“Fico orgulhosa por pensarem que estou diferente. (…) Estou a viver uma vida diferente, feliz, mais realizada. (…) Os meus amigos dizem que pareço mais em paz. Estou saudável” — a citação foi o foco de atenção um pouco por toda a Internet e dominou a imprensa nacional e internacional. A afirmação de Renée Zellweger foi a resposta às muitas especulações que ganharam eco mundial a propósito da mudança de imagem da atriz.

Zellweger procurou esclarecer dúvidas e colocar pontos finais em muitas perguntas. Se o conseguiu ou não, não é a questão. A defesa pessoal é o que está no centro do debate e esta não é a primeira vez, nem a última, que uma situação do género acontece, não “estivéssemos” nós em Hollywood.

O site Your Tango fez, por isso, uma compilação de algumas celebridades que em vezes anteriores tiveram de falar em defesa do seu visual, tanto no aspeto positivo como negativo. Da lista, que foi partilhada pelo Huffington Post, selecionámos algumas personalidades, da cantora pop Katy Perry à atriz-sensação que está nas bocas do mundo pelo seu discurso em prol do feminismo, Emma Watson.

Katy Perry
Quando a cantora ganhou uns quilos a mais, numa altura em que ainda estava casada com o também ator Russell Brand, rumores de uma possível gravidez começaram a circular. A estrela acabou por falar do assunto em 2011, durante um espetáculo realizado no Madison Square Garden, e comentou que o peso não tinha nada que ver com um bebé e estava antes relacionado com a sua devoção à pizza de Nova Iorque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lady Gaga
Também a cantora ganhou algum peso num período em que voltou para junto da família, em Nova Iorque, cidade onde nasceu e cresceu. Em 2012, durante a tour “Born This Way”, explicou que os mais de 10 quilos eram o resultado das visitas ao restaurante do pai. Citada pelo Daily Mail, disse: “Eu adoro comer pizza e pasta. Sou uma rapariga italiana e nova-iorquina. É por isso que tenho de ficar longe de Nova Iorque. O meu pai abriu um restaurante. É maravilhoso, mas eu digo-lhe que ganho mais de dois quilos de cada vez que lá vou”. Ainda assim, a estrela mostrou-se pouco preocupada com o peso então acumulado — “Realmente não me sinto mal, nem por um segundo. Tenho de estar numa dieta constante”.

Emma Watson
A eterna Hermoine, da saga literária e cinematográfica Harry Potter, é frequentemente falada a propósito da imagem imaculada que apresenta — começa a ser vista, inclusive, como exemplo de bom gosto no que à moda diz respeito. A propósito disso, já chegou a comentar: “Eu digo para mim mesma [com frequência] que sou um ser humano, e um humano imperfeito que não é suposto parecer-se como uma boneca e que quem sou enquanto pessoa é mais importante do que, naquele momento, ter uma figura agradável”.

Lea Michele
Uma grande voz e uma presença que não deixa (quase) ninguém indiferente. Lea Michele, mais conhecida pela sua participação na série musical Glee, já fez saber a sua opinião sobre quem diz que uma operação ao nariz não lhe faria nada mal. “Eu fui uma das poucas raparigas na minha escola que não fez uma operação ao nariz. E se alguém precisava era, muito provavelmente, eu. Tenho orgulho por estar num programa positivo e ser uma voz para as raparigas e dizer ‘Vocês não precisam de se parecer como todas as outras. Amem-se pelo que são'”.

Drew Barrymore
Começou a carreira em pequena — quem não se recorda dela no filme E.T. – O Extraterrestre? — e é facilmente reconhecida pelo grande público nos diferentes papéis. Mesmo sendo membro do trio Charlie’s Angels, Barrymore tem curvas e orgulha-se delas: “Deus fez uma escolha muito óbvia quando me fez voluptuosa; porque haveria de ir contra o que ele decidiu para mim? Os meus membros trabalham, pelo que não me vou queixar sobre a forma do meu corpo”.