Uma profissional de saúde que regressou da África Ocidental foi diagnosticada com ébola e está a ser tratada num hospital em Glasgow, segundo confirmou esta segunda-feira o Governo da Escócia. A mulher, que chegou este domingo à noite de Serra Leoa, encontra-se isolada e sob observação na unidade de doenças contagiosas do hospital Gartnavel, na cidade escocesa, conta a BBC. A paciente, cuja identidade permanece desconhecida, será transferida para Londres — onde ficará numa unidade de isolamento no hospital Royal Free — assim que possível.

A primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon disse, citada pela BBC, que o risco para a saúde pública é muito baixo. Acrescentou que, segundo se pensa, a paciente terá tido contacto com apenas uma pessoa desde que chegou à cidade, mas que todos os passageiros nos voos por ela efetuados vão ser despistados. A mulher regressou no último domingo e fez escala em Casablanca e em Londres, tendo chegado ao aeroporto de Glasgow num voo da British Airways por volta das 23h30.

A companhia aérea já aconselhou os 71 passageiros do voo BA1478 a entrarem em contacto com a linha de ajuda disponibilizada pelo Governo daquele país caso haja qualquer problema de saúde. Um porta-voz da British Airways disse: “Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades de Inglaterra e da Escócia e vamos disponibilizar assistência com qualquer informação de que necessitem. (…) A segurança dos nossos clientes e tripulação é sempre a nossa prioridade e o risco para as pessoas a bordo daquele voo em particular é extremamente baixo”.

Entretanto, Nicola Sturgeon já presidiu a um comité do Governo escocês para apurar se todos os passos estão a ser tomados no sentido de evitar a propagação do vírus e falou, inclusive, com o primeiro-ministro britânico David Cameron. Citada pelo Daily Mail, Sturgeon assegurou que a Escócia está a preparar-se para o combate ao ébola desde o início do surto na África Ocidental, contando com procedimentos sólidos para identificar os casos com rapidez e instalações e conhecimento próprios para o efeito. “Estou confiante de que nós estamos bem preparados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR