manter alívio nas regras do défice 

A Comissão Europeia é favorável a manter a suspensão das regras de disciplina orçamental em 2022, face ao ritmo de recuperação da economia. Metas podem voltar quando PIB regressar a nível de 2019.
Consumidores

Confiança dos consumidores recupera na zona euro

Em fevereiro, o indicador da confiança dos consumidores recuperou na zona euro e na União Europeia, fixando-se em nos -15,7 pontos e recuperando assim 0,8 pontos face a janeiro.
Coronavírus

BCE: Restrições e variantes desafiam economia

A líder do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, entende que a vacinação "proporciona a luz ansiosamente esperada no final do túnel", mas avisa que são ainda muitos os riscos à economia.
Comércio

Vendas a retalho caem na União Europeia em 2020 

De acordo com os dados disponibilizados pelo Eurostat, o volume do comércio a retalho registou subidas em países como a França e a Irlanda, tendo uma das maiores descidas ocorrido na Holanda.
Inflação

Inflação da zona euro volta a valores positivos 

Desde julho de 2020 que a inflação na zona euro não registava valores positivos. Os alimentos, álcool e o tabaco deverão ser a maior taxa anual em janeiro com 1,5%, um aumento de 0,2% face a dezembro.
Desemprego

Desemprego sobe para 8,3% na zona euro 

Em dezembro de 2020 a taxa de desemprego foi de 8,3% na zona euro, face à de 7,4% de dezembro de 2019, e de 7,5% na União Europeia, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Descidas na zona euro de dezembro para janeiro 

O indicador do sentimento económico e o indicador de expectativas de emprego recuaram, em janeiro, na zona euro e na União Europeia, comparativamente a dezembro.
Economia

Zona euro com excedente de 30 mil milhões de euros

O gabinete estatístico europeu sublinhou que as exportações de bens da zona euro para o resto do mundo recuaram 9% para os 199,3 mil milhões de euros face a outubro de 2019.
Desemprego

Taxa de desemprego sobe na zona euro para 8,4%

Entre os jovens de menos de 25 anos, a taxa de desemprego aumentou para 17,5% na zona euro em outubro face aos 17,4% de setembro e para 18,0% na União Europeia face aos 17,9%, no mesmo período.
Economia

Zona euro. Governos pedem mais apoio

A diretora-geral da instituição, Kristalina Georgieva, aplaudiu a "potente" resposta monetária do BCE e o estímulo orçamental "sem precedentes" que ajudaram a amortecer o impacto da crise.
União Europeia

PIB União Europeia com subida trimestral recorde

O Produto Interno Bruto da zona euro cresceu 12,6% face ao trimestre anterior e o da União Europeia 11,6%, o que regista maior subida em cadeia desde o início da série temporal, em 1995.
Construção

Produção na construção recua 0,9% na zona euro

A produção na construção recuou 0,9% na zona euro e 1,5% na UE em agosto, com Portugal a registar uma quebra acima da média (-2,2%). Face a julho, o indicador 1.8% no país.
Zona Euro

Já é possível fazer transferências imediatas na UE

A partir desta quarta-feira "é possível realizar transferências imediatas de e para 14 prestadores de serviços de pagamento nacionais, que se encontram ligados a cerca de 4000 bancos europeus".
Fundo Monetário Internacional

PIB da zona euro recua 8,3% em 2020

O Fundo Monetário Internacional estima que o PIB da zona euro caia 8,3% em 2020, mas vai recuperar e subir para 5,2% em 2021. É esperada uma melhoria das previsões económicas feitas em junho.
Economia

Sentimento económico na zona euro recupera

O sentimento económico na zona euro e na União Europeia em setembro manteve a tendência de recuperação após a descida acentuada motivada pela Covid-19, ainda que a uma velocidade mais lenta.
Comissão Europeia

UE. Confiança dos consumidores sobe em setembro

A confiança dos consumidores subiu em setembro na zona euro e na UE, face a agosto, mas continua muito aquém da média de longo prazo em ambas as áreas, segundo a Comissão Europeia.
Zona Euro

Excendente da balança comercial sobe em julho

A balança comercial externa de bens da zona euro registou um excedente de 27,9 mil milhões de euros em julho, face aos 23,2 mil milhões de euros do mesmo mês de 2019.
Economia

Vendas a retalho recuam na zona euro em julho

O volume de vendas do comércio a retalho recuou em julho 1,3% na zona euro e 0,8% na UE. Em Portugal, as vendas a retalho de julho caíram 3,6% em relação ao ano passado.
Eurostat

Zona euro com inflação negativa em agosto

A zona euro registou em agosto uma taxa de inflação anual negativa de -0,2%, face aos 0,4% de julho e aos 1,0% homólogos, segundo uma estimativa rápida divulgada pelo Eurostat.
Coronavírus

Sentimento económico na Europa recupera 60% 

O indicador de sentimento económico na zona euro e na União Europeia (UE) recuperou até agosto cerca de 60% das perdas históricas verificadas em março e abril motivadas pela Covid-19.
Comércio

Vendas a retalho com níveis pré-pandemia

Na comparação homóloga, em junho as vendas a retalho cresceram 1,3% na zona euro e na UE, pondo fim a um ciclo de três meses de recuos e regressando aos níveis positivos de fevereiro.
Zona Euro

PIB da zona euro afunda 15%

309
A economia da zona euro teve uma contração homóloga de 15% no segundo trimestre de 2020, altura de grandes restrições devido à pandemia de Covid-19, com Portugal a registar o quarto maior declínio.
Zona Euro

Zona Euro. Taxa de desemprego sobe para 7,8%

A taxa de desemprego na zona euro atingiu 7,8% em junho, uma ligeira subida face a maio deste ano, num total de 12.685 milhões de pessoas desempregadas.
Zona Euro

Consumo das famílias com maior queda em 20 anos

O consumo das famílias por habitante caiu 3% na zona euro no primeiro trimestre devido às medidas de contenção de combate à Covid-19, enquanto o rendimento disponível e a poupança aumentaram.
Zona Euro

Atividade económica na zona euro aumenta

A estimativa flash do índice composto PMI da atividade total na zona euro é de 54,8 pontos em julho, mais de seis pontos acima do valor de junho. É a primeira subida desde fevereiro.
Eurostat

Eurostat. Produção industrial começa a recuperar

A produção industrial começou a recuperar na União Europeia (UE) e na zona euro em maio, depois de dois meses de fortes quebras devido ao confinamento imposto pela Covid-19.
Eurogrupo

Ministro irlandês sucede a Centeno no Eurogrupo

184
Os ministros das Finanças do Euro escolheram o irlandês Paschal Donohoe para próximo presidente do Eurogrupo. Calviño contava com apoio do eixo franco-alemão, mas não será a primeira mulher no cargo.
Economia

Saldo da balança de pagamentos na zona euro recua

O saldo da balança de pagamentos na zona euro recuou para os 49,3 mil milhões de euro no primeiro trimestre de 2020, 1,7% do PIB, face aos 2,6% do anterior e 3,0% do período homólogo.
Zona Euro

Zona Euro. Taxa de poupança das famílias sobe

A taxa de poupança das famílias na zona euro subiu 4,2 pontos percentuais para os 16,9% no primeiro trimestre do ano, o maior aumento desde o início da série, em 1999.
Coronavírus

Sentimento económico recupera em junho na UE

O sentimento económico recuperou cerca de 30% das quebras de março e abril, tendo maior expressão em junho nas cinco maiores economias da zona euro.
Crise económica

FMI. Maior recessão para parceiros de Portugal /premium

O Fundo Monetário Internacional reviu fortemente as perspetivas para a economia mundial. A zona Euro não escapa ao pessimismo.
Coronavírus

Produção na construção com recuos de mais de 20%

A produção na construção continuou em abril a sofrer fortes quebras homólogas, aumentando para para os 28,4% na zona euro, depois de terem recuado 17,5% em março, e para os 24% na UE.
Coronavírus

Zona euro e UE com quebras históricas na indústria

A produção industrial diminuiu 28,0% na zona euro e 27,2% na UE, sendo em ambos os casos os maiores recuos homólogos registados desde o início da série.
Economia

Economia da zona euro com quebras recorde

O Produto Interno Bruto diminuiu 2,6% na comparação homóloga e 3,2% na comparação com o quarto trimestre de 2019. Estas foram as maiores quebras desde o início das séries temporais do PIB em 1995.
Coronavírus

Desemprego fixa-se nos 7,3% na zona euro

Na zona euro, a taxa de desemprego avançou face à de 7,1% de março, mas ficou abaixo da de 7,6% registada em abril de 2019. Na União Europeia, os 6,6% de abril comparam-se com os 6,4% de março.
Coronavírus

Inflação recua em abril na zona euro e UE

A taxa de inflação anual recuou, em abril, para os 0,3% na zona euro e 0,7% na União Europeia, face aos 1,7% e 1,9% em termos homólogos, respetivamente. Portugal teve uma taxa de -0,1%.
Coronavírus

Forte recuo da produção na construção em março

A produção na construção recuou 15,4% na zona euro e 13,4% na União Europeia em termos homólogos. Em Portugal, a produção na construção diminuiu 3,5% na variação homóloga.
Coronavírus

PIB da zona euro com queda de 3,2% até março

A economia da zona euro recuou, no primeiro trimestre do ano, 3,2% em termos homólogos e 3,8% em cadeia. Estas foram as maiores quebras desde 1995 e 2009, respetivamente.
Coronavírus

Produção industrial com recuo de mais de 10% 

Em março, a produção industrial teve um recuo de 12,9% na zona euro e 11,8% na UE, depois de ter diminuído, respetivamente, 2,2% e 1,6% em termos homólogos, em fevereiro.
Coronavírus

Comércio a retalho com quebra acentuada

Na comparação com o mês homólogo de 2019, o volume das vendas a retalho caiu 9,2% na zona euro e 8,2% na UE. As maiores quebras homólogas foram registadas em França, Eslovénia e Bulgária.
Zona Euro

Atividade na zona euro cai para novo mínimo

Em abril, a atividade empresarial na zona euro voltou a registar a maior queda desde que se começaram a compilar dados comparáveis em julho de 1998.
Zona Euro

Portugal com a terceira maior dívida 

Portugal registou um excedente de 0,2% e a terceira maior dívida (117,7%). Na zona euro, o défice de 0,7% manteve-se estável face ao trimestre anterior e a dívida pública recuou para os 84,5%
Construção

Construção recua na zona euro e sobe em Portugal

Face a fevereiro de 2019, a produção no setor da construção recuou 0,9%, quer na zona euro, quer na UE. Já em Portugal, a produção aumentou, em fevereiro, 1,1% na variação homóloga.
Eurogrupo

Eurobonds. Ser ou não ser?

Eduardo Catroga e Jorge Barros Luís analisam as soluções para os custos desta crise única. E alertam é preciso entender que a recessão vem agora de uma pandemia, não de indisciplina orçamental.
Coronavírus

O "ping-pong pandémico" na reunião do Eurogrupo

Em mais de 14 horas de reunião (ou muitas conversas bilaterais) os "blocos" da UE não conseguiram chegar a consenso. Os coronabonds podem ter de morrer, mas há soluções intermédias em cima da mesa.
Poupança

Poupança das famílias na zona euro sobe

Entre outubro e dezembro de 2019, a taxa de poupança das famílias na zona euro avançou para os 13,0%, face aos 12,5% homólogos e aos 12,9% do trimestre anterior. Já a taxa de investimento foi de 9,1%.
Desemprego

Zona Euro. Desemprego volta a recuar em fevereiro

A taxa de desemprego na zona euro em fevereiro foi de 7,3%, uma redução de 0,1% face a janeiro e de 0,5% face ao mês homólogo de 2019. Em Portugal, a taxa foi de 6,3%, um recuo de 0,3% face a janeiro.
Zona Euro

Atividade empresarial na zona euro cai para mínimo

A consultora admite que o emprego está a cair a um ritmo que não se observava desde 2009 e que "é provável que se adotem políticas ainda mais severas para fazer frente ao vírus nos próximos meses".
Eurostat

Custos da mão de obra sobem 2,4% na zona euro 

Os custos horários anuais da mão-de-obra em Portugal subiram 4,1% no quarto trimestre de 2019, um valor acima da média da zona euro, de 2,4%, e do conjunto da União Europeia, de 2,7%.
Zona Euro

Economia na zona euro cresceu 1,2% em 2019

Uma estimativa de crescimento económico anual para 2019 divulgada pelo Eurostat aponta que, "com base em dados trimestrais, o PIB subiu 1,2% na área do euro". Emprego aumentou 1%.
Testes de Stress

BCE vai analisar 35 bancos grandes da zona euro

O Banco Central Europeu vai analisar 35 bancos que representam 70% do total de ativos bancários da zona euro. Resultados permitem avaliar resiliência dos bancos, como capacidade de enfrentar choques.
BCE

BCE: riscos para economia da zona euro diminuíram

O Banco Central Europeu considerou que a "incerteza em torno do comércio internacional diminuiu", sendo que os riscos são "menos acentuados", mantendo-se um "crescimento moderado na zona euro".
Zona Euro

O desemprego mantém-se baixo na zona euro

A taxa de desemprego na zona euro manteve-se nos 7,5% em novembro, o nível mais baixo desde 2008.
Inflação

Portugal mantém inflação mais baixa da zona euro

Portugal registou em dezembro a taxa de inflação mais baixa da zona euro que se fixou nos 0,4%.. Uma repetição dos resultados de novembro apenas igualados pela Itália nos 0,2%.
Economia

Draghi. "Europa tem algum risco de japonificação"

A zona euro está confrontada com "algum risco de japonificação", ou seja, um período prolongado de crescimento medíocre e inflação demasiado baixa. "Mas não é um dado adquirido", diz Mario Draghi.
Trabalho

Custos de trabalho sobem 5% em Portugal

Os custos anuais por hora da mão-de-obra em Portugal aumentaram, entre julho e setembro, 5% em termos homólogos, estando acima da média da zona euro (2,6%) e da União Europeia (3,1%).
Eurogrupo

Eurogrupo prepara terreno mas não chega a acordo 

Ministros das Finanças prepararam terreno "para a conclusão da União Bancária" e "chegaram a um acordo de princípios", não tendo chegado a acordo sobre medidas de reforço da zona euro.
Desemprego

Desemprego recua na Zona Euro para os 7,5%

A taxa de desemprego na Zona Euro recuou para os 7,5%, segundo o Eurostat. Mesmo assim houve subidas na República Checa, Lituânia Dinamarca e Suécia. Portugal manteve-se nos 6,5%.
BCP

Trichet: Portugal é "história de sucesso"

"Portugal é uma das histórias de sucesso", disse o antigo presidente do BCE, apontando que há trabalho a fazer, sendo o principal desafio o aumento da produtividade do país.
Inflação

Portugal tem 3ª menor taxa de inflação na UE

São dados relativos ao mês de outubro, em que a taxa de inflação nacional para valores negativos de -0,1%. Mais baixas só as da Gérecia com -0,3% e Chipre com -0,5%.
Economia

Zona Euro mais perto da recessão

Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, adiantou que a Zona Euro não está perto da recessão, mas que as probabilidades aumentaram "significativamente" já que o crescimento abrandou.
União Bancária

Alemanha abre a porta a garantia de depósitos

"A estrutura de uma união bancária deve incluir algum tipo de mecanismo comum europeu de garantia de depósitos". E isto "não é um passo pequeno para um ministro das Finanças alemão", escreveu Scholz.
Fiscalidade

Receitas fiscais sobem em 2018 na UE e zona euro

As receitas fiscais em aumentaram, em 2018, para os 41,7% do PIB na zona euro e os 40,3% na União Europeia (UE), com Portugal abaixo da média com 37,2%
Economia

UE. Sentimento económico recua

O sentimento económico recuou na União Europeia e na Zona Euro 0,9 pontos. Em Espanha, Alemanha e França desceu entre os 3 e os 0,2 pontos, em Holanda e Itália avançou 0,2 e 0,1 pontos.
Zona Euro

Zona Euro vai ter orçamento de 17 mil milhões

Mário Centeno confirmou, via Twitter, que já havia acordo sobre instrumento orçamental para a zona euro. Anuncio foi feito esta quinta-feira.
Mario Draghi

Draghi defende instrumento orçamental na zona euro

No sua despedida, Draghi passou em revista algumas das "lições" retiradas do seu mandato e, entre as falhas detetadas, apontou a ausência de um instrumento orçamental centralizado na área do euro.
Entrevista

Sair do euro. "Na próxima crise, o tema voltará" /premium

553
João Ferreira do Amaral avisa: a crise é inevitável (embora imprevisível), a dívida é ainda maior do que em 2008 e o crescimento é "insuficiente" numa zona euro que "só por milagre" daria certo.
Zona Euro

Orçamento da zona euro 'fechado' até outubro

Secretário do Estado das Finanças diz haver “aproximação” entre os Estados-membros em torno das questões do futuro orçamental para a convergência na zona euro, que espera estar ‘fechado’ em outubro.
Zona Euro

Excedente da balança comercial cresce na zona euro

Segundo o gabinete estatístico europeu, verificou-se subida homóloga de 6,2% nas exportações da zona euro, para os 206,5 mil milhões de euros e de 2,3% nas importações, para os 181,7 mil milhões.
Produção Industrial

Produção industrial recua 2% em julho na zona euro

A produção industrial recuou em julho 2,0% na zona euro e 1,2% na União Europeia (UE), face ao mês homólogo, com Portugal a registar uma quarta maior quebra (-3,4%).
Zona Euro

Helsínquia. Eurogrupo discute orçamento

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se em Helsínquia. Mário Centeno retoma as discussões sobre o futuro instrumento orçamental para a convergência e competitividade na zona euro.
Economia

OCDE. Enfraquecimento da zona euro, Alemanha e EUA

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento deteta sinais de enfraquecimento nos próximos seis a nove meses na atividade da zona euro, particularmente na Alemanha, e nos EUA.
Emprego

Emprego cresce no 2.º trimestre na zona euro e UE

O emprego cresceu no segundo trimestre 1,2% na zona euro e 1,0% na União Europeia face ao mesmo período de 2018, mas a um ritmo inferior ao do trimestre homólogo. Em Portugal, o emprego subiu 0,8%.
Indústria

Preços da produção industrial caem em Portugal

Os preços da produção industrial registaram, em julho, uma ligeira subida, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia, mas Portugal teve 2.º maior recuo entre os Estados-membros.
Economia

Sobe clima de negócios na zona euro em agosto

O indicador do clima de negócios na zona euro registou uma subida acentuada em agosto, depois de uma queda vincada no mês anterior. O indicador subiu 0,22 pontos, voltando a terreno positivo.
Economia

"Japonificação". Euro arrisca nova década perdida

142
Num artigo de análise publicado pela norte-americana CNN, analistas dizem recear que, depois de uma década de estagnação económica, a Europa caminhe para mais uma década perdida. Pode ser a última.
Mário Centeno

Centeno tem menos concorrência para o FMI

O jornal Politico garante que dois dos nomes apontados para presidir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) estão fora da corrida.
Zona Euro

Zona Euro. Excedente de comércio externo recua

As exportações da zona euro para o resto do mundo aumentaram 5,2% para os 192,9 mil milhões de euros, enquanto que as importações atingiram os 177,2 mil milhões de euros.
Zona Euro

Taxa de emprego em crescimento na zona euro e UE

Nos primeiros três meses do ano, a taxa de emprego cresceu 1,3% na zona euro e 1,2% na União Europeia (UE), segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.
Ministério das Finanças

Finanças. Portugal sai reforçado da zona euro

Bruxelas prevê que o crescimento da economia abrande entre 2019 e 2020. Ainda assim, o ministério informa que Portugal consolidou as contas públicas e dispõe de orçamentos superiores aos da UE.
Zona Euro

BCE alerta para impactos da tensão EUA/China

Economistas do BCE falam no "risco de uma guerra comercial" entre os dois países e dizem que "se as tensões comerciais se intensificarem podem gerar efeitos negativos" na zona euro.
Programa de Estabilidade

Marcelo não está preocupado. Nem descansado

341
Presidente diz que os números do Programa de Estabilidade "não são preocupantes", mas avisa que Portugal não se pode deixar "ficar na ponta da zona euro". A "lanterna vermelha" de que falou Cavaco.
Zona Euro

Pressão pode passar para empresas e famílias

No Relatório de Estabilidade Financeira Mundial, o FMI considera que "os desafios fiscais em Itália reacenderam as preocupações sobre o vínculo entre os setores soberano e financeiro" na zona euro.
Wolfgang Schäuble

Schäuble e austeridade. "Podia ter sido diferente"

3594
Ex-ministro das Finanças de Merkel, Wolfgang Schäuble, reconhece hoje viver com alguma "tristeza", por ter "tido papel em tudo isso", referindo-se à crise da dívida e à pressão sobre países do sul.
Mário Centeno

"Mais trabalho" para chegar a orçamento da UE

O presidente do Eurogrupo diz que "é preciso mais trabalho técnico" para que os ministros das Finanças acordem as características-chave de um orçamento comum na zona euro.
Eurostat

Eurostat revê em baixa crescimento da zona euro

A economia da zona euro cresceu, em 2018, 1,8% e a da UE cresceu 1,9%, divulgou o Eurostat. A Letónia (5,6%) foi o país cuja economia mais cresceu no 4º trimestre de 2018 em termos homólogos.
Zona Euro

OCDE corta previsões. Zona euro cresce metade

Previsão anterior era de um crescimento de 1,8%, mas economia só deverá crescer 1%. Os países mais afetados pela desacelaração da economia são a Alemanha, que vai crescer muito lentamente, e Itália.
Zona Euro

Críticas de BE e PCP à UE "têm vindo a esmorecer"

357
O antigo presidente da República Cavaco Silva disse que o Brexit fez com que vários partidos eurocéticos, como o PCP e o Bloco de Esquerda, esmorecerem na hora de reclamar a saída do Euro.
Inflação

Inflação recua e Portugal tem 2.ª menor taxa

A taxa de inflação fixou-se nos 1,4%, na zona euro e nos 1,5% na União Europeia, em janeiro. Portugal e Croácia registaram uma taxa de 0,6%. Grécia teve a taxa de inflação mais baixa.
Zona Euro

Centeno defende orçamento complementar ao da UE

Mário Centeno pretende criar um instrumento próprio para a zona euro e, por isso, defende um orçamento complementar aos instrumentos já disponíveis para todos os Estados-membros da UE.
Economia

Crescimento do PIB da UE abranda em 2018

Em 2018, o PIB da zona euro avançou 1,8% e o da UE 1,9%, face aos 2,4% registados em ambas as zonas em 2017. Estimativa preliminar confirma dados avançados por Bruxelas nas previsões de inverno.
Produção Industrial

Produção industrial sobe 1,1% na zona euro em 2018

Em dezembro, a produção industrial recuou 4,2% na zona euro e abrandou 2,7% na UE, em relação ao mesmo período em 2017. Irlanda, Malta e Holanda tiveram os recuos mais importantes.
Mário Centeno

Centeno acredita no acordo sobre orçamento para EU

O presidente do Eurogrupo afirma que há muito trabalho pela frente, mas manifesta satisfação com a primeira discussão sobre as possíveis formas que o orçamento pode ter, sobretudo ao nível de gestão.
Zona Euro

"Brexit" e tensões comerciais desaceleram economia

Mário Centeno reviu em baixa o ritmo do crescimento na zona euro e do PIB português para este ano, antecipando uma expansão de 1,7%, abaixo da estimativa de 2,2% do Governo.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 anos, mas sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira de manhã a cair para -0,220% a dois anos, estavam estabilizados em 0,460% a cinco e subiam a 10 para 1,662%, contra 1,659% na quarta-feira.
Governo

Bruxelas. Crescimento económico abaixo da previsão

A economia portuguesa vai crescer 1,7%, abaixo da estimativa do Governo, mas acima do crescimento de 1,3% previsto para a zona euro que vai abrandar, segundo as previsões da Comissão Europeia.
Comércio

Vendas a retalho sobem 1,4% na zona euro em 2018

Em dezembro de 2018 as vendas a retalho aumentaram 0,8% na zona euro e 1,2% na União Europeia, na comparação com o mesmo mês de 2017.
Eurostat

Europa cresceu ao ritmo mais baixo desde 2013

Segundo o Eurostat, o PIB da zona euro cresceu, entre outubro e dezembro de 2018, 1,2% em termos homólogos, um ritmo menor do que o de 1,6% registado no terceiro trimestre. Itália em recessão.
Produção Industrial

Construção: Portugal regista 3º maior quebra na UE

Segundo o gabinete estatístico da UE, Portugal registou a terceira maior quebra mensal na produção no setor da construção (-1,5%), depois da República checa (-3,6%) e da Alemanha (-1,7%).
Desemprego

Desemprego na zona euro recua para mínimo de 7,9%

Esta é a primeira baixa na zona euro desde setembro. O desemprego recuou quer face aos 8,7% do mês homólogo de 2017, quer na comparação com os 8% de outubro.
Comércio

Vendas a retalho crescem em novembro na UE

As vendas a retalho aumentaram quer na comparação homóloga quer em cadeia, com Portugal a crescer acima da média. Eslovénia, Roménia e Lituânia foram os países que registaram maior crescimento.
Zona Euro

"Coletes amarelos" penalizam economia da zona euro

Os protestos que paralisaram grande parte de França em dezembro pesaram na atividade do setor da indústria e dos serviços da zona euro, que cresceu ao ritmo mais lento em mais de quatro anos.
Produção Industrial

Preços na produção industrial recuam num mês na UE

O recuo dos preços na produção industrial de outubro para novembro inverteram a tendência de crescimento dos meses anteriores. Grécia, Holanda, Reino Unido e Lituânia registaram as maiores quedas.
Inflação

Inflação na zona euro recua para 1,6% em dezembro

A taxa de inflação anual da zona euro recuou para os 1,6% em dezembro, face aos 1,9% de novembro. O setor da energia é o que deverá ter conhecido a maior taxa de inflação este mês.
União Europeia

Reforçar a capacidade orçamental da Zona Euro

Daqui até às eleições europeias a União terá de fazer prova de vida sob pena de os cidadãos europeus se declararem definitivamente “órfãos de Estado” e lhe voltarem as costas por muitos e bons anos.
Ensaios do Observador

A Zona Euro está preparada para uma nova crise? /premium

O BCE e outras instituições da UE querem passar a ideia de que o euro está preparado para evitar uma nova crise. Os dados indicam que há motivos de sobra para preocupação. Um ensaio de Ricardo Santos.
António Costa

Costa elogia mandato de Centeno no Eurogrupo

121
António Costa saudou o "mandato muito concreto" de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo e apela a que o ministro das finanças português trabalhe num orçamento para a convergência da zona euro.
Economia

Custo da mão-de-obra sobe 2,7% na União Europeia

Portugal registou a segunda menor subida (1,5%) dos custos de mão-de-obra. As maiores subidas foram registadas na Roménia (13,9%), na Letónia (13,2%) e na Lituânia (10,7%).
Mário Centeno

Zona euro "mais bem equipada" para crise

Mário Centeno afirmou que a zona euro está mais bem equipada para lidar com uma futura crise, quando ela chegar, depois das reformas acordadas que exigiram "concessões de todos" os países.
Economia

Atividade económica desacelera na OCDE e Portugal

Os Indicadores Compósitos Avançados da OCDE também continuam a apontar para uma desaceleração em Portugal, na zona euro como um todo incluindo Alemanha, França e Itália, no Reino Unido e no Canadá.
Zona Euro

Há acordo para reformar a zona euro, mas em quê?

O Eurogrupo chegou a um acordo sobre os próximos passos para reformar o euro, mas a divisão norte/sul continua a bloquear as questões mais importantes. A batata quente passou para o Conselho Europeu.
Economia

Indústria. Preços sobem na zona euro e UE

Na zona euro, os preços aumentaram 4,9% face a outubro de 2017 e 0,8% na comparação com setembro. Na UE, o indicador subiu 5,4% na comparação homóloga e 0,7% na variação em cadeia.
Zona Euro

Centeno no Eurogrupo: Grécia e a reforma inacabada

Centeno assinala na próxima terça-feira um ano à frente do Eurogrupo. A sua grande conquista foi a saída da Grécia do programa de ajustamento e o seu principal desafio concluir reforma da zona Euro.
Itália

Di Maio garante que Itália vai permanecer no euro

O vice-primeiro-ministro italiano, Luigi di Maio, "garantiu" esta sexta-feira a manutenção da Itália no euro e defendeu o projeto de orçamento do país, apesar da sua rejeição pela Comissão Europeia.
Economia

Clima de negócios piora em outubro na zona euro

O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro piorou 0,20 pontos em outubro, face a setembro, para os 1,01, divulgou esta terça-feira a Comissão Europeia.
União Europeia

Bruxelas pretende diálogo após respostas de Roma

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, disse esta segunda-feira que o orçamento italiano não respeita as regras da Zona Euro, mas que vai ser mantido um "diálogo construtivo".
Itália

Criticas de Bruxelas. Itália não mexe no Orçamento

O governo populista italiano prometeu explicar aos parceiros europeus o orçamento para 2019, criticado por Bruxelas, e repetiu o compromisso de manter o país na zona euro.
Zona Euro

Crescimento da massa monetária na zona euro

O Banco Central Europeu (BCE) informou que a massa monetária em circulação na zona euro, medida pelo agregado M3, cresceu em agosto 3,5% em termos homólogos, menos cinco décimas do que em julho (4%).
Zona Euro

BCE revê em baixa crescimento na zona euro

O Banco Central Europeu reviu esta quinta-feira em baixa a previsão de crescimento para este ano na zona euro, passando-a para 2% em vez de 2,1%.
Comércio

Portugal com 2.ª maior quebra nas vendas a retalho

As vendas a retalho em julho progrediram em termos homólogos na zona euro e na União Europeia, mas recuaram nos países da moeda única face a junho, registando Portugal a segunda maior quebra mensal.
Zona Euro

Preços na produção industrial aumentam 4%

Os preços homólogos da produção industrial aumentaram, em julho, 4,0% na zona euro e 4,7% na União Europeia (UE), com Portugal a registar uma subida acima da média dos países do euro (4,1%).
Futuro da Grécia

Venizelos. "Os mercados não compram esta história" /premium

O ex-vice-primeiro-ministro da Grécia diz que Tsipras aceitou tudo o que os credores ditaram para vender a narrativa da saída limpa, mas que a história não está a pegar. "Há um memorando permanente".
Zona Euro

Sentimento económico na zona euro recua novamente

O indicador do sentimento económico recuou 0,5 pontos na zona euro em agosto, o que representa o oitavo mês consecutivo em queda, permanecendo estável na União Europeia, face a julho.
Economia

Estados Unidos e Japão ajudam OCDE a crescer mais

O crescimento económico no grupo de países que compõe a OCDE melhorou ligeiramente no segundo trimestre graças ao desempenho de EUA e Japão. França cresceu o mesmo, Itália está a crescer menos.
Mário Centeno

"Lamentável". Geringonça arrasa vídeo de Centeno

1431
João Galamba diz que vídeo de Centeno sobre fim do resgate à Grécia é "lamentável". Mariana Mortágua diz que discurso é "perigoso". Já Ascenso Simões ataca Galamba com "cheiro Syriza pré-histórico".
Zona Euro

Grécia e Europa celebram fim de 8 anos de resgates

A Grécia concretiza na próxima segunda-feira a saída do terceiro programa de assistência, numa data histórica para o país e para a zona euro, que vira a página sobre oito anos de resgates.
BCE

BCE preocupado com preços das casas na China

Num artigo publicado juntamente com o seu boletim económico, a instituição avalia o impacto de uma crise no setor imobiliário chinês e lembra que menos crescimento na China tem impacto na zona euro.
Comércio

Vendas a retalho recuam 1,2% em Portugal

As vendas a retalho cresceram em junho 0,3% na zona euro, mantendo-se estáveis na União Europeia (UE) face a maio, com o indicador a recuar 1,2% em Portugal, segundo o Eurostat.
Inflação

Inflação da zona euro sobe para 2,1% em julho

A taxa de inflação da zona euro subiu para os 2,1% em julho, face aos 2,0% de junho, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Economia

Crescimento económico na UE e zona euro abrandou

O crescimento da economia da zona euro abrandou, em termos homólogos, no segundo trimestre, para os 2,1%, e o da União Europeia para os 2,2%, segundo uma estimativa rápida divulgada pelo Eurostat.
Zona Euro

Clima de negócios recua na zona euro

O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro recuou 0,09 pontos em julho, face a junho, para os 1,29 pontos, divulgou esta segunda-feira a Comissão Europeia.
Zona Euro

Confiança dos consumidores inalterada em junho

O indicador que mede a confiança dos consumidores manteve-se inalterado na zona euro em julho, face ao mês anterior, registando uma subida no conjunto da União Europeia (UE).
Dívida Pública

Portugal com terceira maior dívida pública da UE

A dívida pública fixou-se nos 86,8% do PIB na zona euro e nos 81,6% na União Europeia, no primeiro trimestre, com Portugal a manter a terceira maior (126,4%).
Zona Euro

FMI revê em baixa previsão de crescimento em 2018

O Fundo Monetário Internacional reviu o crescimento previsto este ano para a zona euro para 2,2%, duas décimas abaixo do que tinha indicado em abril.
Cimeira do Euro

UE tem acordo para garantia de depósitos comum

Cimeira do euro onde estiveram os líderes dos 27 países da União, excluindo apenas o Reino Unido, consegue acordo para começar negociações sobre o sistema europeu de garantia de depósitos.
Zona Euro

Inflação da zona euro sobe para 2% em junho

A taxa de inflação anual da zona euro subiu para os 2,0% em junho, face aos 1,9% de maio, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Cimeira do Euro

Conselho Europeu. Quem (ainda) quer mudar o euro? /premium

Mais de três anos depois de se decidir começar a mudar o euro, dois terços dos líderes que se vão sentar a discutir o futuro da moeda única já não são os mesmos, mas as divisões mantêm-se.
Zona Euro

Massa monetária em circulação na zona euro cresceu

A massa monetária em circulação na zona euro, medida pelo agregado M3, cresceu 4% em maio face ao mesmo mês de 2017, mais duas décimas do que em abril (3,8% revisto).
Banco de Portugal

Zona euro continuará a apoiar emissões de dívida 

O governador do Banco de Portugal disse que Portugal tem de manter a trajetória de redução da dívida acumulada e que a zona euro continuará a apoiar as emissões de dívida portuguesa.
Zona Euro

FMI adverte para "chegada massiva" de financeiras 

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu que a zona euro devia estar pronta para acolher uma "chegada massiva" de sociedades financeiras na sequência do 'brexit'.
Mário Centeno

"Final dos últimos resquícios da crise do euro"

O presidente do Eurogrupo considera que o acordo alcançado na madrugada de sexta-feira no Luxemburgo sobre o programa de assistência à Grécia marca "o final dos últimos resquícios da crise do euro".
Consumidores

Confiança dos consumidores recua em maio

Em junho, o indicador que mede a confiança dos consumidores recuou 0,7 pontos na zona euro e 1,2 pontos na União Europeia (UE), segundo dados divulgados pela Comissão Europeia.
Zona Euro

Eurogrupo deverá tomar decisões cruciais

Mário Centeno considera a reunião desta quinta-feira do Eurogrupo muito importante porque deverão ser tomadas medidas cruciais tanto relativamente à Grécia como para a zona euro.
Zona Euro

Draghi. Acordo Alemanha-França é bem-vindo

O documento é vago e faltam-lhe propostas concretas, mas para o presidente do BCE é "finalmente algo com que trabalhar depois de tanto tempo a discutir o aprofundamento do euro".
A página está a demorar muito tempo.