Eleições na Grécia
Legislativas 2015

Grécia a votos: PS sem medo, coligação usa trunfo

A Grécia há muito que é tema de campanha. Ora para atirar, ora para sacudir. Com eleições de Atenas a caírem em cima do arranque oficial da campanha, PS desvaloriza. Mas o PSD não larga o trunfo.
Futuro da Grécia

Syriza cinco pontos à frente em nova sondagem

A nove dias das eleições, nova sondagem dá vitória mais folgada ao Syriza e a Tsipras - com cinco pontos percentuais de vantagem. Os neonazis da Aurora Dourada surgem em terceiro lugar.
Futuro da Grécia

O outro debate. Tsipras diz "chega de populismo"

Partidos que vão a votos daqui a 10 dias na Grécia debateram ontem. Tsipras diz que, ao contrário do governo anterior, enfrentou a troika. E pede que não haja "populismo" na questão dos refugiados.
Futuro da Grécia

Tsipras quer ganhar para "melhorar" o programa

Em plena campanha eleitoral e a cair nas sondagens, Alexis Tsipras diz que o Syriza é o partido certo para "continuar a batalhar" por "melhorias" no programa. Nova Democracia admite coligação.
Futuro da Grécia

Syriza e rivais lado a lado nas sondagens

O Syriza, de esquerda, e os rivais conservadores da Nova Democracia surgiram hoje praticamente empatados nas sondagens para as eleições legislativas, a 20 de setembro. Maioria absoluta improvável.
Futuro da Grécia

"Sair do euro é fácil como beber um copo de água"

161
Panagiotis Lafazanis, ex-ministro de Tsipras que liderou a revolta no Syriza, insurge-se contra a "cultura do medo" que leva os gregos a temer a saída do euro. Desvalorização do dracma seria pequena.
Futuro da Grécia

Sondagem na Grécia dá derrota ao Syriza

428
Nova Democracia leva 25,3% dos votos e Syriza 25%. É este o resultado de uma sondagem da GPO divulgada ontem em Atenas, a primeira que dá a vitória ao partido que estava no governo há um ano.
Eleições na Grécia

Syriza volta atrás no IVA na Educação se vencer

Grécia subiu IVA das escolas privadas em julho, como medida "pré-exigida" para o terceiro resgate. Mas Alexis Tsipras garante que se voltar ao governo irá anular esta subida do imposto.
Eleições na Grécia

Tsipras quer maioria absoluta

A meta do Syriza para as eleições antecipadas na Grécia é conseguir "uma maioria absoluta" para governar nos próximos quatro anos, afirmou o ex-primeiro-ministro e líder do partido, Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Afinal, a que é que os gregos disseram Não?

811
O "Oxi" venceu com uma margem que poucos esperavam. O governo de Alexis Tsipras sai reforçado perante os credores e, assumidamente, evitou uma crise política. Mas o país continua à beira do abismo.
Futuro da Grécia

Delors pede plano para salvar a Grécia - como aconteceu

413
Na véspera do referendo grego, o "senhor Europa" faz apelo e Varoufakis avisa que estão a castigar o governo para enviar um sinal para outros países europeus, como Espanha e Portugal.
Futuro da Grécia

Esplanadas cheias, lojas vazias

116
Sem o euro, seria melhor, garante um lojista. Tsipras não está a cumprir o prometido, diz outro. Em Atenas, os turistas são quem mais lucra. Reportagem do enviado do Observador, Nuno André Martins.
Futuro da Grécia

Referendo grego: "Marosca" ou "lição democrática"?

1006
De um lado está Lukas, um investidor de capital de risco que mal acordou foi tentar levantar dinheiro. Do outro, Heleni Tsecerole, colunista num jornal afeto ao Syriza, fala de "sensatez e justiça".
Futuro da Grécia

BCE resiste a aprovar plano transitório de Tsipras

O Banco Central Europeu não está com vontade de aprovar a solução transitória de Tsipras para resolver o financiamento de curto prazo, quando terminar o resgate no final deste mês.
Futuro da Grécia

Grécia espera entendimento "em horas ou dias"

215
Ministro das Finanças da Grécia diz que cabe à Europa dar a "estabilidade" necessária para evitar fuga de depósitos da banca grega. Varoufakis espera um entendimento "dentro de horas ou de dias".
Futuro da Grécia

O sorriso da Gioconda

112
Varoufakis, grego e não italiano, do alto de uma sabedoria cujos pilares assentam em dois milénios e meio de pensamento e cultura, sorri como quem sabe, mesmo que não saiba nada.
Futuro da Grécia

Fim da troika?UE avalia cautelar sem FMI em Atenas

120
A Comissão Europeia está a estudar uma solução para oferecer a Tsipras que passa pela dissolução da troika, diz o jornal espanhol El País. Reestruturação da dívida grega estará em cima da mesa.
Futuro da Grécia

Tsipras, um inimigo da liberdade?

Muitos esperam que do Syriza nasça uma alternativa de política económica, mas aquilo que o Governo grego se propôs executar é bem diferente – a ruptura profunda com os alicerces do liberalismo europeu
Futuro da Grécia

O continente dos caminhos que se bifurcam

398
O governo grego tem um problema próprio, que não é o do crescimento, nem o da dívida, mas o de defender um tipo de sociedade que só é viável através da taxação das outras populações europeias.
Eleições na Grécia

Arrogância e provocação

360
Do Syriza, convertido em bezerro de ouro da esquerda, a Europa ainda só recebeu, até agora, arrogância e provocação, uma estratégia estúpida cuja pretensa esperteza não escapa a ninguém.
Eleições na Grécia

França abre porta a alívio da dívida grega

410
Numa entrevista divulgada antes da reunião com Yanis Varoufakis, o ministro das Finanças francês deixou a porta aberta para a possibilidade de aliviar e negociar a dívida grega. Perdoar é que não.
António Costa

A implosão dos socialistas

714
Por ironia, a grande mudança que António Costa celebrou na passada semana está ser feita à custa do esfrangalhar dos partidos socialistas. Primeiro do PASOK. Depois, muito provavelmente, do PSOE.
Eleições na Grécia

Schulz: "Nenhum país se pode comparar à Grécia"

Nem Espanha nem Portugal. Nenhum país europeu se pode comparar à Grécia, disse o presidente do Parlamento Europeu numa entrevista que concedeu ao jornal espanhol La Razón.
Eleições na Grécia

3, 2, 1. Arranca corrida de Tsipras pela Europa

A primeira visita é a Chipre, para seguir o protocolo grego. Segue-se Roma e Paris, onde Tsipras se vai reunir com Renzi e Hollande. Varoufakis vai a Paris, Londres e Roma. E já tem um dia de avanço.
Eleições na Grécia

A aliança do Syriza com a extrema-direita

A coligação entre o Syriza e os Independentes Gregos é a versão mais nova da aliança entre o “ódio nacionalista” e o “ódio de classe” contra o internacionalismo, o liberalismo e a economia de mercado.
Eleições na Grécia

Deputado do PSD pede explicações a Tsipras

221
Duarte Marques considera que declarações do ministro das Finanças helénico sobre juros da dívida podem colocar em causa a recuperação de Portugal.
Eleições na Grécia

Grécia vai "respeitar obrigações" com a troika

1017
É um passo atrás face ao que o ministro das Finanças disse sexta-feira. Varoufakis tinha dito que não negociava com a troika, mantendo apenas a Europa na jogada. Mas Alexis Tsipras é mais cauteloso.
Eleições na Grécia

O ministro Paulo Macedo e o Syriza

154
Que significa a "vontade democrática do eleitorado" num país que abdicou de muita da sua soberania? E como é que se vai conseguir crescer em sociedades envelhecidas e demasiado dependentes do Estado?
Eleições na Grécia

"Não se serve o povo grego ao jantar"

494
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que se mantém firme com os seus compromissos eleitorais, depois de uma reunião de crise com a sua equipa económica.
Eleições na Grécia

Chanceler alemã contra redução da dívida da Grécia

A chanceler alemã manifestou-se contra um alívio da dívida da Grécia, como defende o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, numa entrevista publicada hoje pelo jornal Hamburger Abendblatt.
Eleições na Grécia

O socialismo europeu e o Syriza

224
O PS, tal como os partidos socialistas europeus, enfrenta uma escolha inevitável: ou está com o Syriza e a ruptura institucional ou se apresenta como alternativa política dentro do quadro estabelecido
Zona Euro

Tsipras vai a Chipre, Itália e França

Novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, inicia no domingo a sua primeira ronda europeia que vai passar por Chipre, Itália e França, indicaram os serviços do executivo helénico.
Eleições na Grécia

Alemanha apoia cautelar se a Grécia aceitar troika

124
Revista alemã diz que o Governo alemão estará disposto a apoiar a Grécia com mais 20 mil milhões de euros, mas para isso Tsipras tem de aceitar programa e supervisão da troika.
Comissão de Inquérito BES

Cavaco: "Não tenho esclarecimentos a dar"

402
PR diz que "há ignorância" sobre o seu papel e que não tem mais esclarecimentos a dar à comissão de inquérito porque as audiências "são reservadas". Quanto à Grécia, "tem de respeitar as regras".
Eleições na Grécia

E se Portugal ameaçar alugar as Lajes aos russos?

729
Depois da vitória do Syriza, a Rússia parece ter-se tornado uma moeda de troca nas relações entre Atenas e Bruxelas. Há alguns que falam já do aparecimento de um “Cavalo de Tróia” de Putin na UE.
Eleições na Grécia

Dia 4: Grécia recusa troika e só negoceia com a UE

1083
Varoufakis disse ao líder do Eurogrupo que não vai pedir a extensão do programa e que só negoceia com a Europa. Siga ao minuto aqui.
Eleições na Grécia

Presidente do Eurogrupo está hoje em Atenas

O presidente do Eurogrupo chega a Atenas para se inteirar das linhas mestras do programa económico do novo Governo grego, liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, para sair da crise.
Eleições na Grécia

Uma nave de loucos no meio da tempestade perfeita

178
As sociedades que criam riqueza têm o que distribuir. As outras só distribuem pobreza. Podem ambicionar distribuir a riqueza que outros criam, mas depender dessa boa vontade alheia não é modo de vida.
Eleições na Grécia

PS espera "desanuviamento" do clima em relação à Grécia

O Partido Socialista aprovou uma declaração na reunião da comissão política em que defende que as instituições europeias devem manter um "clima de confiança" com os gregos.
Eleições na Grécia

Glamour do Syriza só vai durar umas semanas

222
Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto compreendem o sucesso da mensagem do Syriza, mas não dão muito tempo de vida à ilusão de que é possível ficar no euro e "não pagar". E explicam a aliança à direita.
Eleições na Grécia

O Syriza a caminho de Ítaca

101
Ironia do destino: se o novo governo grego pode anunciar medidas de redução da austeridade invocando a margem orçamental é porque ela existe e foi proporcionada pelo violento esforço do povo grego.
Eleições na Grécia

Dia 3:Mercados, Rússia e dívida - tudo em stand by

175
O dia foi marcado pelo encontro "construtivo" entre Tsipras e Schulz. Em Bruxelas, os gregos bateram o pé sobre novas sanções aplicadas à Rússia, que tinha admitido apoiar financeiramente a Grécia.
Eleições na Grécia

Juros da dívida de Portugal sob pressão

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir em todos os prazos em relação a quarta-feira, pressionados pelos da Grécia, que estavam acima dos 14%, tanto a cinco como a dez anos.
Eleições na Grécia

Não privatização de porto grego preocupa China

O Ministério do Comércio chinês manifestou-se esta quinta-feira “extremamente preocupado” pelo anúncio do novo Governo grego de que vai travar a privatização do porto do Pireu.
Eleições na Grécia

Juncker: "Fora de questão perdoar dívida grega"

176
Numa entrevista ao Figaro, o presidente da Comissão Europeia recusa linearmente um perdão da dívida grega e insta a Grécia a respeitar "o resto da Europa" e os tratados europeus.
Eleições na Grécia

O caminho de Larissa

Não são só os gregos que acreditam no Pai Natal. Muita gente que presidiu à construção europeia também acreditou. A crença na omnipotência do pensamento (“Acabou a austeridade!”) é mal generalizado.
Eleições na Grécia

A verdadeira causa da vitória do Syriza

199
Foi o BCE e os líderes europeus quem elegeram o Syriza. Não apenas com a política de austeridade, mas também com a nova política de inflação. Estarão agora dispostos a pagar a factura grega?
Eleições na Grécia

"Alguns adultos acham que é possível ter tudo"

191
Maria Luís Albuquerque envia recados para Atenas: “Sem trabalho, sem cumprimento de regras não podemos querer ter os benefícios de estar na UE". Reduzir impostos, só quando a despesa cair.
Eleições na Grécia

Atenas vs Berlim. Quem vai ceder?

381
Governo liderado pelo Syriza força a barra, em confronto flagrante com o programa da troika. Tal como prometeu Alexis Tsipras. Alemanha diz-se "tranquila" mas tensão está a aumentar. Quem vai ceder?
Eleições na Grécia

Gregos tiram 14 mil milhões dos bancos

685
O levantamento de depósitos acelerou nos dias anteriores às eleições legislativas, atingindo valor recorde. A incerteza sobre o futuro do país no euro está a assustar os depositantes.
Eleições na Grécia

Syriza. Tragédia grega ou Ali Babá e os 40 ladrões

186
PSD teme que a vitória do Syriza se transforme numa "tragédia grega" e o BE diz que, por cá, o conto de Passos é o Ali Babá e os 40 ladrões. Assim chega o Syriza ao Parlamento.
Eleições na Grécia

Um desconhecido indesejado

116
Como detesto fingir e me recuso a pousar um olhar manso sobre o que está assanhado, só posso juntar-me ao coro onde cantam os que estão preocupados: o momento é perigoso, sob vários pontos de vista.
Eleições na Grécia

Dia 2: Tsipras reverte a troika, mercados tremem

1226
Tsipras vai "reestruturar a dívida". Subiu salário mínimo, travou privatizações e vai contratar funcionários públicos despedidos. Bolsa cai 9,4%, a banca sofre, rating em risco. Veja como foi o dia.
Eleições na Grécia

O PS pode ter começado a perder as eleições

902
António Costa não deve cair na tentação fácil de buscar créditos políticos em vitórias alheias. Se a receita do Syriza fracassar, os eleitores podem deixar de olhar para o PS como alternativa credível
Eleições na Grécia

A Grécia não é Portugal

157
No contexto da globalização e da correlativa desregulação, a receita keynesiana de meter dinheiro público na economia já não funciona. Não faz crescimento. Só consumo interno e dívida, lamentavelmente
Eleições na Grécia

E depois do Syriza? Sete dúvidas que ficam para Portugal

154
O Syriza ganhou e em Portugal ouviram-se ecos da vitória. Com legislativas no outono, que efeitos terá cá a viragem à esquerda na Grécia? O Observador reuniu sete perguntas (e pistas para respostas).
Eleições na Grécia

Parar ajuda teria consequências fatais

Um membro do banco central alemão, Joachim Nagel, preveniu na terça-feira o novo governo grego para a paragem do programa de ajudas europeu em curso, o que teria “consequências fatais”.
Eleições na Grécia

Grécia não precisa de perdão da dívida

Ministro das Finanças alemão defendeu que a Grécia não precisa atualmente de um perdão da dívida, porque beneficia de empréstimos europeus sem juros até 2020.
Eleições na Grécia

A nossa esquerda radical e o Governo Syriza

283
Entre os atuais e os ex-bloquistas ouvidos pelo Observador a posição é unânime: a coligação Syriza/Anel não é a ideal, é a possível. Mesmo assim, há algum embaraço com opção dos amigos gregos.
Eleições na Grécia

Bolsa de Atenas cai mais de 5%

Índice geral da Bolsa de Atenas caiu nesta terça-feira mais de 5% na altura em que foi anunciada a composição do Governo grego do primeiro-ministro da esquerda radical Alexis Tsipras.
Eleições na Grécia

Jerónimo acusa Passos de desdenhar gregos

Secretário-geral do PCP acusou o chefe do Governo português de "arrogância" e "desdém" pela opção dos gregos nas recentes eleições legislativas.
Eleições na Grécia

Um a um, quem são os ministros de Alexis Tsipras

726
Os Gregos Independentes só ficaram a tutelar um dos ministérios do novo governo grego - e entre os dez que compõem o Governo não há uma mulher. Algo inédito: o ministro da Saúde é cego.
Eleições na Grécia

Soares teve "grande alegria" com o "amigo" Tsipras

687
Soares acredita que a vitória do Syriza vai provocar mudanças numa Europa refém da "austeridade" - mas que, acredita, já está a mudar. E diz que Passos impediu Isabel dos Santos de ficar com a PT.
Eleições na Grécia

Primeira guerra entre Tsipras e a Europa: a Rússia

292
A crise na Ucrânia é a primeira pedra no sapato das relações entre Governo Grego e a Europa, com Tsipras a afastar-se dos avisos à Rússia. Presidente do Eurogrupo vai a Atenas na sexta-feira.
Eleições na Grécia

Merkel deseja a Tsipras "muita força e sucesso"

101
Alexis Tsipras, o novo primeiro-ministro grego, assume o cargo "numa altura difícil", pelo que o grego tem uma "grande responsabilidade", afirma a chanceler alemã Angela Merkel.
Eleições na Grécia

Se a Grécia não pagar a dívida, não paga a quem?

1833
Mais de 80% da dívida grega está nas mãos dos parceiros europeus, do FMI e do BCE. A Portugal, a Grécia deve mais de mil milhões de euros, mais do que a receita esperada com a sobretaxa de IRS.
Eleições na Grécia

Syriza à portuguesa? Sim. Podemos, diz o PS

612
Os socialistas não querem ir tão longe quanto os gregos, mas querem aproveitar a onda anti-austeridade na Europa. PSD e CDS acreditam que Tsipras será um Hollande 2.
Eleições na Grécia

Syriza e Gregos Independentes com 162 deputados

Partido Syriza vai ter 149 deputados no parlamento e o seu aliado de governo, o Gregos Independentes, 13, totalizando 162 dos 300 assentos, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior.
Eleições na Grécia

Primeiro "Obrigado" de Tsipras foi para Dr. House

259
"Thank you, Dr.", foi assim que o vencedor das eleições gregas agradeceu no Twitter à mensagem que tinha sido deixada pelo ator Hugh Laurie. Foi o primeiro agradecimento oficial de Alexis Tsipras.
Eleições na Grécia

"É um conto de crianças, não existe"

851
Passos Coelho considera que o caminho que a Grécia quer seguir não é "conciliável" com as regras europeias e que sem elas a Europa "desintegra-se". Por cá, diz que as ideias do PS são iguais às do BE.
Eleições na Grécia

O Syriza no seu labirinto sem fio de Ariadne

A única coisa a evitar, quer por parte do Syriza, quer dos decisores e governos europeus, é a radicalização de posições. A escolha de parceiro para a governação por parte de Tsipras é um péssimo sinal
Eleições na Grécia

Festa? Falemos antes dos dias difíceis do Syriza

2186
É possível acabar com a austeridade? Sim, se alguém pagar as contas. Quando esse alguém são outros povos europeus, temos de perguntar-lhes. Em nome da mesma democracia que os gregos tanto invocam.
Eleições na Grécia

Começou a roleta grega

A coligação na Grécia promete desafios à estabilidade interna. O programa do novo Governo promete um conflito político na UE - como mostram as primeiras reações. Vai demorar até sabermos o resultado.
Eleições na Grécia

Eurogrupo sugere "compromisso" - dentro das regras

1346
Merkel, FMI e BCE são claros: não há como renegociar dívida. Eurogrupo diz que é preciso "compromisso", mas respeitando as regras. Presidente do Conselho chama Tsipras a Bruxelas. Acompanhe em direto.
Eleições na Grécia

Gregos Independentes: quem é o parceiro do Syriza?

546
Para formar Governo, o Syriza juntou-se aos Gregos Independentes, nacionalistas e com um discurso anti-imigração. Os analistas na Grécia temem que venha aí muita instabilidade.
Eleições na Grécia

As três prioridades do marxista que fica com as Finanças

334
Yanis Varoufakis será o ministro das Finanças da Grécia. O professor de Economia da Universidade de Atenas diz-se um "marxista errático". É um duro, mas garante não ter um "estilo conflituoso".
Eleições na Grécia

Restruturação da dívida grega ao BCE "impossível"

Benoît Coeuré, membro francês do conselho executivo do Banco Central Europeu, afirmou ser "impossível para o BCE" aceitar uma reestruturação dos títulos de dívida grega na sua posse.
Eleições na Grécia

Os jornais antecipam uma luta entre Tsipras e a UE

Convencidos, ou não, com a vitória do Syriza na Grécia, muitos jornais pelo mundo anunciam mudanças. As eleições foram na Grécia, mas as mudanças vão ser para o continente?
Eleições na Grécia

Depois do Syriza, a Frente Nacional

224
Poderá a esquerda social-democrata ser substituída pela esquerda radical? E a direita liberal-conservadora pela direita nacionalista? A Europa pode ter entrado noutra fase bem distinta da sua história
Eleições na Grécia

Portas não quer Portugal associado à Grécia

171
PSD e CDS reagiram às eleições gregas. Entre as mensagens de "respeito" e de felicitações pelo processo eleitoral, a preocupação vai para a Europa. E os centristas são claros: a Grécia não é Portugal.
Eleições na Grécia

Euro bate mínimos de 11 anos face ao dólar

O euro atingiu hoje em Tóquio mínimos de 11 anos face ao dólar, após ter sido conhecido que o partido anti-austeridade Syriza obteve uma vitória clara nas eleições gerais na Grécia.
Eleições na Grécia

PCP e BE reagem à vitória do Syriza

PCP fala em derrota de quem tem governado Portugal. Bloco de Esquerda sublinha "vitória da dignidade contra a austeridade" e da "democracia contra a chantagem".
Eleições na Grécia

Tsipras: "A era da troika acabou"

933
Quando os votos deixavam o Syriza ainda sem maioria absoluta, Tsipras já enviava uma mensagem aos credores onde dizia que a Grécia não se irá curvar perante as exigências dos credores.
Eleições na Grécia

Este é o programa do Syriza

1781
Eleito para formar Governo, Alexis Tsipras terá como base eleitoral um extenso programa de esquerda, com várias medidas internas e outras tantas exigências a nível europeu. Aqui fica uma síntese útil.
Eleições na Grécia

O problema não é a falta de alternativa

O problema portanto não é que não haja alternativas. Há mas são todas piores e o mais importante é que há várias razões de peso para isso, concretamente num país como Portugal.
Eleições na Grécia

Veja aqui o que dizem todas as sondagens

Os resultados das quatro sondagens às bocas das urnas têm resultados diferentes, mas todas dão como possível uma maioria absoluta ao Syriza.
Eleições na Grécia

Costa: Grécia reflete fracasso da austeridade

343
António Costa congratula a Grécia pelas eleições que "obrigaram a Europa a refletir". E vê na vitória do Syriza "um sinal de mudança" que mostra como a austeridade "fracassou" enquanto estratégia.
Eleições na Grécia

No porto do Syriza, o Aurora anseia por um falhanço

Em Perama, subúrbio portuário de Atenas, há 50% de desemprego e 20% das casas não têm água ou luz. A crise fez crescer os neonazis. Já tentaram assassinar militantes comunistas e pescadores egípcios.
Eleições na Grécia

Tsipras faz coligação com a direita nacionalista

Com 99,8% dos votos Alexis Tsipras fechou acordo com os Gregos Independentes. Já tomou posse. Sem gravata.
Eleições na Grécia

Estes gregos não se viram gregos, e triunfaram

Um Nobel da Literatura, a criadora do Huffington Post ou o médico que revolucionou o diagnóstico do cancro nas mulheres. São todos gregos. E exemplos de sucesso.
Eleições na Grécia

"Com o Syriza no poder não há perigo de Grexit"

300
O eurodeputado do Syriza e vice-presidente do Parlamento Europeu disse ao Observador que o seu partido não é "um monstro". Syriza quer fazer reformas fiscais, na administração e na concorrência.
Eleições na Grécia

Quem vai governar a Grécia?

Da extrema-esquerda que pode ser Governo, ao antigo primeiro-ministro que volta com novo partido ao jornalista-celebridade que pode ser a chave da coligação, conheça os principais candidatos gregos.
Eleições na Grécia

As contas furadas da Grécia

Seis anos de recessão, uma taxa de desemprego acima de 25% e a dívida pública o triplo do permitido pelas regras europeias. Com as eleições no horizonte, os números não ajudam à causa da troika.
Eleições na Grécia

As coisas boas que a Grécia tem e deu ao mundo

Uma ilha onde as pessoas vivem muito ou uma expressão que se usa um pouco por tudo o mundo. A crise engoliu a Grécia nos últimos anos, mas o país tem, e já deu, várias coisas boas.
Eleições na Grécia

Samaras confia: indecisos votam na Nova Democracia

O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, afirmou hoje durante o dia de reflexão na Grécia que confia que "os 14% de indecisos" votarão no seu partido e darão a vitória à Nova Democracia.
Eleições na Grécia

Razões para ter esperança no Syriza

318
Sem deixar de lamentar o sofrimento adicional que um triunfo do Syriza provocará ao povo grego, a verdade é que a sua vitória, clara e democrática, é possivelmente o melhor que pode acontecer à Europa
Eleições na Grécia

Guia para seguir as eleições na Grécia

No domingo, cerca de 9,8 milhões de gregos serão chamados a decidir o futuro. Na frente das sondagens está o Syriza, anti-austeridade, seguido de perto pela Nova Democracia, do atual Governo.
Eleições na Grécia

Exarchia: O bairro sem governo está prestes a explodir

518
Exarchia, um bairro no centro de Atenas, é a capital mundial do anarquismo. À beira das eleições, os jovens que ameaçaram rebentar o Parlamento prometem uma reacção ainda mais dura se o Syriza falhar.
Eleições na Grécia

Gregos em Portugal não votam, mas têm opinião

Elias, George e Zacharoula vieram parar a Portugal por “amor”. São gregos que moram cá, mas com os olhos e coração no "Olimpo", nas eleições do próximo domingo.
Eleições na Grécia

PS vê com "simpatia" possível vitória do Syriza

605
Os socialistas acreditam que uma vitória do Syriza pode significar uma mudança na Europa não só para gregos, mas também para Portugal. E dizem ver "com simpatia" conferência sobre a dívida.
Eleições na Grécia

Bolsa de Atenas segue a subir mais de 5%

A bolsa grega valorizava-se hoje mais de 5%, depois do Banco Central europeu (BCE) ter anunciado um programa estímulos para apoiar a zona euro.
Eleições na Grécia

Rena Dourou, o rosto do Syriza que chegou ao poder

648
Quis aplicar um programa social e teve que negociar um orçamento com Bruxelas. A política da governadora de Ática, Rena Dourou, é um tubo de ensaio para um governo do Syriza.
Eleições na Grécia

Syriza: Vitória à vista, mas sem maioria absoluta

De acordo com a última sondagem, o Syriza segue com uma vantagem de 4 pontos percentuais sobre a Nova Democracia de Antonio Samaras. Mas esta vantagem não lhe dá a maioria absoluta.
Eleições na Grécia

Juncker pressiona Grécia a cumprir compromissos

Presidente da Comissão Europeia volta a mandar mensagens aos gregos. Bruxelas espera que a Grécia continue a cumprir os compromissos assumidos em troca dos dois resgates.
Eleições na Grécia

BPI preocupado com possível vitória do Syriza

379
Banco envia mensagem aos clientes onde alerta para a possível vitória do Syriza, um partido que qualifica como antieuropeu.
Eleições na Grécia

Grécia pode ter mais tempo para pagar a dívida

Ministro das Finanças da Grécia acena, a três dias das eleições, com mais uma extensão de maturidades, admitida também hoje pelo seu homólogo belga. Reestruturação da dívida nunca seria aceite, diz.
Eleições na Grécia

Bélgica não admite reestruturação na dívida grega

Ministro das Finanças da Bélgica considera que reestruturação na Grécia pode ditar o fim da zona euro, porque teria de ser estendida a países como Portugal, Irlanda e Espanha.
Eleições na Grécia

Choque de populismos

A democracia na Europa não começa nem acaba na Grécia. Há mais 27 democracias e estas tomam decisões que afectam a Grécia. Sabem porquê? Porque 80% da dívida grega resulta de empréstimos desses países
Eleições na Grécia

Que país era a Grécia antes da crise?

194
Cabeleireiras e massagistas eram profissões "árduas e insalubres" e davam direito a reforma aos 53 anos. Governos sucessivos eram incapazes de mudar um país que, ainda assim, merecia elogios do FMI.
Eleições na Grécia

Domingo próximo

Conforme aquilo que suceda quinta-feira no BCE e domingo na Grécia, assim todo o sul da Europa deveria rever os seus objectivos acerca do futuro que ambiciona ter na UE.
Eleições na Grécia

11 coisas que se dizem em Atenas

A quatro dias das eleições, parece certo que o Syriza – a Coligação de Esquerda Radical – vai ganhar. Resta saber por quanto. Nas pequenas ágoras de Atenas, os gregos discutem o futuro do país.
Eleições na Grécia

Na praça Sintagma há medo, revolta e esperança

Atenas, em frente ao Parlamento, cruzam-se de forma anónima várias visões da Grécia que convivem sob tensão, do conservadorismo ao protesto, da incredulidade à esperança.
Manuel Caldeira Cabral

Política do PS "é só ligeiramente diferente"

166
Conselheiro de António Costa explica, em entrevista, o que distingue a política económica do PS e da direita. Fala de uma nova fase na UE - também com o Syriza. E elogia a "prudência" do líder do PS.
Futuro da Grécia

A crónica de uma tragédia moderna /premium

207
Um filme de terror, o Titanic a caminho do iceberg ou a odisseia de Ulisses até Ítaca no regresso da guerra de Tróia. A tragédia grega moderna nas palavras dos próprios, que se recusa a terminar.
Eleições na Grécia

PS em Portugal enfrentou situação "mais fácil"

O vice-primeiro-ministro da Grécia disse que o PS enfrentou em Portugal uma situação "mais fácil" durante os anos de crise, mas que sempre se mostrou solidário com o seu homólogo grego, o Pasok.
Eleições na Grécia

Le Pen torce pelo Syriza de Alexis Tsipras

315
A líder da extrema-direita francesa fez uma declaração surpreendente: espera a vitória do partido da extrema-esquerda na Grécia.
Eleições na Grécia

Esta vida que se leva

É mais prudente desviar geograficamente uma boa parte das tensões e aflições de Bruxelas para Atenas: o mais delicado e complexo que há a fazer está do lado do Syriza e não das instituições europeias.
Zona Euro

Schäuble otimista quanto à estabilidade do euro

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou hoje, na Índia, que está otimista em relação à estabilidade económica da Europa e em particular da zona euro.
Bolsa

Bolsas europeias em alta, em semana decisiva na UE

As principais bolsas europeias abriram em alta, na semana que será marcada pelo novo passo do BCE e pelas eleições na Grécia.
Eleições na Grécia

Negociar dívida grega? Já há quem diga que sim

Na Europa começam a surgir sinais positivos para os gregos. França admite melhores condições para a dívida, Jucker garante permanência no euro e na Irlanda fala-se de uma conferência conjunta.
Comentário Político

Marcelo critica falta de visão da direita

Comentador acredita que a direita está a hipotecar as chances de vencer as eleições por falta de visão estratégica, num momento em que a liderança de António Costa não está a mostrar resultados.
Eleições na Grécia

Neonazis do Aurora Dourada podem concorrer 

Os neonazis do Aurora Dourada vão poder participar nas eleições legislativas na Grécia no próximo dia 25, anunciou o Supremo Tribunal grego.
Eleições na Grécia

A roleta grega

E se o Syriza não ganhar ou não conseguir fazer governo? Será a deflação política do Podemos, para não falar dos minis-Podemos portugueses e, quem sabe, se o fim das próprias excentricidades do PS.
Eleições na Grécia

Tsipras acusa credores de tortura orçamental

Líder do Syriza diz num jornal económico alemão que a dívida grega é impagável nas condições atuais, diz que vai gastar mais se chegar ao Governo, mas que os alemães não têm motivo de preocupação.
Zona Euro

Eleições na Grécia não influenciam planos do BCE

O membro francês do comité executivo do BCE, Benoit Coeuré, afirmou hoje que o programa para comprar dívida soberana está pronto, sublinhando que as eleições na Grécia não o vão influenciar.
Eleições na Grécia

Regling preocupado com eleições

O presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, admitiu hoje estar preocupado com as eleições na Grécia e defendeu que as reformas feitas pelo país devem continuar.
Eleições na Grécia

Bancos preparam-se para a saída da Grécia do euro

Alguns dos maiores bancos do mundo estarão a tirar o pó a planos com cerca de dois anos para a eventualidade da Grécia sair do euro, notícia o The Wall Street Journal.
Grécia

Bruxelas e o medo do Syriza

Se o Syriza vencer, quem perde é Bruxelas. Porque o que vai a votos não são só partidos, mas uma ideia de Europa da qual os gregos poderão prescindir.
Eleições na Grécia

O SPD, o Syriza e o PS

O SPD receia que uma vitória do Syriza possa reforçar a legitimidade da extrema-esquerda na política europeia. Estas análises podem parecer despropositadas mas elas existem na cabeças dos políticos.
Eleições na Grécia

A culpa não é sempre dos alemães

249
Na Grécia, a oligarquia, agora reforçada pelo Syriza, não luta pela independência, mas pela dependência. A culpa só será dos alemães se, mais uma vez, eles aceitarem a chantagem.
Futuro da Grécia

Hollande: Grécia deve respeitar compromissos

Presidente francês disse que os gregos são livres de escolher o seu destino, mas têm de respeitar os compromissos. Eleições na Grécia serão a 25 de janeiro próximo.
Eleições na Grécia

Alemanha: Grécia causa tensão no Governo Merkel

Continua a dar que falar a notícia da revista Der Spiegel, de que o Governo alemão estaria disposto a deixar a Grécia sair da zona euro caso o Syriza venha a vencer as eleições de 25 de janeiro.
Eleições na Grécia

Tsipras promete negociações "realistas" com UE

O líder do partido grego Syriza sublinhou que um Governo por ele dirigido negociará com os parceiros europeus "sobre uma base realista", exigindo "o perdão da maior parte da dívida".
Eleições

Eleições gregas decidem permanência na UE

O atual primeiro ministro grego, Antonis Samaras, alertou para o facto de no caso de Syrisa ganhar as eleições, antecipadas de 25 de janeiro, a permanência na UE poder estar em risco.
A página está a demorar muito tempo.