Zona Euro

Preços

Preços sobem 1,3% na zona euro e 1,5% na UE

A taxa de inflação anual fixou-se, em março, nos 1,3% na zona euro e nos 1,5% na União Europeia (UE), um avanço face ao mês anterior mas um recuo homólogo, em ambos os casos, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Partido de Merkel critica projetos de Macron

A União Democrata Cristã criticou nomeadamente a ideia de criar um orçamento específico da zona euro para apoiar os investimentos. "Não penso que seja uma boa ideia", disse o número dois do partido.
Indústria

Portugal com quebra mensal na produção industrial

Portugal registou a terceira maior quebra mensal na produção industrial em fevereiro, acima do recuo registado quer na zona euro, quer na União Europeia, segundo divulga o Eurostat.
Empresas

Empresas. Taxa de investimento recua na zona euro

Entre outubro e dezembro de 2017, a taxa de investimento das empresas na zona euro recuou para os 22,8%, face ao mesmo período de 2016, de acordo com o Eurostat.
Produção Industrial

Produção industral. Preços aumentam em fevereiro

De acordo com o Eurostat, os preços da produção industrial aumentaram na zona euro e na União Europeia. Em Portugal, progrediu 0,7% face a fevereiro de 2017 e recuou 0,5% na comparação com janeiro.
Eurostat

Desemprego recua na zona euro e UE

O desemprego recuou na zona euro e União Europeia. No conjunto dos 28 Estados-membros, a taxa de desemprego recuou para os 7,1% em fevereiro.
Eurostat

Inflação sobe em março para 1,4%

A taxa de inflação subiu na zona euro. De acordo com o Eurostat, o componente da alimentação, álcool e tabaco é o que regista uma maior subida de preços, seguido da energia.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As Bolsas europeias negociavam, esta quarta-feira, em baixa. Cerca das 9h05 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,24% para 368,18 pontos.
Economia

Sentimento económico recua na zona euro e UE

O indicador do sentimento económico enfraqueceu entre as cinco maiores economias da zona euro. Em março voltou a recuar, tendo sido o terceiro recuo consecutivo quer na zona euro quer na UE.
Construção

Produção na construção sobe em janeiro

A produção no setor da construção aumentou 3,7% na zona euro, 2,5% na União Europeia 3,0% em Portugal, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.
Construção

Produção sobe em janeiro na zona euro e UE

Em Portugal a produção no setor da construção aumentou 3% em janeiro e na comparação homóloga, revelam os dados do Eurostat. Eslovénia, Hungria, República Checa e Polónia registaram as maiores subidas
Zona Euro

Excedente na balança comercial recuou em 2017

O excedente no comércio internacional de bens da zona euro recuou, em 2017, para os 236,0 mil milhões de euros, face aos 265,3 mil milhões registados no ano anterior, segundo o Eurostat.
Emprego

Emprego. Portugal é dos que menos oferece na UE

Portugal registou a terceira menor taxa de ofertas de emprego entre os Estados-membros. República Checa, Bélgica e Alemanha estão entre os que registam taxas mais elevadas.
Eurostat

Taxa de emprego aumentou 1,6% na UE e zona euro

A taxa de emprego aumentou na zona euro e na União Europeia. Em Portugal, no quarto trimestre de 2017, o emprego subiu 3,2% em termos homólogos e 0,7% face ao período entre julho e setembro.
Taxas de Juro

Atenção. Taxa de juro deve subir 3 vezes em 2019

Cenário em que o BCE está a trabalhar prevê o fim dos estímulos no final deste ano e três subidas da taxa de juro ao longo de 2019. Governadores do sul da zona euro estão mais preocupados.
Economia

Crescimento económico na zona euro acelera em 2017

No quatro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, na zona euro, 2,7% e no conjunto dos 28 Estados-membros, o PIB aumentou 2,6%.
Mercado e Câmbios

Euro recua ligeiramente face ao dólar 

Às 17h55 desta segunda-feira, o euro seguia a 1,2299 dólares, quando na sexta-feira negociava a 1,2307. O presidente do Banco Central Europeu diz que a economia da zona euro necessita de estímulos.
Zona Euro

Economia da zona euro abranda em fevereiro 

De acordo com o índice da empresa londrina IHS Markit, o crescimento económico da zona euro abrandou para o mínimo dos últimos três meses.
Zona Euro

Excedente do comércio externo recua em 2017

No conjunto da União Europeia, o excedente do comércio externo de bens fixou-se no ano passado nos 25 mil milhões, o que representa um recuo face a 2016.
Produção Industrial

Zona euro. Produção industrial cresceu 3% em 2017

A produção industrial na Zona Euro e na União Europeia cresceram em 2017 face ao ano anterior. Em Portugal, cresceu em dezembro 0,6% na variação homóloga e caiu 0,5% face a novembro.
Economia

Bolsas europeias em alta

Cerca das 9h10 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava em alta, a subir 0,65% para 3.362,63 pontos.
BCE

Prazo de candidaturas à vice-presidência termina

O prazo para os países da zona euro apresentarem candidatos ao cargo de vice-presidente do BCE termina esta quarta-feira. O novo vice-presidente vai substituir o português Vítor Constâncio.
Economia

Vendas a retalho sobem 2,6% na zona euro e UE

Dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat mostram que o volume médio das vendas a retalho aumentou 2,6% em 2017, quer na zona euro quer na União Europeia.
BCE

BCE sujeita 37 bancos a testes de resistência

O Banco Central Europeu vai sujeitar 37 bancos da Zona Euro a testes de resistência, como parte da investigação à solvência que a ABE vai fazer este ano às instituições bancárias da UE.
União Europeia

Economia europeia abranda no final de 2017

Depois de ter acelerado no início do ano passado, a economia abrandou, tanto na zona euro como na União Europeia a 28, no último trimestre do ano, de acordo com o Eurostat.
Euro

Euro sobe e ultrapassa os 1,25 dólares

147
O euro voltou a subir e ultrapassou os 1,25 dólares pela primeira vez em três anos. Mario Draghi declarou que a economia da zona euro "acelerou mais do que era esperado".
Défice

Défice recua na UE e zona euro no 3º trimestre

O défice de 0,3% nos 19 países do euro compara-se com o de 1,6% no período entre julho e setembro de 2016 e com o de 1% registado no segundo trimestre de 2017.
Zona Euro

Portugal com 3ª maior dívida pública

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, as maiores dívidas públicas foram registadas na Grécia (177,4% do PIB), em Itália (134,1%) e em Portugal, tendo esta última baixado para 130,8% do PIB.
BCE

Zona euro. Crédito à habitação ficou mais fácil

Segundo o Banco Central Europeu, "A pressão da concorrência e a perceção do risco dos bancos facilitaram as condições da concessão de crédito".
Zona Euro

Balança corrente da zona euro com maior excedente

A balança corrente da zona euro registou um excedente de 32.500 milhões de euros em novembro de 2017. Em novembro de 2016, o excedente tinha sido de 32.200 milhões de euros.
Mercado Imobiliário

Preços das casas. Portugal com 3ª maior subida

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE. A quarta maior subida foi observada em Portugal (3,5%).
Investimento

Investimento das empresas na zona euro recua

A taxa de investimento das empresas na zona euro recuou no terceiro trimestre de 2017. Ainda assim, os lucros das empresas aumentaram para os 41,4%.
Poupança

Poupança das famílias na zona euro recua

A taxa de poupança das famílias da zona euro recuou no terceiro trimestre de 2017. A taxa de poupança das famílias na zona euro recuou para os 12,0% entre julho e setembro.
António Costa

Zona Euro. Estabilidade só com maior convergência

António Costa afirmou, esta quarta-feira, num encontro dos sete países do Sul da UE, em Itália, que só aproximando as economias e os níveis de desenvolvimento "daremos estabilidade à zona euro".
Desemprego

Desemprego na zona euro cai para 8,7%

A taxa de desemprego na zona euro caiu para os 8,7%, um novo mínimo desde janeiro de 2009. Portugal teve a segunda maior quebra homóloga no desemprego.
União Europeia

Sentimento económico com novos máximos

O sentimento económico acelerou no mês de dezembro na zona euro e na União Europeia, atingindo novos máximos. Ainda assim, o indicador recuou em Espanha.
Economia

Preços na produção industrial crescem 2,8% 

Os preços na produção industrial aumentaram em novembro e na comparação homóloga 2,8% na zona euro e 3,1% na União Europeia, divulgou o Eurostat.
BCE

Zona euro tem alto nível de empréstimos duvidosos

Banco Central Europeu alerta para a necessidade das entidades da zona euro conseguirem progressos em 2018 na redução dos empréstimos duvidosos.
Bolsa

Bolsas europeias em alta

As principais bolsas europeias abriram esta segunda-feira em alta, à espera da inflação de novembro na zona euro e na União Europeia. A bolsa de Lisboa abriu alinhada com as restantes europeias.
Emprego

Emprego acelera na zona euro e UE

107
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, a Lituânia e a Polónia foram os únicos Estados-membros a assinalar quebras relativamente ao emprego.
Zona Euro

Economias da zona euro crescem 2,6%

As economias da zona euro e da União Europeia cresceram 2,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2016. Em Portugal o PIB aumentou 2,5%.
Emprego

Criação de emprego na zona euro a subir

A criação de emprego na zona euro cresceu em novembro ao maior ritmo dos últimos 17 anos, devendo-se ao aumento das encomendas que levou a empresas a contratar mais trabalhadores.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As Bolsas europeias arrancaram esta semana em baixa. A Bolsa de Lisboa seguia com o principal índice, o PSI20 a cair 0,05%.
Zona Euro

Construção: produção no setor cresceu em setembro

A produção no setor da construção aumentou, em setembro e face ao mesmo mês de 2016, 3,1% na zona euro e 2,6% na União Europeia (UE), segundo o Eurostat.
Eurostat

Zona Euro: 1,4% de inflação anual em outubro

A taxa de inflação anual fixou-se em outubro nos 1,4% na zona euro e nos 1,7% na União Europeia (UE), acima da homóloga mas aquém da registada em setembro, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Zona Euro. Excedente comercial de bens subiu

O excedente da balança do comércio externo de bens na zona euro subiu, em setembro, para os 26,4 mil milhões de euros, face aos 24,3 mil milhões homólogos, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Crescimento da zona euro mantém-se forte

O crescimento da zona euro manteve-se forte no início do último trimestre, com o ritmo da criação de emprego a aumentar ao nível mais alto da década, segundo dados divulgados pelo índice PMI.
Economia

Indústria na zona euro acelera em outubro

O setor industrial na zona euro acelerou em outubro para o valor mais alto desde fevereiro de 2011, com as empresas a receberem mais encomendas e o emprego a crescer, segundo a consultora Markit.
Economia

Economia da zona euro cresce 2,5% no 3º trimestre

O crescimento da economia da zona euro e dos 28 Estados-membros da União Europeia atingiu, em termos homólogos, os 2,5% no terceiro trimestre do ano, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Zona Euro

Sentimento económico atinge níveis elevados

O sentimento económico acelerou, em outubro, para os 114,0 pontos na zona euro e os 114,2 na União Europeia (UE), atingindo os níveis mais elevados desde outubro de 2000 e junho de 2007.
Défice

Défice na zona euro cai para 1,2%

O défice caiu no segundo trimestre mas agravou-se em relação ao trimestre anterior. Na União Europeia o défice recuou para 1,3%.
União Europeia

Produção no setor da construção subiu na zona euro

A produção no setor da construção aumentou, em agosto e face ao mês homólogo de 2016, 1,6% na zona euro e 3,1% na União Europeia, segundo o Eurostat.
Economia

Taxa de inflação anual estável na zona euro

A taxa de inflação anual estabilizou nos 1,5%, em setembro, na zona euro e subiu para os 1,8% na União Europeia, face a agosto, divulga esta terça-feira o Eurostat.
Mercado Imobiliário

Preço das casas em Portugal a subir acima da média

O preço das habitações aumentou 1,5% na zona euro, 1,8% na União Europeia - e 3,2% em Portugal. Foi a oitava maior subida da União Europeia.
Wolfgang Schäuble

Schäuble avisa para risco de nova crise financeira

512
Wolfgang Schäuble, o ainda ministro das Finanças alemão, disse ao Financial Times que a escalada global da dívida e o excesso da liquidez podem levar a nova crise.
Crise na Zona Euro

Se Portugal tem cumprido regras, não teria crise

195
Jean-Claude Trichet, antigo presidente do Banco Central Europeu, defende que Portugal tem de fazer mais reformas estruturais e evitar voltar a cometer os mesmos erros de 2010.
Desemprego

Desemprego recua na zona euro e na UE

A taxa de desemprego caiu em todos os Estados-membros da União Europeia, à exceção da Finlândia, e atingiu o número mais baixo desde 2008. Espanha e Grécia mantêm os valores mais altos.
Zona Euro

Inflação anual estável nos 1,5% em setembro

A taxa de inflação anual manteve-se estável nos 1,5%, em setembro e face a agosto, na zona euro, segundo uma estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat.
União Europeia

As ideias-chave de Macron para a Europa

Presidente francês discursou esta terça-feira na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde apresentou a sua visão para o futuro da União Europeia e os planos para a tornar mais unida.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Zona Euro

Economia da zona euro recupera em setembro

A economia da zona euro recuperou em setembro o impulso que perdeu no início do terceiro trimestre, ao registar um máximo desde maio, de 56,7 pontos, contra 55,7 pontos em agosto.
BCE

Expansão da zona euro continua sólida

A expansão económica da zona euro continua a ser sólida, apesar da volatilidade da taxa de câmbio criar incerteza devido às implicações na estabilidade dos preços.
Zona Euro

Costa defende união económica na zona euro

O primeiro-ministro defendeu a conclusão da união económica e monetária e deu o exemplo português. António Costa propôs ainda um orçamento para a zona euro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site