Norte

Macau, México, Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Espanha. Só em 2014, Paulo Furtado deu 99 concertos enquanto The Legendary Tigerman. Esta sexta-feira começa no Teatro Municipal de Vila Real uma digressão onde vai estar acompanhado por Paulo Segadães na bateria e João Cabrita no saxofone. No sábado, os três seguem para a Casa das Artes de Arcos de Valdevez.

Para quem gosta de dança, ou para quem se quer deixar conquistar por ela, começou esta quinta-feira o GUIdance, o festival internacional de dança contemporânea que, até 14 de fevereiro, leva a Guimarães vários espetáculos em estreia nacional e absoluta. Domingo às 22h0, por exemplo, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor acolhe, em estreia nacional, “Planites” da criadora grega Patricia Apergi. Os bilhetes custam entre três e dez euros.

Adeus, “Gata em Telhado de Zinco Quente“. A digressão desta peça original de Tennessee Williams, aqui adaptada pelos Artistas Unidos e Jorge Silva Melo, termina no Teatro Nacional São João, no Porto. Catarina Wallenstein e Rúben Gomes são os dois protagonistas que repetem um papel imortalizado por Elizabeth Taylor e Paul Newman no filme “Cat on a Hot Tin Roof”, de 1958. Em cena às quartas-feiras às 19h00, de quinta a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h00, até 22 de fevereiro. Os bilhetes custam entre 7,50 e 16 euros.

A primeira edição correu também que a Festa do Chocolate regressa ao Parque Basílio Teles, em Matosinhos, este sábado, com tudo a que os gulosos têm direito: pão de chocolate, chocolataria dos Açores, licores e compotas, queijo com chocolate e bebidas quentes feitas com chocolate. Aberta diariamente entre as 10h00 e as 20h00, até 17 de fevereiro. A entrada é livre.

the legendary tigerman, sbsr, super bock super rock 2014,

The Legendary Tigerman começa a digressão nacional esta sexta e sábado, em Vila Real e Arcos de Valdevez

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pode o Museu ser um Jardim? A pergunta é também o nome da nova exposição que o Museu de Serralves, no Porto, inaugura esta sexta-feira. A mostra inclui obras da Coleção de Serralves, de artistas como Jasper Johns, Vasco Araújo, Richard Artschwager, Stanley Brouwn, Fernando Calhau, Alberto Carneiro, Lourdes Castro, Rui Chafes, Luisa Cunha, Charles Darwin, Jan Dibbets e Luís Noronha da Costa.  A entrada custa 8,50 euros, mas no domingo de manhã o acesso é gratuito.

Ainda no Porto, Manuela Azevedo vai estar no Grande Auditório do Rivoli, sábado, às 21h30, com o também “Clã” Hélder Gonçalves e com os bailarinos Joana Castro e Valter Fernandes. O espetáculo chama-se “Coppia” e trata-se de uma criação musical e performativa que contou também com Victor Hugo Pontes, responsável pela direção cénica e cenografia. Os bilhetes custam 7,50 euros.

Centro

A doce Rita Redshoes calça os sapatos vermelhos e dirige-se para o Auditório de Espinho, esta sexta-feira à noite. As canções de Life Is A Second Of Love, saído em maio e pelo qual Rita garantiu ao Observador continuar apaixonada, vão ser as estrelas do alinhamento. Os bilhetes custam oito euros.

rita redshoes

Rita Redshoes vai cantar em Espinho

O Carnaval já começa a mexer em Ovar, um dos municípios onde mais se celebra o Entrudo. Este sábado às 21h30, por exemplo, decorre a caminhada noturna de Carnaval. A concentração é na Praça da República pelas 20h45 e a caminhada apresenta um percurso de cinco quilómetros, terminando no local de partida com uma atividade surpresa. Está na hora de começar a preparar os disfarces e as serpentinas.

Não são os Pink Floyd, mas é uma boa oportunidade para ouvir ao vivo pérolas como “Wish You Were Here” ou “Another Brick in the Wall”. No domingo, às 16h00, o Centro Comercial Alegro Castelo Branco recebe a banda The Great Gig para um concerto de tributo aos Pink Floyd. O espetáculo é gratuito e “irá percorrer alguns dos mais mediáticos êxitos da banda inglesa”, promete a organização.

Torres Vedras vai receber dois projetos musicais portugueses interessantes que valem a pena ser vistos e ouvidos, sábado, às 22h00. O primeiro é Sequin, projeto a solo de Ana Miró, cuja voz reconhecemos pela colaboração com Óscar Silva em Jibóia. O segundo é precisamente Jibóia, que em 2013 editou pela Lovers & Lollypops o primeiro EP, homónimo. Os bilhetes custam cinco euros.

Sul

A Perna Esquerda de Tchaikovski“. Assim se chama o espetáculo que estreou esta semana, no Teatro Camões, em Lisboa, e que o público vai poder ver até 15 de fevereiro, de quinta-feira a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h00. Com texto e encenação de Tiago Rodrigues e música original de Mário Laginha, a interpretação é da francesa Barbora Hruskova, bailarina da Companhia Nacional de Bailado. Bilhetes entre os cinco e os 25 euros.

Até já “escola de Paris”, olá pop art. As paredes e o chão do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, em Lisboa, despem-se dos clássicos e recebem, até dia 3 de maio, 49 obras de artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Jasper Johns, Tom Wesselmann e Robert Rauschenberg. A exposição “Sonnabend | Paris – New York” reúne algumas das primeiras obras da coleção histórica da Galeria Sonnabend de Paris, hoje na posse do português António Homem e que nos anos 60 confrontou pela primeira vez a Europa com este tipo de arte. Uma das famosas latas de sopa Campbell, que Andy Warhol tomou para objetos de arte e imortalizou em serigrafia, está lá, assim como as famosas interpretações de banda desenhada de Roy Lichtenstein. Os bilhetes custam cinco euros.

andy-warhol-Campbell-Soup-Can

Uma das famosas latas de sopa Campbell, de Andy Warhol, está em exposição em Lisboa

Se já pensou em lançar um livro, não pode perder este evento. O “Entre Linhas” é um encontro literário que vai mostrar em Cascais, este sábado e domingo, o que é, por exemplo, o “crowdpublishing”. Mas não só. Haverá oficinas de escrita criativa, discussões interpretativas, análise, leitura e produção de textos. O melhor é consultar o programa completo e pôr-se a caminho da vila.

Segurem-se, pãozeiros. A famosa cervejaria espanhola 100 Montaditos chegou ao Prícipe Real, em Lisboa, e todos querem provar o pão que os espanhóis amassaram. Cada baguete tem cerca de 13 centímetros, mas também há montaditos em pão chapata e até de chocolate. Os preços situam-se entre um e dois euros, as saladas custam 3,50 euros. Para quem tem dúvidas, o melhor é ver estas imagens da comida.

Da comida passamos para os doces. É que, até domingo, entre as 10h30 e as 21h30, o Campo Pequeno vai estar ocupado por cerca de 70 expositores dedicados ao cacau, no 2.º evento Chocolate em Lisboa. Há bombons, brigadeiros, crepes, chocolate quente, bolos e pastelaria fina, macarons, trufas e tabletes, vindos de 10 países diferentes, da Suíça a São Tomé e Príncipe, passando por Portugal. A acompanhar os doces haverá vinhos, frutos secos, especiarias, chás e frutas. Para quem ainda não domina o mundo das harmonizações, vão estar presentes chefs pasteleiros e mestres chocolateiros prontos a dar dicas sobre o que combina com cada chocolate e a fornecer algumas receitas gourmet, nos vários workshops, provas e demonstrações culinárias. A entrada no paraíso dos gulosos custa 3,50 euros.

De 6 a 17 de fevereiro, os restaurantes do concelho de Serpa, em Beja, vão promover o queijo como um dos ingredientes principais na confeção dos seus pratos, como antecipação da famosa Feira do Queijo, que só começa no final do mês. Oportunidade para conhecer mais sobre a gastronomia local, como queijo assado no forno, ou costeletas e batatinhas assadas no forno com queijo de ovelha amanteigado. Os restaurantes que aderiram à Semana Gastronómica do Queijo podem ser consultados aqui.