Um homem entrou na tarde deste domingo no fosso dos leões do Jardim Zoológico de Barcelona e foi atacado por três destes felinos. Neste momento, o homem, de 45 anos, encontra-se hospitalizado em estado crítico devido aos ferimentos do ataque.

Conhecido pelo nome de Justo, o homem, que estava vestido com uniforme militar e levava uma mochila, terá entrado voluntariamente no fosso, sendo imediatamente atacado por duas leoas que ali se encontravam. O momento foi captado em vídeo por um visitante e é visível que Justo dá uma queda de vários metros quando sofre o primeiro ataque dos animais.

Carme Gómez, que visitava o Zoo com os dois filhos, apercebeu-se do sucedido e deu o alerta à segurança do parque, como relatou à Barcelona Televisió. Depois, o pessoal do Jardim Zoológico tentou separar a matilha do homem com recurso a mangueiradas.

Pouco tempo depois da primeira intervenção do pessoal técnico, as leoas arrastaram Justo para um túnel, onde esteve até os bombeiros e a polícia o conseguirem resgatar, com ferimentos graves. Para o resgate, os socorristas recorreram a grandes pedaços de carne com os quais desviaram a atenção dos animais.

Justo já foi o protagonista de diversas situações insólitas nos últimos meses. A 11 de setembro, dia nacional da Catalunha, queimou uma bandeira da região (símbolo do independentismo) e uma da Palestina durante uma cerimónia protocolar. Já a 23 de novembro, pendurou-se na casa La Pedrera (atualmente em obras), com dois estandartes nazis.

https://twitter.com/PauDArreu/status/536486366411259904

Os Mossos d’Esquadra (polícia catalã) estão a investigar o que terá levado Justo a entrar no fosso dos leões. Tal como explicou o diretor do Zoo, para lá chegar é preciso querer fazê-lo. O trabalho da polícia está, contudo, dificultado, uma vez que a mochila que Justo levava ainda está nas garras dos animais.