Mario Draghi

BCE

BCE discutiu descida da taxa de juro dos depósitos

Mario Draghi disse que o Conselho do BCE discutiu uma descida da taxa de juro de depósitos que cobra aos bancos por excesso de reservas, atualmente em -0,4%.
BCE

Arrivederci, Mario!

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?
BCE

Itália. BCE não está "otimista", está "confiante"

Presidente do BCE diz que são "limitados" os sinais de contágio do risco italiano a outros países. Mas esses sinais "estão lá". BCE está confiante de que irá haver um acordo com o governo italiano.
Economia

Draghi saúda encontro entre Trump e Juncker

O presidente do BCE considerou que o encontro entre Donald Trump e Jean-Claude Juncker é "um bom sinal" para resolver o conflito comercial, mas disse que é "muito cedo" para avaliar resultados.
BCE

Fórum do BCE regressa a Sintra

Dezenas de economistas e responsáveis internacionais irão participar, na próxima semana, no 'ECB Forum on Central Banking'. É o quarto Fórum do BCE a realizar-se em Sintra.
BCE

BCE. Parlamento Europeu dá nega a Guindos 

Parlamento Europeu prefere o irlandês Philip Lane, mas a decisão só será tomada no Eurogrupo da próxima segunda-feira. Luis de Guindos, apoiado por Costa e Centeno, continua confiante na eleição.
BCE

Guindos candidato a lugar de Constâncio no BCE

Mandato de Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE termina em maio. Espanha avança com candidatura de Luis de Guindos ao lugar, contra a Irlanda, e conta já com o apoio do governo português.
Zona Euro

Há 5 anos, Mario Draghi tirou o euro do precipício

Foi a 26 de julho de 2012 que o presidente do BCE apanhou (quase) todos desprevenidos com a promessa de "fazer o que for necessário" para preservar o euro. Foi suficiente para tirar o euro do abismo.
BCE

Draghi. Zona euro ainda precisa do estímulo do BCE

Presidente do Banco Central Europeu considera que o perigo da deflação está afastado, mas que a retoma da zona euro ainda precisa de uma dose "substancial" de política monetária.
BCE

Economia melhora, mas ainda não convence Draghi

BCE manteve taxas de juro e programa de compra de ativos. Mario Draghi reconhece melhorias mais consistentes na economia da zona euro, mas mantém a cautela e a política. Ainda há riscos no horizonte.
Hackers

Hackers italianos atacam contas de Draghi e Renzi

Foram presos em Roma dois suspeitos de ataques cibernéticos ao presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e aos ex-primeiro-ministros italianos Renzi e Monti.
BCE

Bolsas europeias em suspenso à espera de Draghi

Os investidores das bolsas europeias vão estar atentos, esta quarta-feira, às palavras do palavras do presidente do Banco Central Europeu acerca do futuro da Europa.
BCE

Espanha cresce mais. "Fez reformas e limpou banca"

Em entrevista ao El País, Mario Draghi diz que Espanha está a crescer mais de 3% porque tem feito reformas importantes para a competitividade e porque não perdeu tempo a atacar os problemas da banca.
BCE

BCE pode prolongar compra de ativos se necessário

O Banco Central Europeu (BCE) mantém o compromisso de prolongar o programa de compra de ativos lançado pela instituição "para lá de março de 2017, se for necessário".
BCE

Draghi defende atual política monetária do BCE

Mario Draghi defendeu esta quarta-feira a política monetária do Banco Central Europeu (BCE) antes de intervir no Bundestag, ainda que reconheça que "em muitos casos" se opera "em águas desconhecidas”
Quantitative Easing

Draghi, o Senhor dos Anéis

Para nós a palavra de Draghi constitui uma espécie de suporte básico de vida ou última amarra ao cais de um país viável. É como se o Banco Central Europeu tivesse “quatro braços que agarram Portugal”.
Mario Draghi

Draghi critica poucos modelos estatísticos comuns

O presidente do Banco Central Europeu destacou a falta de dados das áreas mais complexas da banca. A opinião de Mario Draghi foi apoiada pela banca europeia.
BCE

Draghi apela a reforrmas estruturais na zona euro

O presidente do BCE apelou à continuação de reformas estruturais na zona euro: "Há muitas razões políticas para atrasar as reformas estruturais, mas poucas razões económicas para o fazer".
Comissão De Inquérito Ao Banif

Draghi. Constâncio e Nouy não têm de responder 

258
Presidente do BCE diz ao parlamento que Constâncio não tem de responder aos deputados portugueses sobre o Banif. Nem Danièle Nouy, presidente do Mecanismo Único de Supervisão, que vem a Lisboa.
Mario Draghi

Draghi: dúvidas sobre a UE reduzem investimento

O presidente do Banco Central Europeu alertou para o facto de as dúvidas "sobre o futuro da zona euro e da União Europeia" contribuírem para a "incerteza entre particulares e empresas".
Conselho de Estado

O sermão de Draghi aos peixes

273
O PSD e o CDS têm medo de parecer “ideológicos”. O PCP e o BE receiam passar por “irresponsáveis”. O resultado é este: um país onde não há nada para discutir. Resta-nos ouvir Mario Draghi.
Mario Draghi

Jerónimo: declarações de Draghi "inadmissíveis"

O secretário-geral do PCP classificou como "inadmissíveis e de inaceitável ingerência" as declarações do presidente do Banco Central Europeu sobre a situação económica e financeira europeia.
Presidente da República

Marcelo deu uma valente canelada a Costa

2.514
Convidar o presidente do BCE para deixar avisos ao PM e elogiar o legado do anterior governo e, simultaneamente, afirmando que a iniciativa visava ajudar o país, é Maquiavel no seu melhor.
Mario Draghi

Draghi terá sugerido revisão da Constituição

704
O presidente do Banco Central Europeu esteve presente no primeiro Conselho de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa e terá sugerido aos conselheiros uma revisão da Constituição, avança o Público.
Conselho de Estado

O sério aviso de Draghi à “geringonça”

737
Contrariamente ao actual clima de alheamento o que fica da passagem de Draghi pelo Conselho de Estado é um sério aviso relativamente à situação crítica da economia e das finanças públicas portuguesas.
Mario Draghi

Louçã: intervenção de Draghi foi "desadequada"

299
Francisco Louçã, atual Conselheiro de Estado, acusa Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, de "uma exibição de poder que é totalmente descartada pelas regras constitucionais portuguesas."
Mario Draghi

Draghi não propôs plano B a Portugal, diz ministro

O ministro da Economia defendeu esta sexta-feira que a visita a Portugal do presidente do Banco Central Europeu (BCE) é "um sinal positivo" e que Mario Draghi não propôs qualquer 'plano B' ao país.
Mario Draghi

CIP: Draghi fez chamada de atenção a Portugal

O CIP considerou que as palavras proferidas em Lisboa pelo presidente do BCE, Mario Draghi, foram "uma chamada de atenção" à realidade portuguesa que deve ser ultrapassada com "realismo e bom senso".
Bloco de Esquerda

Pureza: Draghi é "ingerência interna"

368
O deputado do Bloco de Esquerda considera que a presença de Mario Draghi no Conselho de Estado representa uma violação da "proibição de ingerência nos assuntos internos dos Estados".
Mario Draghi

5 Coisas - 07.abr.2016

Açúcar, PSD, Putin, Bofetadas, Draghi.
Conselho de Estado

"Não se justifica anular reformas anteriores"

1.109
O presidente do BCE falou no Conselho de Estado e pediu ao Governo que não recue nas reformas já feitas. Draghi esteve só na primeira parte de uma reunião que, ao todo, demorou quase 6 horas.
Conselho de Estado

“E depois da festa, Draghi?”

Hoje há Conselho de Estado, o primeiro de Marcelo, que convidou o presidente do BCE. Foi figura central para o país nos últimos anos e alvo constante de muitos dos que vão estar na reunião, como Louçã
Presidência da República

Bloco de Esquerda diz "Xô Draghi"

868
O Bloco de Esquerda lançou esta quarta-feira um cartaz que promove um encontro simbólico no Largo de São Domingos, em Lisboa, como forma de protesto à presença de Mario Draghi no Conselho de Estado.
Conselho de Estado

PSD aceita discutir reformas. Mas só no Parlamento

Caldeira Cabral desafiou PSD a apresentar as suas propostas junto da Estrutura de Missão criada para estudar a capitalização das empresas. Montenegro recusou: o debate faz-se no Parlamento.
Conselho de Estado

Marcelo chama Draghi: inovação ou marketing?

O convite do Presidente para que Mario Draghi esteja no seu primeiro Conselho de Estado é visto por politólogos como "marketing institucional" e uma "inovação", num órgão consultivo "mais inclusivo".
Conselho de Estado

Primeiro Conselho de Estado de Marcelo é amanhã

O Presidente da República convocou um Conselho de Estado para este mês. Presente estará o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Quantitative Easing

E se chovesse dinheiro?

208
Se se chegar ao ponto de se imprimir dinheiro para distribuir, prefiro que seja um helicóptero a reparti-lo por todos em vez de ser entregue aos governos para o distribuir por interesses seleccionados
Conselho de Estado

Mario Draghi participa no Conselho de Estado

239
O Presidente do BCE, Mario Draghi, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, vão participar no Conselho de Estado de 7 de abril.
BCE

Draghi está a queimar o dinheiro, diz Handelsblatt

107
No rescaldo das novas medidas de estímulo anunciadas pelo BCE, o diário alemão "Handelsblatt" faz capa com um Mario Draghi a pegar fogo a uma nota de 100 euros. Aforradores falam em confisco.
Mario Draghi

Já chegou o momento de vestir coletes salva-vidas?

206
As medidas do BCE mostram que as sirenes de alarme voltaram a soar em Frankfurt, ao ponto de Draghi ter conseguido convencer os mais renitentes da necessidade de reforçar as medidas de emergência
Mario Draghi

5 Coisas - 10.mar.2016

Norris, Manuais, Moscovici, Daesh, Draghi.
BCE

Draghi chegou, viu, impressionou e tropeçou

BCE apresentou plano engenhoso para estimular o crédito e sacudir críticas às últimas medidas. Mas, para desalento de Draghi, o euro não tardou a voltar às subidas. Uma crónica das medidas anunciadas.
Economia

BCE vai pagar aos bancos para emprestar à economia - como aconteceu

408
"Bazuca" reforçada. BCE corta juros, aumenta compras de dívida e lança uma nova operação de injeção de liquidez em que, na prática, os bancos vão ser remunerados para emprestar à economia.
Economia

Atirar dinheiro de um helicóptero será a solução?

480
Draghi e o BCE lançam cada vez mais estímulos – a dose é reforçada esta quinta – mas a inflação e o crescimento baixos continuam a ensombrar a Europa. Tanto, que se começa a pensar "fora da caixa".
BCE

Quanto ganharam Draghi e Constâncio no BCE?

1.484
O presidente do Banco Central Europeu ganhou 385.860 euros em 2015, 1,64% mais do que no ano anterior, indicou a instituição no seu relatório anual. Constâncio 330 mil.
BCE

BCE "não hesitará" em lançar mais estímulos

Instabilidade nos mercados financeiros e quebra dos preços do petróleo. Se algum destes dois fatores levar ao resvalar das expectativas de inflação, Mario Draghi diz que haverá mais estímulos.
Dinheiro

Diga adeus à nota de 500 euros

122
O banco central votou, com larga maioria, no sentido de eliminar a nota de 500 euros. Nos últimos dias vários ministros das Finanças defenderam esta ideia para travar financiamento de terrorismo.
Taxas de Juro

Euribor a 12 meses desce para valor negativo

As taxas Euribor caíram esta sexta-feira para novos mínimos a três, seis e 12 meses, tendo neste prazo mais longo entrado em terreno negativo pela primeira vez desde sempre.
BCE

BCE cede. Draghi pode reforçar estímulos em março

Draghi fala em agravamento dos "riscos negativos" na economia e diz que o BCE poderá "reconsiderar" as medidas de estímulo. Euro cai e juros aliviam. BCE recusa responsabilidades no Novo Banco.
BCE

Mais estímulos? "O BCE já fez o que tinha a fazer"

Cada vez mais membros do BCE veem com ceticismo a possibilidade de se avançar com mais estímulos nos próximos tempos. "Agora é a vez de outros fazerem o seu trabalho", disse um responsável.
HSBC

Fim da austeridade. Salvação ou desgraça do euro?

104
Bruxelas flexível nas metas orçamentais e mercados "dormentes" graças ao BCE. Como vai acabar esta história? "Depende de como se usa a folga", avisa o HSBC. Portugal é um dos países que preocupam.
Dívida Pública

Dívida. Sem BCE, Portugal estaria a pagar o dobro

551
Análise do Banco de Portugal revela que os juros da dívida a dez anos estariam nos 5%, sem as compras do Banco Central Europeu. É urgente baixar a dívida portuguesa e esta é uma oportunidade única.
BCE

3 razões por que a "bazuca" não vai funcionar

Alberto Gallo, um dos economistas mais conhecidos da "City" londrina, explica porque é que os estímulos monetários do BCE não irão funcionar e dá três soluções para a crise da zona euro.
BCE

Draghi tentou "encurralar" o BCE. Não conseguiu

Presidente do BCE subiu as expectativas antes da reunião de quinta-feira, propositadamente, mas enfrentou dura oposição a mais estímulos. Constâncio diz que os mercados se precipitaram.
BCE

BCE pode intensificar medidas "se for necessário"

O discurso em Nova Iorque foi feito um dia depois de o Banco Central Europeu ter dececionado os mercados com as decisões que anunciou. As bolsas caíram e o euro registou uma subida acentuada.
BCE

Draghi ficou aquém. "Há muito que não acontecia"

Deceção. Draghi anunciou medidas importantes mas que parecem pálidas quando comparadas com as expectativas que o próprio BCE tinha alimentado nas últimas semanas. Um resumo.
BCE

"Bazuca" reforçada. Mais estímulos, por mais tempo - como aconteceu

120
BCE volta a cortar a taxa de juro dos depósitos, para tentar estimular a inflação na zona euro. E prolonga a expansão monetária "pelo menos até março de 2017". Siga em direto as decisões de Draghi.
Mercados Financeiros

Euro cada vez mais perto de valer mesmo que dólar

107
Moeda única caiu para um mínimo de sete meses e está cada vez mais perto da paridade face à divisa norte-americana. É quase consensual entre os analistas que vêm aí um reforço da "bazuca".
BCE

Zona euro será afetada se EUA subirem juros rápido

É uma das principais ameaças para as economias globais, sobretudo para os emergentes. A Fed, que deverá subir os juros no próximo mês, deve, depois, proceder com cautela, defende o BCE.
Mario Draghi

Riscos para a economia "são claramente visíveis"

Mario Draghi admite, se for necessário, continuar com os estímulos além de setembro de 2016, a data indicativa para o final das compras de dívida no mercado.
União Bancária

Draghi pede proteção igual para todos depositantes

O presidente do Banco Central Europeu avisa que se falhar uma proteção igual para todos os depositantes, independentemente do país, o euro fica vulnerável.
BCE

BCE garante. Os estímulos estão a surtir efeito

As medidas extraordinárias de injeção de liquidez que o BCE está a promover há ano e meio estão a chegar à economia real, garante o BCE. O crédito a empresas e famílias está a aumentar.
Economia

BCE acelera compra de dívida portuguesa em outubro

O Banco Central Europeu já injetou cerca de 396 mil milhões de euros nos mercados de dívida europeus. Portugal beneficiou de compras de 8954 milhões. Compras de outubro atingiram o valor mais alto.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)