Quer oferecer uma peça de lingerie a uma mulher? Não importa se ela é esposa, namorada, companheira ou até mesmo amiga, as regras do jogo não mudam e é preciso ter em conta alguns passos para uma compra de sucesso. Que o diga o britânico Telegraph, o qual reuniu conselhos de duas especialistas — a diretora criativa da marca de luxo Agent Provocateur, Sarah Shotton, e a diretora de design de lingerie da cadeia de lojas Marks & Spencer, Soozie Jenkinson. Ter em conta as preferências da mulher que quer agradar e conhecer as suas medidas estão no topo das prioridades. Posto isto, boas compras!

Uma questão de tamanho
Parece óbvio, mas é importante relembrar: antes de partir numa demanda que muito provavelmente vai envolver lojas cheias e vários modelos por onde escolher, faça questão de saber qual o tamanho da pessoa a quem quer oferecer lingerie. Se, no entanto, as dúvidas persistirem, pode sempre optar por um baby doll ou slip, diz Sarah Shotton.

Presentes aborrecidos? Não!
Nada de comprar algodão branco para uma mulher, acrescenta Shotton. O mesmo se aplica a tons neutros, de pele, e ao sentido “prático” que deve ser deixado de lado — mesmo que a pessoa que quer surpreender compre lingerie casual para si própria, isso não significa que queria recebê-la como presente de Natal.

Há tecidos… e tecidos
É essencial evitar comprar tecidos baratos e ásperos como nylon ou poliéster. “Todas as mulheres gostam do toque sensual da seda”, garante Soozie Jenkinson, da Marks & Spencer.

Defina um orçamento
O dinheiro já não é desculpa, mas pode sempre definir quanto quer gastar. Com tanta variedade de lingerie em expositores de lojas por esse mundo fora, é possível comprar algo bonito e acessível. É só uma questão de ir à procura e — acrescentamos nós — de não baixar os braços logo na primeira loja em que entrar.

Uma conta a dois
É importante comprar lingerie que agrade a ambos — a quem oferece e a quem recebe. Ainda assim, tenha sempre em conta os gostos dela e tente descobrir quais as cores e materiais que prefere, diz Shotton.

Não tenha medo de pedir ajuda
Mesmo que a ideia pareça assustadoramente humilhante, pedir ajuda pode ser a solução. Faça-o quando as dúvidas surgirem — o staff da loja certamente saberá aconselhar.

Vá, lingerie não é a única opção
É Soozie Jenkinson quem o diz e dá mais ideias para que não se sinta tão perdido. Até porque os pijamas estilo homem, em seda ou cetim, estão na moda. Mas caso queira manter o plano original, renda preta é sempre uma boa opção. O mesmo se pode dizer de cuecas sedutoras, um presente que nunca falha.