Novas projeções do Bundesbank: Economia alemã continua em boa forma“. Este é o título do documento em que o banco central alemão atualiza as estimativas de crescimento para os próximos dois anos. O Bundesbank passou a prever um crescimento de 1% no próximo ano, metade dos 2% que os técnicos previram em junho. Crescem as dúvidas de que o “motor” da maior economia da zona euro será capaz de impulsionar o crescimento da região no futuro próximo.

A economia alemã vai crescer 1,4% este ano, 1% em 2015 e 1,5% em 2016. Estas são as novas projeções do Bundesbank, menos otimistas do que os 1,9% em 2014, 2% em 2015 e 1,8% previstos anteriormente.

“Depois de um excelente início de ano, que se deveu em parte ao clima ameno, a economia alemã perdeu ímpeto de uma forma surpreendente”, escreve o Bundesbank no relatório. No entanto, o governador do Bundesbank, Jens Weidmann, garante que “há razões para ter esperança de que a atual fase de pouco fulgor será apenas temporária“.

Também esta sexta-feira, o Eurostat confirmou que a economia alemã cresceu apenas 0,1% no terceiro trimestre, depois da contração trimestral de 0,1% registada nos três meses anteriores. Jens Weidmann defende que a economia alemã continua em boa forma, não só a economia interna mas também a competitividade das exportadoras alemãs, “que estão a conseguir tirar partido de oportunidades nos mercados externos”.

Um fator que poderá ajudar a economia alemã é a descida recente dos preços do petróleo. “Uma queda do preço do petróleo a esta escala funciona como um pequeno pacote de estímulos, já que reduz não só os custos de vida para as famílias mas, também, os custos de produção das empresas”, salienta o Bundesbank.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR