O último acampamento dos manifestantes pró-democracia de Hong Kong, localizado em Causeway Bay, será desmantelado segunda-feira e as autoridades mobilizaram centenas de agentes para a operação, anunciaram as forças de segurança.

O acampamento, que apenas tem algumas dezenas de tendas, está localizado numa zona de grande comércio e grande densidade populacional.

Depois do desmantelamento esta semana do principal e mais simbólico acampamento de protesto, em Admiralty, as autoridades já advertiram que irão despejar a zona de Causeway Bay em poucos dias, o que leva algumas das pessoas ainda ali instaladas a começar a retirar os seus bens depois de mais de dois meses de ocupação de algumas das principais ruas da cidade.

O porta-voz da polícia, Steve Hui, fez o anúncio no sábado numa declaração em que realçou a ocupação “ilegal” que provoca “complicações sérias” na circulação de pessoas e veículos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A polícia deve despejar a zona que seja permitido o regresso à normalidade”, acrescentou Hui que advertiu também que aqueles que não abandonarem a zona de forma voluntária serão detidos embora a polícia garanta “não usar a força” para com aqueles que abandonem o local voluntariamente.

Um total de 209 pessoas foram detidas por resistir de forma pacífica à “limpeza” de Admiralty, ainda que a maioria tenha sido colocada em liberdade durante essa mesma noite.

Para a operação de segunda-feira, a polícia mobilizou centenas de agentes, como revela hoje o diário South China Morning Post, o maior diário de língua inglesa da Região.

O encerramento do acampamento de Causeway Bay colocará um ponto final nos protestos que estão nas ruas de Hong Kong há mais de dois meses.

Os manifestantes pretendem que Pequim mude a sua decisão face à eleição do líder do Governo por sufrágio direto em 2017.

As autoridades chinesas decidiram esse caminho, mas os candidatos a líder do Governo terão, primeiro, de conquistar o apoio de uma comissão eleitoral´, que Pequim consegue controlar, e só depois, entre os eleitos, será escolhido um pela população.

Os manifestantes pretendem que a eleição decorra sem qualquer escolha prévia de candidatos.