O anúncio de que o agente Darren Wilson não será acusado da morte do jovem negro Michael Brown, de 18 anos, ocorrida a 09 de agosto, desencadeou uma onda de protestos em Ferguson, no estado do Missouri, cujas ruas voltaram a ser ocupadas por manifestantes.

“A polícia de Ferguson emitiu uma advertência para que os manifestantes deixassem as ruas. Alguns ignoraram os avisos e foram levados”, informou o departamento da polícia do condado de St. Louis, através da sua conta na rede social Twitter.

“Confirmado: 15 detidos em Ferguson; um enfrenta a acusação de obstrução a um agente. Os outros manifestantes permaneceram pacíficos”, acrescentou a polícia, num outro ‘tweet’.

O caso de Ferguson desencadeou uma série de protestos em todo o país, que chegaram a estender-se a 170 cidades norte-americanas.

Não obstante a decisão do júri, prossegue a investigação do Departamento de Justiça para apurar se houve uma violação dos direitos civis num caso em que acabam por convergir dois debates chave nos Estados Unidos: a discriminação racial e a violência policial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR