454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crise humanitária

Noticiário

00h. Zelensky reconhece dificuldades em Mariupol

Presidente ucraniano confirma assim a chegada de 156 pessoas a Zaporíjia. Evacuação que decorreu no âmbito de um cessar-fogo temporário. Zelensky não vê esta retirada de pessoas como uma vitória.
Noticiário

18h. DGS revela norma para vacinação de refugiados

Sarampo, poliomielite, tuberculose, Covid-19 e gripe são os fármacos que a DGS considera prioritários. Ainda neste jornal, acompanhamos a chegada de cerca de 400 refugiados a Portugal.
Guerra na Ucrânia

ONU lembra crise de fome no Iémen

Segundo a ONU, cerca de 161.000 pessoas vão enfrentar, em breve, "uma insegurança alimentar catastrófica, prenúncio do que pode acontecer a 7,1 milhões de pessoas.
Guerra na Ucrânia

Os palhaços que recebem crianças na fronteira

Os médicos-palhaço que esperam na fronteira da Ucrânia com a Moldávia têm apenas uma missão: fazer com que as crianças esqueçam que tiveram de fugir de casa por causa de uma guerra.
Guerra na Ucrânia

Human Rights Watch: "A situação é dramática"

Organização não-governamental pede que países se unam no acolhimento e proteção dos civis. "É uma crise gigantesca e há muitas pessoas a procurar ajuda", diz diretor. Racismo nas fronteiras preocupa.
Gabinete de Guerra

22 refugiados "desejosos de chegar" a Portugal

Beatriz Nobre está nesta caravana a caminho de Portugal vinda da Polónia. Conta que dos 22 refugiados, 14 são adultos e oito são crianças. Há também 15 voluntários, "todos com profissões diferentes".
Resposta Pronta

ONG. Ucrânia tem a crise mais “idosa” do mundo

Organização independente de direitos humanos, no terreno no leste da Ucrânia, estima que 3 milhões de pessoas precisem de ajuda; idosos representam 30 por cento do total
Explicador

Donetsk. "Bombardeamentos" obrigaram a regressos

Miguel Cardoso, ex-treinador do Shaktar Donetsk, recorda a "cidade normal" que conheceu em 2013. Aumento da violência foi "gradual". Pessoas regressaram à cidade depois de verem "casas bombardeadas".
Animais

Morreu rato que recebeu medalha por salvar vidas

Na sua carreira de cinco anos, Magawa encontrou mais de 100 minas e outros explosivos no Camboja e cobriu mais de 141 mil metros quadrados de área, o equivalente a 20 campos de futebol.
Migrações

MSF critica Bruxelas face à crise na Bielorrússia

Polónia e Lituânia proibiram a entrada de organizações humanitárias e jornalistas em zonas restritas e a Médicos Sem Fronteiras criticou a tolerância que Bruxelas tem demonstrado perante esta crise.
Resposta Pronta

Crise migratória. UE "vai contra direitos humanos"

Há novos relatos de violência contra migrantes. Na Polónia, sofrem "práticas desumanas" e pedidos de asilo são "ignorados", diz diretor de comunicação da Amnistia Internacional Portugal, Paulo Fontes.
Migrações

Lukashenko promete resolver crise migratória

O líder de Minsk revelou ter prometido à chanceler alemã em funções, Angela Merkel, durante um recente contacto telefónico, a resolução da crise na fronteira com a Polónia.
Bielorrússia

Lukashenko acusa Lituânia de despejar cadáveres

Lukashenko indicou que os guardas fronteiriços também encontraram vários outros migrantes enregelados que por pouco estavam ainda vivos numa casa abandonada de uma quinta.
Bielorrússia

Lukashenko incentiva migrantes a passar fronteira

Milhares de migrantes estão retidos na fronteira polaca, no que a UE considera ser uma crise orquestrada por Minsk ao distribuir vistos bielorrussos no médio oriente.
Noticiário

13h. Polónia continua a impedir migrantes no país

À chegada a território polaco, contam com o apoio de voluntários que procuram garantir as necessidades mais básicas dos migrantes. Estes voluntários formam o Grupo Gránica - Grupo da Fronteira.
Migrações

AI pede reforço de rede consular para crises

O diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal, Pedro Neto, explicou que há "um problema muito grande" no acolhimento de refugiados: "Não há rotas seguras para essas pessoas chegarem cá".
Bielorrússia

Já há progressos na fronteira polaco-bielorrussa

O alívio da crise migratória vem acompanhado de um novo pacote de sanções contra a Bielorrússia. Margaritis Schinas diz que é agora que a Europa vê os "amigos".
Fome

Milhões em Madagáscar têm fome

"Até já vendemos a porta de casa". A fome faz com que famílias famintas de Madagáscar vendam tudo o que têm. Há relatos de crianças que já não conseguem ir à escola.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer livre acesso humanitário a Tigray

"Em Tigray, mais de 90% da população necessita de ajuda alimentar e cerca de 400.000 pessoas sofrem de fome", diz Tedros. Taxas de malnutrição graves estão a atingir nível da fome na Somália em 2011.
Afeganistão

Afeganistão recebe mil milhões de ajudas da UE

Apoio humanitário para garantia de necessidades básicas no valor de mil milhões de euros vai chegar ao Afeganistão, proveniente da União Europeia.
Crise humanitária

ONU. Mortes por falta de material médico em Tigray

Oito pessoas, incluindo uma criança, morreram devido à falta de um cateter de diálise. Cinco mulheres morreram devido a "falta de cuidados médicos" no tratamento da hemorragia pós-parto.
Nações Unidas

Guterres alerta para "grande crise" na Etiópia

Um total de 5,2 milhões de pessoas, mais de 90% da população de Tigray, necessita de assistência alimentar de forma urgente devido ao conflito.
Afeganistão

ONU. Reunião ministerial discute crise humanitária

António Guterres convocou uma reunião ministerial de alto nível, com os governos dos membros da ONU, para discutir a crise humanitária no Afeganistão, que é palco de uma turbulenta situação política.
Moçambique

Moçambique. Grave crise alimentar deverá persistir

Relatório da Rede de Alerta Antecipado de Fome diz que a crise alimentar deverá persistir até 2022. Há uma preocupação ainda maior relativa às pessoas em áreas inacessíveis à ajuda humanitária.
Afeganistão

Saída dos EUA. Atrasos terão "consequências"

Em entrevista à Sky News, o porta-voz do grupo afirmou, porém, que os afegãos que queiram sair do país o podem fazer após 31 de agosto, em voos comerciais, caso tenham a documentação certa.
Afeganistão

A fuga de 640 afegãos num avião  

O voo do C-17 da Força Aérea não estava programado para tantos passageiros. Mas dezenas de pessoas em pânico aproveitaram a porta de carga do avião semi-aberta para entrarem. E a decisão foi partir.
Afeganistão

Fotos. O desespero no aeroporto de Cabul

Várias imagens revelam o desespero de centenas de afegãos no aeroporto para conseguirem sair do país. As mostram muitas pessoas na pista ou a tentar subir para uma manga de entrada num avião.
António Guterres

Mundo enfrenta "furacão de crises humanitárias"

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertou que o “furacão de crises humanitárias”, numa altura em que a organização está a ultrapassar a capacidade de resposta de ajuda.
Zoom

"Tem havido oportunismo" nas ajudas a Cabo Delgado

Três meses depois do ataque em Cabo Delgado, o investigador João Feijó diz que "a violência continua, apesar da menor atenção internacional". E aponta "oportunismo" na chegada das ajudas ao terreno.
Crise humanitária

Quase 30 milhões de pessoas precisam de ajuda

Dos 29 milhões de pessoas, cerca de 13 milhões enfrentam "grave insegurança alimentar", que "continuará a agravar-se" e "o número de pessoas famintas aumentará" com mais crianças subnutridas, diz ONG.
Resposta Pronta

Moçambique. Exposição mostra "lado mais positivo"

Carlos Almeida, coordenador da ONG e autor da exposição "Olhos nos olhos com os deslocados de Cabo Delgado”, fala em sorrisos que ocultam desgraça. "As crianças carregam no olhar feridas profundas".
Resposta Pronta

Moçambique. Voluntários procuram desaparecidos

Depois dos ataques a Palma, os Voluntários Anónimos de Moçambique ajudaram a encontrar 5 mil pessoas. Paulo Macedo é uma delas e tem a certeza de que "não volta a Palma".
Moçambique

Médicos Sem Fronteiras: Crise é negligenciada

"Cabo Delgado pode não ser um conflito esquecido, mas é certamente uma crise humanitária negligenciada", diz a associação. Os deslocados já superam os 700 mil.
Moçambique

Moçambique precisa de reposta urgente à crise 

A crise humanitária em Moçambique representa mais de 950.000 pessoas sem condições alimentares. É estimado que seja precisos 82 milhões de dólares para resolver a situação.
Resposta Pronta

Cabo Delgado. "Portugal tem papel importante"

Enoque João, presidente da Casa de Moçambique, lamenta a "inação" da CPLP perante a crise humanitária em Cabo Delgado e avisa: "Não há irmandade quando só enviamos 60 militares para darem formação".
Resposta Pronta

"Governo de Moçambique tem mudado a narrativa"

Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal, defende a possibilidade de "crimes de guerra" em Cabo Delgado e sublinha: "Governo de Moçambique tentou encobrir acontecimentos".
Moçambique

Cabo Delgado. Agências humanitárias sem recursos

As agências humanitárias das Nações Unidas afirmam que estão sem dinheiro e sem itens essenciais, como comida e medicamentos, para socorrer toda a população de Cabo Delgado.
Resposta Pronta

Idai. "Quase todos os dias as pessoas falam dele"

Na semana em que se assinalam dois anos da passagem do ciclone Idai, Isabel Fernandes, coordenadora na HELPO, conta como é tentar reconstruir Moçambique em plena pandemia.
Crise humanitária

Iémen: a humanidade esquecida

Mais de 13 milhões de habitantes do Iémen encontram-se privados de água, comida e eletricidade. E cerca de 80% dos 29 milhões de habitantes do Iémen dependem de ajuda humanitária.
União Europeia

Parlamento prioritiza crise moçambicana

Parlamento aprovou uma resolução que prioritiza a crise humanitária de Moçambique na agenda da presidência portuguesa da UE. Mais de duas mil pessoas morreram nos últimos três anos em Moçambique.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.