Um homem de 66 anos e uma rapariga de 14 ficaram feridas com gravidade na queda de um ultraleve que ocorreu esta quinta-feira, por volta das 17h00, na zona do Aeródromo Municipal de Beja, disse à agência Lusa a Proteção Civil.

Contactado pela agência Lusa, o 2.º comandante da corporação dos Bombeiros de Beja, Pedro Barahona, explicou que os feridos são o piloto e a outra ocupante do avião.

O ultraleve que se despenhou “é particular, não pertence a qualquer escola”, segundo Pedro Barahona, que acrescentou que o acidente aconteceu na zona da pista do aeródromo.

“A aeronave está mesmo ao lado da pista, mas não sabemos se o acidente se deveu a uma tentativa de aterragem ou de descolagem”, continuou.

Também contactado pela Lusa, Manuel Oliveira, vereador da Câmara de Beja responsável pela Proteção Civil, revelou que pelo menos o piloto é residente naquela cidade alentejana.

“Quando a aeronave caiu, a rapariga conseguiu sair pelo seu próprio pé. O piloto é que ficou em pior estado e teve de ser socorrido”, afirmou.

No local, na altura da queda do ultraleve, “encontravam-se vários populares que praticam aeromodelismo e que, quando se aperceberam do acidente, acorreram à zona da pista para ajudar”, relatou o vereador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, informaram as várias fontes contactadas pela Lusa, um dos populares que socorreram as vítimas também teve de ser assistido no local e foi depois transportado ao hospital, por se ter sentido “indisposto”.

“Foi um popular que tentou apagar o incêndio da aeronave com um extintor e que inalou fumo, o que fez com que tivesse de ser assistido”, disse o vereador Manuel Oliveira.

O alerta para a queda do ultraleve no Aeródromo Municipal de Beja, causando os dois feridos, foi dado aos bombeiros às 17h19. Ao despenhar-se, o ultraleve incendiou-se, mas o fogo foi extinto pelos bombeiros.

Para o local do sinistro foram mobilizados 17 operacionais, apoiados por sete veículos, da corporação dos bombeiros de Beja, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica (através da viatura médica de emergência e reanimação — VMER).