459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eleições na Grécia

Legislativas 2015

Grécia a votos: PS sem medo, coligação usa trunfo

A Grécia há muito que é tema de campanha. Ora para atirar, ora para sacudir. Com eleições de Atenas a caírem em cima do arranque oficial da campanha, PS desvaloriza. Mas o PSD não larga o trunfo.
Futuro da Grécia

Syriza cinco pontos à frente em nova sondagem

A nove dias das eleições, nova sondagem dá vitória mais folgada ao Syriza e a Tsipras - com cinco pontos percentuais de vantagem. Os neonazis da Aurora Dourada surgem em terceiro lugar.
Futuro da Grécia

O outro debate. Tsipras diz "chega de populismo"

Partidos que vão a votos daqui a 10 dias na Grécia debateram ontem. Tsipras diz que, ao contrário do governo anterior, enfrentou a troika. E pede que não haja "populismo" na questão dos refugiados.
Futuro da Grécia

Tsipras quer ganhar para "melhorar" o programa

Em plena campanha eleitoral e a cair nas sondagens, Alexis Tsipras diz que o Syriza é o partido certo para "continuar a batalhar" por "melhorias" no programa. Nova Democracia admite coligação.
Futuro da Grécia

Syriza e rivais lado a lado nas sondagens

O Syriza, de esquerda, e os rivais conservadores da Nova Democracia surgiram hoje praticamente empatados nas sondagens para as eleições legislativas, a 20 de setembro. Maioria absoluta improvável.
Futuro da Grécia

"Sair do euro é fácil como beber um copo de água"

Panagiotis Lafazanis, ex-ministro de Tsipras que liderou a revolta no Syriza, insurge-se contra a "cultura do medo" que leva os gregos a temer a saída do euro. Desvalorização do dracma seria pequena.
Futuro da Grécia

Sondagem na Grécia dá derrota ao Syriza

Nova Democracia leva 25,3% dos votos e Syriza 25%. É este o resultado de uma sondagem da GPO divulgada ontem em Atenas, a primeira que dá a vitória ao partido que estava no governo há um ano.
Eleições na Grécia

Syriza volta atrás no IVA na Educação se vencer

Grécia subiu IVA das escolas privadas em julho, como medida "pré-exigida" para o terceiro resgate. Mas Alexis Tsipras garante que se voltar ao governo irá anular esta subida do imposto.
Eleições na Grécia

Tsipras quer maioria absoluta

A meta do Syriza para as eleições antecipadas na Grécia é conseguir "uma maioria absoluta" para governar nos próximos quatro anos, afirmou o ex-primeiro-ministro e líder do partido, Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Afinal, a que é que os gregos disseram Não?

O "Oxi" venceu com uma margem que poucos esperavam. O governo de Alexis Tsipras sai reforçado perante os credores e, assumidamente, evitou uma crise política. Mas o país continua à beira do abismo.
Futuro da Grécia

Esplanadas cheias, lojas vazias

Sem o euro, seria melhor, garante um lojista. Tsipras não está a cumprir o prometido, diz outro. Em Atenas, os turistas são quem mais lucra. Reportagem do enviado do Observador, Nuno André Martins.
Futuro da Grécia

Referendo grego: "Marosca" ou "lição democrática"?

De um lado está Lukas, um investidor de capital de risco que mal acordou foi tentar levantar dinheiro. Do outro, Heleni Tsecerole, colunista num jornal afeto ao Syriza, fala de "sensatez e justiça".
Futuro da Grécia

BCE resiste a aprovar plano transitório de Tsipras

O Banco Central Europeu não está com vontade de aprovar a solução transitória de Tsipras para resolver o financiamento de curto prazo, quando terminar o resgate no final deste mês.
Futuro da Grécia

Grécia espera entendimento "em horas ou dias"

Ministro das Finanças da Grécia diz que cabe à Europa dar a "estabilidade" necessária para evitar fuga de depósitos da banca grega. Varoufakis espera um entendimento "dentro de horas ou de dias".
Futuro da Grécia

O sorriso da Gioconda

Varoufakis, grego e não italiano, do alto de uma sabedoria cujos pilares assentam em dois milénios e meio de pensamento e cultura, sorri como quem sabe, mesmo que não saiba nada.
Futuro da Grécia

Fim da troika?UE avalia cautelar sem FMI em Atenas

A Comissão Europeia está a estudar uma solução para oferecer a Tsipras que passa pela dissolução da troika, diz o jornal espanhol El País. Reestruturação da dívida grega estará em cima da mesa.
Futuro da Grécia

Tsipras, um inimigo da liberdade?

Muitos esperam que do Syriza nasça uma alternativa de política económica, mas aquilo que o Governo grego se propôs executar é bem diferente – a ruptura profunda com os alicerces do liberalismo europeu
Futuro da Grécia

O continente dos caminhos que se bifurcam

O governo grego tem um problema próprio, que não é o do crescimento, nem o da dívida, mas o de defender um tipo de sociedade que só é viável através da taxação das outras populações europeias.
Eleições na Grécia

Arrogância e provocação

Do Syriza, convertido em bezerro de ouro da esquerda, a Europa ainda só recebeu, até agora, arrogância e provocação, uma estratégia estúpida cuja pretensa esperteza não escapa a ninguém.
Eleições na Grécia

França abre porta a alívio da dívida grega

Numa entrevista divulgada antes da reunião com Yanis Varoufakis, o ministro das Finanças francês deixou a porta aberta para a possibilidade de aliviar e negociar a dívida grega. Perdoar é que não.
António Costa

A implosão dos socialistas

Por ironia, a grande mudança que António Costa celebrou na passada semana está ser feita à custa do esfrangalhar dos partidos socialistas. Primeiro do PASOK. Depois, muito provavelmente, do PSOE.
Eleições na Grécia

Schulz: "Nenhum país se pode comparar à Grécia"

Nem Espanha nem Portugal. Nenhum país europeu se pode comparar à Grécia, disse o presidente do Parlamento Europeu numa entrevista que concedeu ao jornal espanhol La Razón.
Eleições na Grécia

3, 2, 1. Arranca corrida de Tsipras pela Europa

A primeira visita é a Chipre, para seguir o protocolo grego. Segue-se Roma e Paris, onde Tsipras se vai reunir com Renzi e Hollande. Varoufakis vai a Paris, Londres e Roma. E já tem um dia de avanço.
Eleições na Grécia

A aliança do Syriza com a extrema-direita

A coligação entre o Syriza e os Independentes Gregos é a versão mais nova da aliança entre o “ódio nacionalista” e o “ódio de classe” contra o internacionalismo, o liberalismo e a economia de mercado.
Eleições na Grécia

Deputado do PSD pede explicações a Tsipras

Duarte Marques considera que declarações do ministro das Finanças helénico sobre juros da dívida podem colocar em causa a recuperação de Portugal.
Eleições na Grécia

Grécia vai "respeitar obrigações" com a troika

É um passo atrás face ao que o ministro das Finanças disse sexta-feira. Varoufakis tinha dito que não negociava com a troika, mantendo apenas a Europa na jogada. Mas Alexis Tsipras é mais cauteloso.
Eleições na Grécia

O ministro Paulo Macedo e o Syriza

Que significa a "vontade democrática do eleitorado" num país que abdicou de muita da sua soberania? E como é que se vai conseguir crescer em sociedades envelhecidas e demasiado dependentes do Estado?
Eleições na Grécia

"Não se serve o povo grego ao jantar"

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que se mantém firme com os seus compromissos eleitorais, depois de uma reunião de crise com a sua equipa económica.
Eleições na Grécia

Chanceler alemã contra redução da dívida da Grécia

A chanceler alemã manifestou-se contra um alívio da dívida da Grécia, como defende o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, numa entrevista publicada hoje pelo jornal Hamburger Abendblatt.
Eleições na Grécia

O socialismo europeu e o Syriza

O PS, tal como os partidos socialistas europeus, enfrenta uma escolha inevitável: ou está com o Syriza e a ruptura institucional ou se apresenta como alternativa política dentro do quadro estabelecido
Zona Euro

Tsipras vai a Chipre, Itália e França

Novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, inicia no domingo a sua primeira ronda europeia que vai passar por Chipre, Itália e França, indicaram os serviços do executivo helénico.
Eleições na Grécia

Alemanha apoia cautelar se a Grécia aceitar troika

Revista alemã diz que o Governo alemão estará disposto a apoiar a Grécia com mais 20 mil milhões de euros, mas para isso Tsipras tem de aceitar programa e supervisão da troika.
Comissão de Inquérito BES

Cavaco: "Não tenho esclarecimentos a dar"

PR diz que "há ignorância" sobre o seu papel e que não tem mais esclarecimentos a dar à comissão de inquérito porque as audiências "são reservadas". Quanto à Grécia, "tem de respeitar as regras".
Eleições na Grécia

E se Portugal ameaçar alugar as Lajes aos russos?

Depois da vitória do Syriza, a Rússia parece ter-se tornado uma moeda de troca nas relações entre Atenas e Bruxelas. Há alguns que falam já do aparecimento de um “Cavalo de Tróia” de Putin na UE.
Eleições na Grécia

Dia 4: Grécia recusa troika e só negoceia com a UE

Varoufakis disse ao líder do Eurogrupo que não vai pedir a extensão do programa e que só negoceia com a Europa. Siga ao minuto aqui.
Eleições na Grécia

Presidente do Eurogrupo está hoje em Atenas

O presidente do Eurogrupo chega a Atenas para se inteirar das linhas mestras do programa económico do novo Governo grego, liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, para sair da crise.
Eleições na Grécia

Uma nave de loucos no meio da tempestade perfeita

As sociedades que criam riqueza têm o que distribuir. As outras só distribuem pobreza. Podem ambicionar distribuir a riqueza que outros criam, mas depender dessa boa vontade alheia não é modo de vida.
Eleições na Grécia

PS espera "desanuviamento" do clima em relação à Grécia

O Partido Socialista aprovou uma declaração na reunião da comissão política em que defende que as instituições europeias devem manter um "clima de confiança" com os gregos.
Conversas à Quinta

Glamour do Syriza só vai durar umas semanas

Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto compreendem o sucesso da mensagem do Syriza, mas não dão muito tempo de vida à ilusão de que é possível ficar no euro e "não pagar". E explicam a aliança à direita.
Eleições na Grécia

O Syriza a caminho de Ítaca

Ironia do destino: se o novo governo grego pode anunciar medidas de redução da austeridade invocando a margem orçamental é porque ela existe e foi proporcionada pelo violento esforço do povo grego.
Eleições na Grécia

Dia 3:Mercados, Rússia e dívida - tudo em stand by

O dia foi marcado pelo encontro "construtivo" entre Tsipras e Schulz. Em Bruxelas, os gregos bateram o pé sobre novas sanções aplicadas à Rússia, que tinha admitido apoiar financeiramente a Grécia.
Eleições na Grécia

Juros da dívida de Portugal sob pressão

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir em todos os prazos em relação a quarta-feira, pressionados pelos da Grécia, que estavam acima dos 14%, tanto a cinco como a dez anos.
Eleições na Grécia

Não privatização de porto grego preocupa China

O Ministério do Comércio chinês manifestou-se esta quinta-feira “extremamente preocupado” pelo anúncio do novo Governo grego de que vai travar a privatização do porto do Pireu.
Eleições na Grécia

Juncker: "Fora de questão perdoar dívida grega"

Numa entrevista ao Figaro, o presidente da Comissão Europeia recusa linearmente um perdão da dívida grega e insta a Grécia a respeitar "o resto da Europa" e os tratados europeus.
Eleições na Grécia

O caminho de Larissa

Não são só os gregos que acreditam no Pai Natal. Muita gente que presidiu à construção europeia também acreditou. A crença na omnipotência do pensamento (“Acabou a austeridade!”) é mal generalizado.
Eleições na Grécia

A verdadeira causa da vitória do Syriza

Foi o BCE e os líderes europeus quem elegeram o Syriza. Não apenas com a política de austeridade, mas também com a nova política de inflação. Estarão agora dispostos a pagar a factura grega?
Eleições na Grécia

"Alguns adultos acham que é possível ter tudo"

Maria Luís Albuquerque envia recados para Atenas: “Sem trabalho, sem cumprimento de regras não podemos querer ter os benefícios de estar na UE". Reduzir impostos, só quando a despesa cair.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.