O índice geral da Bolsa de Atenas (Athex) caiu nesta terça-feira mais de 5% na altura em que foi anunciada a composição do Governo grego do primeiro-ministro da esquerda radical Alexis Tsipras.

O índice geral que tinha começado no vermelho nos 813 pontos desceu até aos 761 pontos, o que representa uma queda de 6,39% a meio da tarde desta terça-feira, pouco após o anúncio da lista do novo Governo grego liderada pela esquerda radical do Syriza, indica a AFP. O Athex limitou finalmente as suas perdas ao fechar com uma descida de 3,69% (para 783 pontos).

O docente universitário Yanis Varoufakis, 53 anos, economista opositor da “dívida odiosa” e apoiante do “fim das medidas de austeridade”, fica com a pasta central das Finanças e será assim responsável pelas negociações da dívida com os credores do país.

A redução da dívida pública e a ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional à Grécia estão entre os temas quentes que serão geridos pelo novo governo de Alexis Tsipras. Vão estar desde já no centro da discussão prevista para sexta-feira, em Atenas, com o chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR