Passaram dez anos, mas a memória do tsunami ainda está viva. Um terramoto no meio do oceano Índico criou uma vaga de ondas gigantes com mais 30 metros de altura, que atingiu a costa da Indonésia, do Sri Lanka, da Índia e da Tailândia. As ondas apagaram mais de 200.000 vidas e edifícios com a mesma força impiedosa.

Tal como Primo Levi transformou a sua experiência nos campos de concentração nazis num livro, um objeto cultural de memória, como Herta Muller descreveu a ditadura Nicolae Ceaușescu nos seus romances, a indústria cinematográfica, nestes dez anos, fez o mesmo com o tsunami de 2004.

O jornal francês Le Figaro selecionou alguns exemplos de filmes que foram inspirados nesta catástrofe e o Observador acrescentou outros. O caos é um dos elementos necessários à criação artística, podemos dizer.

O Impossível (2012) 

Baseado numa história verídica, o filme “O Impossível” é de todas as representações do tsunami de 2004, o que recebeu, sem dúvida, mais atenção. Esteve nomeado para o Óscar de melhor filme e foi premiado com o Goya de Melhor Realizador e Melhor Montagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nós não estamos apenas a lidar com um filme sobre sobrevivência. Ele também levanta a questão de porque é que nós queremos sobreviver”, afirmou o realizador Antonio Bavona, à saída da cerimónia dos prémios Goya, lembra o Figaro. Naomi Watts e Ewan McGregor são um casal separado pelo tsunami… mas não vamos estragar a história e contar como ela acaba.

Hereafter – Outra vida (2010)

https://www.youtube.com/watch?v=xDnHfQtH0zU

Quem podia adivinhar, há 10 anos, o que ia acontecer neste dia? Ninguém. Mas, na ficção Hereafter – Outra vida, realizada pelo Clint Eastwood, Matt Damon, que interpreta o “vidente” George Lonegan, já sabia o que ia acontecer. Lidando com a morte e o desastre através do espiritismo, Eastwood conta a história de Cécile de France, uma das vítimas mortais do tsunami.

Conhecido pelo seu caráter neurótico, e por um questão de realismo, Eastwood reuniu-se com várias pessoas que estiveram presentes no local da tragédia em 2004, incluindo o filho de Cécile.

Vinyan (2008)

Tal como os filmes anteriores, a força motriz do filme Vinyan é a perda. Neste filme de suspense estreado em 2008, uma mãe vai em busca do seu filho, que, supostamente, morreu devido ao tsunami. Durante a procura, acontecem uma série de fenómenos sobrenaturais.

Tsunami – Aftermath (2006)

https://www.youtube.com/watch?v=yB8bweymrOk

“O dia depois do tsunami”, uma mini-série de dois episódios produzida pela HBO, foi a primeira investida cinematográfica que surgiu inspirada no tsunami. Ganhou três prémios, entre os quais um BAFTA. O filme coloca seis personagens, com histórias interligadas, na Tailândia a tentar sobreviver à vaga de ondas gigantes que atingiu a costa.