A 5.ª edição do festival internacional de dança contemporânea GUIdance regressa a Guimarães entre 5 e 14 de fevereiro. Pelo Centro Cultural Vila Flor e pela Plataforma das Artes e da Criatividade vão passar vários espetáculos em estreia.

Este ano, o GUIdance vai ser “um festival de estreias”, promete a organização, em comunicado. Algumas são estreias absolutas, nomeadamente entre criadores nacionais, “alguns deles ainda jovens, mas que simbolizam a enorme vitalidade da cena da dança contemporânea em Portugal e a sua desejada afirmação internacional”, refere a organização.

Isso mesmo vai poder ver-se na abertura na noite de abertura, 5 de fevereiro, às 22h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), com a estreia absoluta do espetáculo de André Mesquita, “Nostos (uma eventual penumbra deambiguidade)”. No dia seguinte, à mesma hora, no Pequeno Auditório do CCVF é a vez da estreia absoluta de “LAUF (in a course of a lifetime)”, pela mão de Silke Z./resistdance. & Deeper Drama que apresentam António Cabrita.

No sábado, a dança visita a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade. Às 18h00 a companhia Máquina Agradável apresenta “O Esplêndido”, a partirde Splendid’s de Jean Genet. Na mesma data, às 22h00, o Grande Auditório do CCVF acolhe, em estreia nacional, “Planites” da criadora grega Patricia Apergi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na semana seguinte, o GUIdance retoma a atividade no dia 12, quinta-feira. Às 22h00, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade recebe em estreia absoluta “432 Hz” deFilipa Peraltinha. No dia 13, também às 22h00, o Pequeno Auditório do CCVF é palco para apresentações em dose dupla: “bear me” de Cristina Planas Leitão e “Um Triste Ensaio Sobre a Beleza” de Mara Andrade.

No dia 14, às 18h00, na Black Box da Plataforma das Artes e daCriatividade mais uma estreia absoluta pelas mãos de João Martins que apresenta o seu “Projeto Continuado”. Para fechar o festival com chave de ouro, na mesma data às 22h00, o Grande Auditório do CCVF recebe, em estreia nacional, a obra de Tânia Carvalho, “A Tecedura do Caos”.

Tal como nas edições anteriores, o programa do GUIdance integra várias atividades paralelas como masterclasses, este ano orientadas por André Mesquita e Tânia Carvalho.

Os bilhetes para o GUIdance já estão à venda e custam entre três e dez euros. Existe a possibilidade de adquirir a assinatura por 35 euros para quem desejar assistir a todos os espetáculos da edição deste ano.