O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou, nesta quarta-feira, que o Governo está a considerar a criação de uma nova embaixada no Cazaquistão e de um novo consulado em Xangai. Para além disto, o ministro anunciou ainda que vai melhorar o apoio consular em 18 cidades em todo o mundo e que vai haver um programa específico para estágios nas missões diplomáticas inserido no programa Garantia Jovem.

Em 2015, Rui Machete diz que o Ministério definiu o “objetivo de reforçar o alcance e a eficiência da rede externa”, estando, assim, a considerar a abertura de uma nova embaixada na capital do Cazaquistão, Astana, e de um novo consulado em Xangai, na China, devido “à importância que a Ásia” está a assumir nas relações bilaterais do país. O ministro disse, ainda, que quer melhorar o “apoio consular” em postos espalhados por cinco continentes. Londres, Hamburgo, Estugarda, Genebra, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Caracas e Valência, na Venezuela, São Francisco, Montreal, Macau, Díli, Luanda, Benguela e Maputo vão assim sofrer alterações no modelo de atendimento consular.

Carla Cruz, deputada do PCP, ainda questionou que tipo de alterações é que estas estruturas vão sofrer, sem ter obtido resposta. Já Paulo Pisco, deputado do PS, disse que no Ministério dos Negócios Estrangeiros está a haver “um massacre” dos funcionários e que qualquer sucesso do Governo advém do “sangue, suor e lágrimas” destes funcionários – o deputado socialista ressalvou que no Ministério dos Negócios Estrangeiros há um número atípico de baixas”.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas assumiu “as dificuldades de uma política de racionalização” seguida até agora devido ao programa de ajustamento a que o país estava sujeito e que não escondia “dificuldades”. O ministro disse ainda que vai avançar em 2015 o programa de estágios para jovens nas missões diplomáticas portugueses ao abrigo da Garantia jovem e ainda a contratação de 25 adidos para o ministério.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR