Norte

Em Braga, o fim de semana é dedicado às crianças no Theatro Circo, com teatro de marionetas. Em palco vai estar a peça “As Filhas do Diabo”, sábado às 17h00 e domingo às 16h00. Os bilhetes para ver esta encenação que conta a história do “senhor Diabo” custam cinco euros.

Parece ter mais sucesso lá fora do que cá dentro e talvez isso explique os poucos concertos que Dulce Pontes tem dado em Portugal. O regresso deu-se no início deste ano, primeiro com dois concertos no Coliseu dos Recreios e, este sábado, no Coliseu do Porto. É uma das raras oportunidades de ouvir por cá canções como “O Amor a Portugal”, pela voz da cantora portuguesa. Bilhetes entre os 12,50 e os 30 euros.

Sábado é dia de inaugurações simultâneas em Miguel Bombarda. A partir das 16h00, veja as lojas e as galerias de arte do quarteirão de Miguel Bombarda, no centro do Porto, com as suas novas exposições e coleções. Como já é habitual, em associação com os galeristas e lojistas, promovem-se espetáculos de rua, performances, DJs, concertos, comes e bebes, entre outros. De volta está também “O Berdinho“. Todos os sábados, o mercado de frescos instala-se no Centro Comercial Bombarda, assim como vários produtores rurais que trazem frtas e legumes diretamente do campo para os consumidores.

mogli-o-livro-da-selva

O musical infantil “O livro da Selva” está de volta ao Porto. ©Vivonstage

Não se pode folhear “O Livro da Selva“, mas pode ver-se e ouvir-se este sábado, às 16h00, no portuense Teatro Sá da Bandeira. O musical sobre Mogli, um rapaz criado por lobos e que vive na selva, vai ter “efeitos especiais, cenários fantásticos e uma música contagiante”, promete a produtora de espetáculos Vivonstage. Destinado ás crianças com mais de três anos, os bilhetes custam entre 7,50 e 12,50 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Centro

Os portugueses OqueStrada vão dar música na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, esta sexta-feira à noite. Não vão faltar temas do segundo disco de originais, AtlanticBeat mad’in’Portugal, lançado em maio passado, e cuja sonoridade atual se baseia nas raízes da música portuguesa. Os bilhetes encontram-se à venda a partir de 5 euros, sendo que os menores de 12 anos, acompanhados por adultos, não pagam nada.

Não vai faltar boa música na Região Centro, este fim de semana. No sábado, às 21h30, os Dead Combo vão atuar no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha. Por oito euros, o público pode fazer uma viagem sonora (e visual, já que o cenário vale a pena ser admirado), na companhia de um gangster chamado Pedro Gonçalves e de um cangalheiro chamado Tó Trips.

O guitarrista português Norberto Lobo começou este mês uma digressão nacional para apresentar o último álbum, Fornalha. Destacado no New York Times, há oportunidades para ouvir as canções do disco ao vivo no Porto, na sexta-feira, em Braga, no sábado, e no domingo às 17h00 no Salão Brazil, em Coimbra.

norberto_lobo

Norberto Lobo atua no Porto, em Braga e em Coimbra este fim de semana. ©D.R.

Em Viseu, destaque para a peça “Bovary“, com encenação de Tiago Rodrigues e interpretações de Carla Maciel, Gonçalo Waddington, Isabel Abreu, Pedro Gil e do próprio Tiago Rodrigues. Revisita-se o universo de Madame Bovary tendo como ponto de partida o julgamento de Gustave Flaubert por atentado à moral. Em cena sexta e sábado, às 21h30, no Teatro Viriato, com bilhetes entre os cinco e os 10 anos.

Música pimba, Manuela Azevedo dos Clã e Bruno Nogueira parecem ser três realidades muito díspares. Mas foi desta junção improvável que nasceu um dos espetáculos mais bem-sucedidos dos últimos tempos. “Deixem o pimba em paz” apresenta-se esta sexta-feira, às 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras e vale a pena pagar 15 euros para assistir de perto ao que vai acontecer em palco.

Sul

Portugal, quem és tu? Na sexta-feira entre as 18h00 e as 22h00 e sábado das 11h00 às 22h00, é esta a pergunta à qual todos poderão tentar responder, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A ideia é debater a personalidade do país e o porquê de os portugueses serem como são para, a partir daí, tentar perceber o que pode ser Portugal. Investigadores, historiadores, escritores, jornalistas, cientistas, psicólogos e tantos outros vão discutir a questão. Entre os convidados contam-se Fernando Alvim, Nuno Artur Silva, Paulo Baldaia, Reui Nabeiro, Pedro Marques Lopes e André E. Teodósio. A entrada é gratuita, mas aconselha-se a reserva de lugar através do email portugalquemestu@gmail.

No Teatro São Luiz, em Lisboa, vai estar em cena, até 24 de janeiro, a peça “As Ondas“, encenada pela atriz Sara Carinhas. Construída a partir da obra com o mesmo nome de Virginia Woolf, serão os atores Cristina Carvalhal, Lígia Roque, Marcello Urgeghe, Miguel Loureiro e Sofia Dinger a dar-lhe vida, de quinta-feira a sábado, às 23h00. A entrada custa 12 euros.

O filme “Adeus à Linguagem, de Jean-Luc Godard, chegou esta semana ao Cinema Ideal, no Bairro Alto. “A ideia é simples: uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se. Amam-se, discutem, separam-se. Um cão erra entre a cidade e o campo. As estações passam. O homem e a mulher encontram-se outra vez. O cão entre eles. O outro é um. Um é o outro. São três…” É com estas palavras que Jean-Luc Godard descreve “Adeus à Linguagem”.

Falando em cinema mais mainstream, os nomeados aos Óscares foram revelados esta quinta-feira e muitos já começaram a fazer a lista dos filmes em falta. Em exibição nos cinemas estão três dos oito nomeados ao Óscar de melhor filme: “Birdman“, “Boyhood” e “O Jogo da Imitação“. Não deixe de ver.

Gui Tomé Ribeiro, Luís Montenegro, Tito Romão e Filipe Louro vão levar o projeto musical Salto à Sociedade Harmonia Eborense, em Évora. Ou seja, uma mistura do som das guitarras com batida eletrónica, pop e uma boa dose de rock. O concerto começa pelas 23h00.