Crise humanitária
Refugiados

Grécia e UE ignoram refugiados nas ilhas do Egeu

A MSF acusou as autoridades gregas e europeias de ignorarem "deliberadamente" os refugiados das ilhas do Mar Egeu e destacou a sobrelotação, a violência e a falta de segurança nos acampamentos.
Refugiados

ONU pede 815 milhões para crise de rohingyas

Ajuda e serviços básicos, como alimentos, água, saneamento e abrigo, representam mais de metade das necessidades de financiamento para este ano para ajudar refugiados em Myanmar e no Bangladesh.
Venezuela

Venezuela. Novo bloqueio ou o mesmo desde 2017?

Os contentores foram colocados este ano na ponte Tienditas para impedir ajuda humanitária vinda dos EUA. No entanto, há um blogger que alega que a ponte já se encontra fechada desde 2017.
Iémen

Iémen tem 75% da população a precisar de alimentos

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda.
Iémen

Crise humanitária continua sem solução, dizem MSF

A intensificação da crise humanitária no Iémen - em guerra desde 2014 - é a maior preocupação dos Médicos Sem Fronteiras. Há 100 médicos estrangeiros no país e mais de mil iemenitas a colaborar.
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha pede atenção às crises humanitárias

A Cruz Vermelha pede aos meios de comunicação social que, depois de terminado o Mundial, reduzam os conteúdos relacionados com futebol e os substituam por conteúdos referentes à atividade humanitária.
Venezuela

Inflação na Venezuela deve crescer quase 14.000%

O Fundo Monetário Internacional espera um futuro ainda mais negro, com a economia a cair mais 15%, o desemprego a atingir um terço da população e os preços a subirem a um ritmo sem precedentes.
Conflito na Síria

Ghouta. Mais de 80 mil fugiram desde 9 de março

Mais de 80 mil pessoas fugiram desde 9 de março da região de Ghouta oriental para zonas sob controlo rebelde ou em poder do regime sírio, informou esta terça-feira a ONU.
Myanmar

Birmânia. Crise tem "características de genocídio"

Segundo um enviado especial das Nações Unidas, as operações violentas dos militares contra os muçulmanos de origem rohingya, em Myanmar, têm "características de um genocídio".
Nações Unidas

ONU pede apoio de quase 19 mil milhões de euros

As Nações Unidas pediram uma quantia recorde de 18,9 mil milhões de euros para apoiar as pessoas que serão afetadas pelos conflitos e pelas catástrofes em todo o mundo em 2018.
Síria

A foto da bebé esfomeada que está a chocar o mundo

1308
As fotos de Sahar Dofdaa foram divulgadas na segunda-feira. A criança, vítima de uma desnutrição severa, morreu no domingo. Agora, é um retrato da crise alimentar na Síria. As imagens são chocantes.
África

África. ONU visita zona da pior crise humanitária

O Conselho de Segurança da ONU iniciou sexta-feira uma visita à zona da pior crise humanitária em África, na região do lago Chade, onde milhões enfrentam o risco de fome e a violência de Boko Haram.
Conflito na Síria

Guerra na Síria. O que é que realmente se passa?

881
A guerra na Síria atingiu, em Alepo, um nível de violência desolador. Os civis estão a ser retirados, os rebeldes perderam a sua mais importante cidade. Como é que se chegou aqui?
Crise humanitária

Brasil dispõe-se a receber refugiados

O Governo brasileiro está disponível para acolher pessoas afetadas por crises humanitárias, que estejam a precisar de refúgio. Entre estas incluem-se pessoas afetadas pelo conflito na Síria.
Crise dos Refugiados

8.500 refugiados chegaram à Croácia em 24 horas

Cerca de 8.500 refugiados chegaram nas últimas 24 horas à Croácia e grande parte já foi transportada até a fronteira com a Hungria, que contabilizou quase 10.000 refugiados.
Crise dos Refugiados

500 pessoas resgatadas no Mediterrâneo

Sete operações de resgate foram lançadas nas últimas 24 horas no Mediterrâneo, das quais quatro já foram concluídas e um total de 500 pessoas resgatadas até ao momento.
Crise dos Refugiados

10.000 refugiados entraram sexta-feira na Croácia

Quase 10.000 refugiados e migrantes entraram sexta-feira na Croácia a caminho da Europa Ocidental, anunciou o Ministério do Interior deste país onde entraram, desde 15 de setembro, cerca de 65.000 migrantes.
Crise dos Refugiados

Quase metade das câmaras querem acolher refugiados

Perto de metade dos municípios portugueses e cerca de 100 instituições já se mostraram disponíveis para receber refugiados, noticia esta sexta-feira o jornal Público.
Crise dos Refugiados

Guterres. Portugal consegue acolher 4.000 pessoas

O alto comissário da Agência da ONU para os Refugiados apelou a uma "resposta solidária" da Europa à crise dos refugiados, salientando que Portugal pode receber 4.000 pessoas.
Crise dos Refugiados

Merkel apela à UE para lidar unida com refugiados

A dias da cimeira de emergência para discutir a crise dos refugiados, a chanceler alemã, Angela Merkel, volta a pedir à União Europeia para agir em conjunto nesta crise humanitária.
Crise dos Refugiados

Açores discutem hoje acolhimento a refugiados

SEF, Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e instituições de solidariedade social e relacionadas com a emigração vão discutir hoje acolhimento a refugiados nos Açores.
Crise dos Refugiados

Conselho Europeu convoca cimeira para 4ª feira

Alemanha e Áustria já tinham pedido uma reunião extraordinária para debater questão dos refugiados. Donald Tusk marcou a reunião para a próxima semana.
Futuro da Grécia

Alimentos e eletricidade grátis para 300 mil

Governo de Alexis Tsipras apresentou no parlamento grego uma lei de combate à crise humanitária no país, com a concessão de eletricidade e de alimentos gratuitos para 300 mil famílias.
Cinema

Os filmes inspirados no tsunami de 2004

As ondas violentas que atingiram a Tailândia inspiraram vários filmes. Um ganhou o Goya de Melhor Realizador, outro foi dirigido por Clint Eastwood, mas também há suspense e fenómenos sobrenaturais.
Imigrantes

2227 imigrantes resgatados pela Marinha italiana

Em comunicado, a marinha revelou que 1.131 imigrantes resgatados chegaram esta segunda-feira a bordo da fragata Fasan ao porto de Taranto, na região sul de Apulia.
A página está a demorar muito tempo.