Uma fotografia publicada na famosa página de Facebook “Humans of New York” (HONY) gerou uma onda de solidariedade que permitiu angariar mais de 365 mil dólares (cerca de 325 mil euros), que irão permitir a uma turma do 6º ano de uma escola de Brooklyn visitar a Universidade de Harvard.

Tudo começou com a fotografia de um jovem que Brandon Stanton, autor do HONY, fotografou nas ruas de Nova Iorque, à semelhança do que tem feito nos últimos quatro anos. Brandon Stanton perguntou ao rapaz quem era a sua maior influência, ao que o jovem respondeu: “A minha diretora, a Sra. Lopez”, acrescentando depois a justificação para a escolha. “Quando nos metemos em sarilhos ela não suspende as nossas matrículas. Em vez disso, chama-nos ao gabinete e diz-nos que sempre que alguém deixa a escola, constrói-se uma nova cela de prisão. Uma vez ela pôs os alunos de pé – um de cada vez – e disse a cada um de nós que éramos importantes”.

Esta publicação tem mais de um milhão de gostos no Facebook, tendo sido partilhada 132,471 vezes. Entre os mais de 18 mil comentários, há quem sugira que a Sra. Lopez deva concorrer à Presidência dos EUA ou quem peça a Ellen DeGeneres que a convide para o seu programa de televisão.

http://instagram.com/p/yDjDM9NrPy/?modal=true&utm_source=partner&utm_medium=embed&utm_campaign=photo

Depois das fortes reações que as declarações do jovem geraram, Brandon Stanton foi à procura da diretora na Mott Hall Bridges Academy, localizada no bairro problemático de Brownsville, que apresenta a maior taxa de crime do Estado de Nova Iorque e onde quase 40% dos seus habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Sra. Lopez explicou a Brandon Stanton que há poucas expectativas relativamente a estas crianças devido ao meio onde vivem e que, portanto, o desafio da escola passa por elevar essas expectativas para que os alunos possam ambicionar “ser bem-sucedidos”. Uma forma de o fazer passa por mudar a narrativa sobre as suas origens. “Quero que eles saibam que – mesmo que vivam num bairro social – pertencem a uma longa dinastia real que tem origem nos grandes reis e rainhas africanos”, explicou a diretora ao HONY.

http://instagram.com/p/yKmWRENrNy/?modal=true&utm_source=partner&utm_medium=embed&utm_campaign=photo

E foi em conversa com esta professora que surgiu a ideia de angariar fundos para que todos os anos os alunos do 6º ano possam visitar a Universidade de Harvard. “Quero que todas as crianças que entram na minha escola saibam que podem chegar onde quiserem e que serão capazes de se integrar”, disse a diretora, numa referência à escolha da emblemática universidade da Ivy League (termo que designa um conjunto seleto de universidades de topo nos EUA).

http://instagram.com/p/yKk2JzNrLd/?modal=true&utm_source=partner&utm_medium=embed&utm_campaign=photo

O objetivo inicial apontava para os 100 mil dólares (aproximadamente 89 mil euros). Em apenas 24 horas, o dinheiro angariado mais do que triplicou. Faltam duas semanas para o fim da campanha e Brandon Stanton já tem outro objetivo: juntar ainda mais dinheiro para criar um programa de verão, altura em que as crianças não têm aulas e são obrigadas a passar os dias em casa, uma vez que nem os parques, nem as bibliotecas são locais seguros. Se o “grupo mais caloroso da internet”, nas palavras de Stanton, conseguir reunir 40 mil dólares (cerca de 36 mil euros), os alunos terão um programa de verão.