Nas eleições intercalares que decorrem durante esta terça-feira nos Estados Unidos, para além de vários lugares nas estruturas locais de cada estado e 38 lugares de governador, estão em causa 36 lugares para o Senado que podem fazer com que o poder político passe dos democratas, que neste momento detêm a maioria, para os republicanos. Hoje, estes poderão ficar com 53 senadores (em 100) e assim dominar Washington, acrescendo à maioria que já têm na Câmara dos Representantes: hoje é de 234 lugares contra 199 dos democratas, sendo possível que também aqui os republicanos fortaleçam a sua maioria. Em xeque pode ficar Barack Obama, que terá pouca margem de manobra até ao final do seu mandato.

O site FiveThirtyEight, especializado na elaboração de probabilidades resultantes das sondagens feitas em todo o país, indica que os republicanos têm uma possibilidade de 76,2% de conquistar a maioria esta terça-feira. O cenário mais provável é que este partido consiga ficar com 53 lugares (em 100), segundo as conclusões de um modelo construído pelo FiveThirtyEight especificamente para estas eleições. Vitórias dos republicanos nos estados do Colorado, Iowa, New Hampshire e Carolina do Norte, onde as intenções de voto estão quase empatadas, são bons indicadores para uma noite de triunfo. Caso estes estados fiquem divididos entre os dois partidos, há ainda as eleições no Louisiana em dezembro e na Geórgia em janeiro. Os resultados no Alaska, que normalmente só são conhecidos mais tarde, podem servir para desempatar.

Um resultado favorável aos republicanos significa o controlo do Congresso (que engloba as duas câmaras, a Câmara dos Representantes mais o Senado), e assim do poder legislativo, dificultando os próximos dois anos de mandato que ainda restam a Obama e fortalecendo a posição dos republicanos para as eleições de 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR