Os tripulantes de cabine da TAP vão iniciar às 0h00 de domingo o primeiro de dois dias de greve, para exigir o cumprimento do acordo de empresa em vigor desde 2006.

A 15 de outubro, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) entregou um pré-aviso de greve de quatro dias, repartido em dois períodos: o primeiro foi a 30 de outubro e a 01 de novembro e o segundo será a 30 de novembro e a 2 de dezembro.

“Mantemos o segundo período de greve e, em termos de adesão neste segundo período de greve, achamos que andará dentro dos mesmos números verificados no primeiro período, na ordem dos 98%”, disse o membro da direção do Sindicato, Nuno Fonseca, à Lusa.

Embora reconheça que esta greve irá prejudicar os passageiros da transportadora aérea, Nuno Fonseca afirmou que “o impacto será mais reduzido uma vez que, tal como aconteceu durante o primeiro período de greve, a TAP fez um excelente trabalho na alteração dos voos e no recurso a outras companhias aéreas”.

Na quarta-feira, o sindicato reiterou a intenção de manter a greve dos tripulantes de cabine da TAP, prevista para domingo e terça-feira, por considerar que as conversações com a empresa foram infrutíferas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quinta-feira, fonte oficial da companhia aérea disse à Lusa que a TAP contactou a “larguíssima maioria dos passageiros” com voos marcados para domingo e terça-feira para reprogramarem as suas viagens e que encara a greve de dois dias com “absoluta tranquilidade”.

No entanto, a mesma fonte assinalou que estão em causa prejuízos diários de cerca de cinco milhões de euros, além de afetar a “reputação e imagem da TAP”.

Entretanto, os trabalhadores da SPdH (Groudforce), PORTWAY e empresas de trabalho temporário no ‘handling’ (assistência nos aeroportos), afetos ao Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), vão realizar uma greve de 24 horas na segunda-feira, dia 01 de dezembro.

Os trabalhadores reivindicam a negociação e a criação de um contrato coletivo para o setor do ‘handling’, que abranja todos os trabalhadores independentemente do operador.