Desde que as agências espaciais começaram a utilizar as redes sociais para promover as suas missões, são diversas as imagens que nos têm feito repensar a maneira como imaginamos o nosso planeta. Mas e Portugal, como se vê do espaço?
Um astronauta da Estação Espacial Internacional publicou nesta segunda-feira no Instagram uma imagem da Península Ibérica vista da estação. O resultado impressiona: uma espiral de luzes amarelas sobrepõe-se às nuvens e ao oceano e delimita o contorno dos territórios de Portugal e Espanha.
http://instagram.com/p/y5QWVXtPsd/?modal=true
Na imagem, é possível identificar no canto inferior o norte do continente africano. A Península Ibérica é vista da costa do mar Mediterrâneo para trás. No centro, encontra-se a cidade de Madrid representada pelo ponto amarelo de maior intensidade. No fundo, vê-se o estreito de Gibraltar quase a tocar a África, seguida da costa algarvia até as luzes da cidade de Lisboa. O astronauta brinca na legenda com a perspetiva da imagem. “Espanha parece que está flutuando para fora da África”, escreve.
Esta não é a primeira vez que a equipa da Estação Espacial Internacional publica imagens a partir do espaço. Nesta terça-feira, o comandante da estação Barry “Butch” Wilmore publicou no canal oficial da missão no Youtube um vídeo do momento de encontro da aurora boreal com o amanhecer na costa leste do continente americano.
Durante os 15 segundos do vídeo, vemos como a luz esverdeada da aurora boreal recua à medida que amanhece, enquanto o veículo espacial sobrevoa os diversos pontos luminosos do mapa que representam cidades como Washington D.C., Baltimore, Nova Iorque e Boston. Vídeos e imagens da equipa têm sido publicados ativamente desde novembro de 2014, quando foi iniciada a missão número 42 da estação.