São poucas as cidades que têm mesmo de ser visitadas. Londres é uma delas. A capital inglesa está carregada de história e são vários os locais de passagem mais do que obrigatória. Há museus para todos os gostos, como o British Museum ou a Tate Modern, que reúnem algumas das mais incríveis coleções de arte do mundo. Há centenas de monumentos para visitar, parques, vários mercados de rua e espetáculos culturais — em Londres, há sempre algo de novo a acontecer. Fique a conhecer algumas sugestões para uma viagem inesquecível à capital inglesa.

LONDON, ENGLAND - MARCH 28: A black taxi cab makes its way over Westminster Bridge on March 28, 2012 in London, England. (Photo by Dan Kitwood/Getty Images)

Dan Kitwood/Getty Images

LONDON, ENGLAND - OCTOBER 04: Commuters walk across London Bridge during morning rush hour on October 4, 2010 in London, England. London Underground workers are staging a 24 hour walk out over concerns at plans to cut jobs, causing large disruption to the capitals transport network. (Photo by Matthew Lloyd/Getty Images)

Matthew Lloyd/Getty Images

LONDON, UNITED KINGDOM - DECEMBER 23: Members of the public use the London Underground in Kings Cross Station on December 23, 2013 in London, England. With two days until Christmas day, heavy rain and strong winds are affecting much of southern England with numerous Met office weather warnings in place. Road, rail and ferry routes have been affected by the weather with gusts of wind and flooding anticipated in some areas. (Photo by Oli Scarff/Getty Images)

Oli Scarff/Getty Images

Em Londres há muito para ver, mas alguns lugares são de passagem obrigatória. Um desses sítios é a famosa Torre de Londres. Apesar da má reputação e de ser conhecida por ser um local onde eram torturados e executados os prisioneiros, a Torre é um local ideal para descobrir uma parte importante da história londrina e do palácio real. Um dos lugares emblemáticos é a sala subterrânea onde estão guardadas as joias da coroa, renovada em 2012. Pode também fazer uma visita guiada e ficar a conhecer as várias lendas associadas ao local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alguns dos monumentos mais icónicos de Londres são, sem dúvida, o Big Ben e as Casas do Parlamento. O sino gigante, situado na torre do relógio do edifício, pesa mais de 13 toneladas. A torre é particularmente bonita à noite, quando o relógio está iluminado. Para uma vista privilegiada da cidade, o London Eye é o local ideal. A famosa roda gigante londrina, a maior de toda a Europa, está situada na margem sul do rio Tamisa, perto da ponte de Westminster.

A capital inglesa alberga algumas das mais incríveis coleções de arte do mundo. São vários os museus a visitar, como é o caso do British Museum, do Natural History Museum e do Tate Modern. E o melhor de tudo? A entrada é grátis. Fundado em 1753, o British Museum reúne uma extensa coleção de arte que abrange mais de dois mil anos de história. Alguns dos objetos mais conhecidos incluem a Pedra de Roseta, utilizada para descodificar os hieróglifos egípcios, as esculturas do Pártenon e muitas múmias. Se prefere uma viagem ao tempo dos dinossauros, o Natural History Museum é o museu certo para si. Esqueletos de dinossauros, mamutes e até uma baleia azul estão no Natural History, que oferece centenas de exposições interativas a não perder.

Uma visita a Londres não está completa sem uma ida à Tate Modern, o museu de arte moderna e contemporânea. Localizado na antiga estação de Bankside Power, numa das margens do rio Tamisa, o museu contém quadros de alguns dos mais importantes artistas plásticos do século XX, como Cézanne, Matisse, Picasso e Dalí. Há ainda o Victoria & Albert Museum, o maior museu de arte e design do mundo. É de destacar as galerias medievais, que contêm algumas das mais importantes peças do final da Idade Média, a galeria de joalharia e as “British Galleries”, que ilustram a história da nação britânica.

Inglaterra está repleta de espaços verdes. Só na capital existem oito “Royal Parks”, que incluem o famoso Hyde Park, o St. James’s Park e o Richmond Park. No que diz respeito às compras, há também muito para onde escolher. Quer prefira as lojas da Oxford Street ou os mercado de ruas londrinos, a cidade tem muito para oferecer. Não se esqueça de passar pelo mítico Harrods ou por Selfridges.

LONDON, ENGLAND - MARCH 22: A woman takes a photograph from a balcony near the London Eye on March 22, 2012 in London, England. A full rotation of the giant Ferris wheel, the largest of it's kind in Europe, takes 30 minutes and rises to a height of 135 metres. On a clear day one can see for 40km from the top. (Photo by Dan Kitwood/Getty Images)

Dan Kitwood/Getty Images

LONDON, ENGLAND - MAY 13: The Houses of Parliament are bathed in the early morning sunshine on May 13, 2010 in London, England. New Prime Minister David Cameron is holding his first full cabinet meeting today. (Photo by Christopher Furlong/Getty Images)

Christopher Furlong/Getty Images

LONDON, ENGLAND - FEBRUARY 16: The Victoria & Albert Museum on 16, February 2011 in London. (Photo by Peter Macdiarmid/Getty Images)

Peter Macdiarmid/Getty Images

Para ficar a conhecer uma outra faceta de Londres, pode fazer uma das muitas visitas guiadas disponíveis. Há uma para todos os gostos — para os fãs do Harry Potter, de Sherlock Holmes ou até da realeza. O itinerário “Secret London” promete mostrar um lado de Londres que poucas pessoas conhecem. Inclui uma visita a um anfiteatro subterrâneo e a alguns lugares históricos à luz das velas. Pode ainda optar por um passeio temático, como o “Sherlock Holmes London Itinerary”, que incluiu uma visita à casa do famoso detetive, ou o “Doctor Who in London”, um itinerário que percorre alguns dos cenários da famosa série da BBC. Se é fã de Kate Middleton, pode ainda fazer o “Kate Middleton’s London“, um itinerário que explora alguns dos locais favoritos da duquesa de Cambridge.

Mas há sempre algo de novo para ver e visitar em Londres. Novas exposições, espetáculos variados, musicais e peças de teatro. Cada visita a Londres é diferente e há sempre qualquer coisa nova a acontecer.