439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Cazaquistão

Guerra na Ucrânia

Cazaquistão propõe aliança militar ONU-Rússia

O Presidente do Cazaquistão propôs o envolvimento da aliança militar pós-soviética liderada pela Rússia nas missões de paz da ONU.
Guerra na Ucrânia

Aliado de Putin ameaça Cazaquistão

Um dos aliados de Vladimir Putin ameaçou o Cazaquistão, depois de se saber que o país não fará parada militar a 9 de maio. Ex-república soviética considera declarações "insultuosas".
Cazaquistão

Cazaquistão. Presidente abandona partido no poder

Kassim-Yomart Tokayev, Presidente no poder do Cazaquistão, propôs Erlan Koshanov para novo líder do partido, nome aprovado por unanimidade.
Cazaquistão

Presidente cazaque sugere reformas políticas

Kassym-Jomart Tokayev disse ser necessária uma transição que diminua os vastos poderes presidenciais para evitar o agravamento da "estagnação".
Guerra na Ucrânia

Cazaquistão rejeita pedido russo para combater

A Rússia pediu ajuda ao Cazaquistão para que enviasse tropas para a Ucrânia. País da Ásia Central rejeitou, bem como recusou reconhecer independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
Cazaquistão

Presidente cazaque reduz poderes do antecessor

Nazarbayev tinha retido alguma influência ao reivindicar o título de "Chefe da Nação" e mantendo a liderança do poderoso Conselho de Segurança, de acordo com os meios de comunicação locais.
Futsal

Futsal. Ucrânia segue para meias-finais do Europeu

A Ucrânia surpreendeu, em Amesterdão, o Cazaquistão, impondo-se por 5-3. Nas meias-finais os ucranianos poderão encontrar a Rússia, com enfoque especial face à tensão internacional entre os países.
Fact Check

Presidente do Cazaquistão fugiu do país?

Publicação viral alega que protestos violentos no Cazaquistão contra a pandemia levaram à fuga do presidente. É falso.
Cazaquistão

PR do Cazaquistão demite ministro da Defesa 

Presidente diz que "as Forças Armadas não puderam cumprir com dignidade as tarefas que lhes foram confiadas" e tiveram de recorrer a ajuda externa, justificando a demissão de Murat Bektanov.
Cazaquistão

Nazarbayev reaparece e manifesta apoio a Tokayev

Nursultan Nazarbayev afirmou apenas estar a descansar e a gozar a sua reforma, dizendo que "não foi a lado nenhum". Assegurou também que Tokayev, como seu sucessor, tem "todos os poderes".
Cazaquistão

O fim do líder "astuto" que não soube sair de cena

Produto do regime soviético, Nazarbayev liderou o Cazaquistão 31 anos. Com a ajuda do petróleo, sobreviveu entre Ocidente e Rússia. Mas o "Pai da Nação" já não agrada aos cazaques — nem ao sucessor.
Cazaquistão

225 mortos e 4.300 feridos no Cazaquistão

Os protestos e distúrbios da semana passada no Cazaquistão fizeram 225 mortos e mais de 4.300 feridos, disseram hoje as autoridades do país.
Cazaquistão

Tropas russas começam a sair do Cazaquistão

Kasim-Yomart Tokayev assumiu que a presença do contingente de paz da aliança no Cazaquistão "desempenhou um papel muito importante na estabilização da situação" vivida nos últimos tempos.
Zoom

Rússia prepara-se para não sair do Cazaquistão

Luis Tomé, professor da Universidade Autónoma de Lisboa, explica as mais recentes movimentações russas no Cazaquistão
Cazaquistão

Cazaquistão. Putin anuncia que forças saem no fim

Putin disse que não vai tolerar "revoluções coloridas" no espaço da ex-União Soviética, uma expressão do chefe de Estado russo para se referir a revoltas alegadamente orquestradas pelo "Ocidente".
Cazaquistão

Cazaquistão. Papa Francisco lamenta vítimas

O papa Francisco expressou este domingo a sua "dor" pelas vítimas dos tumultos no Cazaquistão e apelou ao "diálogo" e à "justiça" para que "harmonia social" regresse ao país o mais depressa possível.
Cazaquistão

Cazaquistão. Mais de 5 mil pessoas detidas

De acordo com dados do Ministério do Interior divulgados pela imprensa local, um total de 5.135 pessoas foram presas na sequência de 125 investigações distintas.
Noticiário

11h. Crise no Cazaquistão chega aos combustíveis

Os motins que têm afetado o país, já estão a pôr em causa o abastecimento do mercado mundial. Ainda neste jornal, as declarações do novo Presidente da Liga dos Bombeiros antes da tomada de posse.
Cazaquistão

Crise aumenta preços do petróleo mas poupa urânio

Durante a semana, os preços do petróleo bruto ganharam cerca de 5%, e na sexta-feira, o petróleo bruto Brent ultrapassou 83 dólares por barril.
Cazaquistão

Cazaquistão. Intervenção russa é oportunidade

No seu discurso, o presidente Kassym-Jomart Tokayev manifestou-se "especialmente grato" ao presidente russo Vladimir Putin por ter enviado o contingente militar.
Cazaquistão

ONU apela a respeito por direitos humanos

"As pessoas que se manifestam devem fazê-lo pacificamente. Matar agentes da polícia e outros é inaceitável, como também e matar manifestantes", afirmou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.
Cazaquistão

Quirguizes protestam contra "forças da paz"

O Cazaquistão está a levar a cabo uma operação especial antiterrorista para dispersar os protestos no país, que se intensificaram desde que começaram a intensificar no dia 2 de janeiro.
Cazaquistão

Cazaquistão. Ordem para "disparar a matar"

Polícia e exército têm ordens "para disparar a matar sem aviso prévio". O Presidente do Cazaquistão considera "absurdos" os apelos a negociações, reforçando que "eles têm de ser destruídos".
Cazaquistão

Forças cazaques matam 26 pessoas em protestos

Registados 26 mortes e 3000 detidos na sequência da operação "anti-terrorista"no Cazaquistão. Foi introduzido um nível "vermelho" de ameaça e pedida ajuda a um bloco militar de seis nações.
Cazaquistão

Cazaquistão. Imprensa impedida de cobrir protestos

As autoridades que tentam controlar a cobertura de notícias intensificaram os ataques a jornalistas independentes nos últimos dois dias. Muitos repórteres foram detidos.
Cazaquistão

Cazaquistão: EUA e ONU pedem "resolução" da crise

A responsável da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, apelou às partes em conflito no Cazaquistão que se "abstenham de toda a violência" que tem ocorrido durante as manifestações.
Cazaquistão

Como o Cazaquistão derrubou Nazarbayev em 3 dias

Protestos contra subida do preço da energia redundaram nas maiores manifestações políticas de sempre — com violência. Líder de há 30 anos foi afastado, tropas russas entram no país. E agora?
Cazaquistão

EUA vão monitorizar tropas russas no Cazaquistão

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva respondeu ao apelo do Presidente do Cazaquistão e destacou para o país um "contingente de paz", controlado pela Rússia.
Cazaquistão

Cazaquistão impõe limites a preço dos combustíveis

O Cazaquistão está a viver protestos de rua graves. Os tumultos foram desencadeados pelo aumento dos preços do gás liquefeito, um dos combustíveis mais utilizados nos transportes do país.
Cazaquistão

Cazaquistão: residentes portugueses estão bem

"Felizmente, não há até ao momento nenhum reporte de qualquer problema de segurança que um cidadão ou cidadã portuguesa esteja a enfrentar", disse Augusto Santos Silva.
Cazaquistão

Cazaquistão: 12 polícias mortos, russos no terreno

Doze elementos das forças de segurança foram mortos e 353 ficaram feridos durante os protestos que abalam o Cazaquistão e que já mataram dezenas de manifestantes. Militares russos já chegaram ao país.
Noticiário

8h. Cazaquistão. Dezenas de manifestantes mortos

Polícia confirma que "dezenas de extremistas" tentaram invadir edifícios do Governo e foram "eliminados". É o terceiro dia consecutivo de protestos. E ainda, há novas regras no isolamento de crianças.
Rússia

Cazaquistão: Nova frente de combate de Putin

Para o Kremlin, esta crise veio na pior das alturas, quando a Rússia se prepara para conversações com os Estados Unidos e a NATO sobre a situação na Ucrânia e a segurança europeia.
Cazaquistão

Cazaquistão. Rússia vai enviar "forças pela paz"

Rússia e os aliados da Organização do Tratado de Segurança Coletiva estará no Cazaquistão por "um período limitado de tempo a fim de estabilizar e normalizar a situação neste país".
Terrorismo

Presidente do Cazaquistão pede ajuda de Moscovo

Com o estado de emergência já imposto sobre o país devido aos manifestantes, Kassym-Yomart Tokaïev pediu ajuda da Rússia e aos seus aliados para travar a onda de violência.
Cazaquistão

Cazaquistão: dezenas de manifestantes mortos

A polícia do Cazaquistão admitiu ter morto dezenas de manifestantes, numa operação "antiterrorista" em Almaty, a capital. Os manifestantes ocuparam vários edifícios públicos e também o aeroporto.
Atualidade

Cazaquistão: intensos protestos fazem cair governo

Desde domingo que milhares de pessoas se manifestam no Cazaquistão contra os preços do GPL. Pressionado pelos protestos em todo o país, o Presidente demitiu o governo e decretou estado de emergência.
Cazaquistão

Cazaquistão. Presidente promete "firmeza máxima"

O chefe de Estado do Cazaquistão denunciou "o alto nível de organização" das pessoas que participaram nos distúrbios que levaram à tomada da câmara municipal em Almaty.
Cazaquistão

Tiroteio no Cazaquistão faz cinco mortos

Um morador de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, abriu fogo contra polícias e oficiais de justiça depois de lhe ter sido dada uma ordem de despejo. Morreram cinco pessoas e o homem foi preso.
Estação Espacial Internacional

Partiu o foguetão que homenageia Yuri Gagarin

Oleg Novitsky e Piotr Doubrov, da agência russa Roscosmos, e Mark Vande Hei, da NASA, partem para uma estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional. A cápsula deve acoplar após as 10h00.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.