Norte

música para uma plateia de palmo e meio no Theatro Circo, em Braga. Sábado, às 10h00 e às 11h00, as sessões são dedicadas aos bebés, através da utilização de canções, cantos rítmicos com diferentes métricas e tonalidades, padrões tonais e rítmicos, movimento, teatro e dança. A entrada para um bebé e dois acompanhantes custa 15 euros.

Integrado no 27.º Festival de Teatro de Barcelos, que decorre no Theatro Gil Vicente, o público pode ver esta sexta-feira, às 21h30, a peça “A Lenda do Galo de Barcelos“. Se não conhece a razão para tamanha fama do galo, eis uma oportunidade divertida para descobrir. A entrada é gratuita.

Noiserv, ou David Santos, leva a sua música à Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, este sábado. A partir das 21h30, o palco é deste autêntico “homem-orquestra”, que também faz parte dos You Can’t Win, Charlie Brown. A entrada só custa cinco euros.

O Urban Market instala-se na Praça das Cardosas, na Baixa do Porto, entre sexta-feira e domingo. Sob o tema “O Som do Silêncio”, desta vez não haverá nem DJs, nem música, mas sim o som da paisagem, com exercícios para despertar a escuta do som que rodeia o ambiente da Praça recentemente renovada. O Centro Budista do Porto é o convidado especial desta edição, propondo um workshop de introdução à meditação, no sábado, dia 25, às 17h00. De resto, é possível encontrar produtos originais, vendidos em mão pelos próprios criadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ah, Os Dias Felizes” está de regresso ao palco do Teatro Nacional São João, no Porto. A encenação de Nuno Carinhas, a partir da peça de Samuel Beckett, estreou o ano passado e recebeu uma menção especial por parte da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro no Prémio da Crítica. Quem ainda não viu poderá assistir, de quarta a sábado às 21h30, e domingos às 16h00, a um espetáculo que é também uma canção de amor “e um poema comovente contra o pessimismo”, pode ler-se na página do teatro. Bilhetes a partir dos 7,50 euros.

O grande auditório do Rivoli Teatro Municipal, no Porto, recebe, no sábado à noite, a estreia nacional de “Teorema”, peça com 12 skaters em palco, encenada por John Romão a partir da obra homónima do italiano Pier Paolo Pasolini. O espetáculo cria uma relação com o texto e com o filme e segue os passos do realizador, poeta e dramaturgo italiano, já que o encenador John Romão convocou performers que também pertencem à rua, mas num contexto de contemporaneidade. Os bilhetes custam cinco euros.

Centro

O jazz passeia pela Baixa de Coimbra, este sábado. Vários grupos de jazz vão percorrer espaços, ruas e lojas daquela zona da cidade, com o objetivo de dinamizar o centro. Há mais de dez grupos de jazz para ver, a solo, em duos ou trios, entre as 11h00 e as 21h00, sempre com acesso livre.

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém continua a fazer crescer água na boca. Showcookings, provas comentadas de produtos nacionais e, aos sábados e domingos, programas especiais para as crianças, são algumas as atrações.

A Sé de Leiria, com o claustro, o adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro, acaba de ser classificada como Monumento Nacional. Uma ótima desculpa para visitar o quarto monumento leiriense a obter esta classificação, depois do Castelo de Leiria, da Capela de São Pedro e do Menino do Lapedo.

Sul

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora faz 25 anos e a ocasião merece uma edição especial. A partir de sexta-feira, passam pelo AmadoraBD, no Fórum Luís de Camões, várias exposições de banda desenhada e ilustração, entre as quais uma sobre Batman. Os 50 anos da Mafalda, do autor argentino Quino, também não foram esquecidos. Para ver até 9 de novembro, de domingo a quinta-feira das 10h00 às 20h00, sexta e sábado das 10h00 às 23h00.

Continuando nas exposições, quadros de Caravaggio, Diego Velázquez, Francisco de Goya, Ticiano, Tintoretto, Rubens e El Greco são algumas das 141 peças da exposição “A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha”, que inaugurou esta semana na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Quase todas chegam a Portugal pela primeira vez e há peças que por estarem em conventos ou zonas reservadas de palácios nunca estão à vista do público. A entrada custa cinco – bem gastos – euros.

Na discoteca lisboeta Lux Frágil, Ty Segall é a estrela da noitada de sábado. O convite foi feito pela Galeria Zé dos Bois, que comemora 20 anos de vida, e a entrada para ver a estreia do músico em Lisboa custa 15 euros.

O Teatro São Luiz, em Lisboa, recebe a ópera Lady Sarashina, sexta e sábado às 21h30, domingo às 17h30. Sarashina é o nome pelo qual hoje conhecemos a dama de companhia da Corte Imperial do Japão que viveu no século XI e nos deixou escrito um diário de memórias. Foi nesse testemunho confessional, tão distante do nosso tempo e da nossa cultura, que o compositor húngaro Peter Eötvös baseou esta ópera, estreada em 2008 pela Ópera Nacional de Lyon e que se apresenta pela primeira vez em Portugal. Eötvös. Bilhetes entre os 12 e os 15 euros.

Com o S. Martinho à porta, e apesar de as temperaturas fazerem lembrar o verão, em Cascais há Mercado do Outono. No Mercado da Vila não vão faltar as quentes e boas, vindas diretamente de Trás os Montes, acompanhadas por queijos de Serpa, a ginjinha de Óbidos, água-pé, frutos secos, fumeiro e doçaria tradicional de vários pontos do país, como ovos moles de Aveiro. As crianças têm um espaço para se divertir e fazer pinturas faciais, enquanto para os adultos estão reservadas atuações de bandas musicais e grupos de sevilhanas. Como sempre, a entrada é gratuita.

Évora e, pela primeira vez, Beja, recebem a 12.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens. Da ficção ao documentário, passando pela ficção, há dezenas de curtas para ver até sábado, sempre com entrada livre. A organização destaca a presença de Patricia Casey, a produtora do primeiro filme dos Monty Python, “And Now for Something Completely Different”, de 1971, que fará uma masterclass sobre produção de cinema independente, sábado, às 18h00. Antes dá-se a projeção do filme, às 16h30.

Ainda em Beja, Carminho leva todo o seu fado até ao Teatro Pax Julia, sábado a partir das 21h30. O novo disco, Canto, vai ser editado a 3 de novembro, pelo que esta é a oportunidade de ouir, em primeira mão, algumas das novas canções. Os bilhetes custam 10 euros.

Por fim, uma sugestão para todo o país. Eis que finalmente é publicado em Portugal, pela Tinta-da-China, A Estrada para Oxiana, de Robert Byron. Considerado por muitos o primeiro grande livro de viagens da era moderna, o livro de 1937 e é o relato de dez meses de viagem, sobretudo pelo Médio Oriente: Palestina, Síria, Iraque, Irão e Afeganistão. O destino final era Oxiana, a região do rio Oxus, antigo nome do Amudária, que servia de fronteira entre o Afeganistão e a União Soviética. Mas, mais do que o destino final, é a viagem que nos absorve. Se não pode viajar este fim de semana, A Estrada para Oxiana é a solução ideal.