O dobro do “jackpot” do Euromilhões que saiu sexta-feira em Portugal, no valor de 190 milhões de euros, chegaria para comprar um super-iate futurista concebido pelo designer russo Igor Lobanov. O Star mede 132 metros de comprimento e tem quase 60 metros de altura. A forma assemelha-se a uma meia estrela. A outra metade, a de baixo, será visível quando a sua imagem se refletir no mar enquanto o sortudo proprietário estiver a navegar em direção ao horizonte.

“Alex e eu estávamos a conversar sobre iates e chegámos à conclusão de que, para quem não trabalha na indústria, todos os iates parecem iguais uns aos outros”. Como se a construção de iates tivesse passado ao lado de toda a inovação das últimas décadas no design em áreas como o automóvel, a eletrónica e a arquitetura. Foi assim surgiu a ideia – a Igor Lobanov e Alex Malybaev – de criar um conceito de um navio diferente de tudo o que já se viu.

O Star, de design perfeitamente simétrico, tem uma consola central com quatro elevadores que dão acesso aos oito andares do iate. Há também uma plataforma de aterragem de helicópteros e um espaço submerso para apreciar a vida que existe abaixo da linha de água. Até 200 pessoas podem estar, em simultâneo, a bordo do iate e, para passar a noite, há 36 lugares disponíveis. São 11.500 metros quadrados de área útil, com o luxo que se imagina.

Em comunicado de imprensa, James Roy, diretor de design da BMT Nigel Gee, a empresa que vai produzir o Star, está “feliz por vivermos numa era em que a tecnologia possibilita a criação de designs arrojados. “Para clientes que sejam inovadores aventureiros tudo é possível”, nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR