Sistema Solar

Charuto Oumuamua foi enviado para espiar a Terra?

1.024
É só uma hipótese, mas um estudo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sobre o objeto interstelar 'Oumuamua, que passou no sistema solar em 2017, diz que pode ter tido uma origem "artificial".
Sistema Solar

O que fazem criações portuguesas em Mercúrio?

Dois dos instrumentos que vão para Mercúrio descobrir mais sobre o Sistema Solar foram desenvolvidos por portugueses. BepiColombo é das missões mais ambiciosas do momento. Vai ser lançada no sábado.
Astronomia

Muitos exoplanetas podem ter água

Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia.

Descoberto primeiro asteroide extrassolar

Um grupo de cientistas descobriu o primeiro asteroide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira.
Planetas

Diamantes de meteorito são de planeta desaparecido

Um estudo publicado na Nature Communications revela que os diamantes encontrados no meteorito que caiu no deserto em 2008 são de um planeta que terá existido antes daqueles que conhecemos hoje.
Marte

Marte tem depósitos de água gelada

O gelo encontrado em Marte pode ser uma fonte útil de água para futuras missões humanas no planeta, para além de poder conservar vestígios da evolução do clima e influenciar a sua 'habitabilidade'.

Dois meteoritos contêm 'ingredientes da vida'

Dois meteoritos são constituídos aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água. Os pequenos cristais que contêm estes 'ingredientes da vida' são mais finos do que um fio de cabelo.
Espaço

'Oumuamua' não é mais do que uma rocha

'Oumuamua' está a ser monitorizado pelo Green Bank Telescope desde quarta-feira. Os cientistas dizem que não veem quaisquer sinais a serem emitidos continuamente pelo misterioso corpo.
Espaço

Misterioso 'Oumuamua' está a ser seguido

O mais potente telescópio do mundo, na Virgínia, Estados Unidos, está a tentar detetar sinais de rádio do mais recente e misterioso objeto que entrou no nosso sistema solar, o 'Oumuamua'.

'Oumuamua, o primeiro visitante da Via Láctea

A 19 de outubro, no Havai, os astrónomos julgavam estar a ver um cometa igual a tantos outros. Mas, afinal, era 'Oumuamua: o primeiro objeto interestelar a atravessar o nosso sistema solar.

A NASA vai "tocar o sol" em 2024

A agência norte-americana vai enviar uma sonda rumo ao Sol em 2018 para estudar as tempestades solares. Será a primeira missão a entrar na atmosfera do Sol.

Os 5 planetas visíveis vão alinhar-se ao amanhecer

3.820
Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno vão alinhar-se todas as manhãs entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro. Mas para ver o planeta mais pequeno do Sistema Solar vai precisar de uns binóculos.
Astronomia

Pode haver um novo planeta no sistema solar

Novos cálculos trazem a possibilidade de um novo planeta gigante na parte mais exterior sistema solar. O "Planeta Nove" pode ter 10 vezes a massa da Terra e influenciar os corpos da Cintura de Kuiper.
Espaço

Recuperado meteorito mais velho do que a Terra

Uma equipa de investigadores australianos teve uma véspera de ano novo diferente: andaram num lago cheio de lama à procura de um meteorito com 4,5 mil milhões de anos.
Sistema Solar

Vídeo: o sistema solar à escala

Dois amigos decidiram construir uma réplica do sistema solar, à escala. Ocuparam sete quilómetros de espaço no deserto do Nevada. E colocaram toda a experiência num vídeo que vale a pena ver.
Sistema Solar

O passado e o presente da exploração espacial em imagens

Tudo começou em Marte. A seguir alunámos. E a partir daí atravessámos o Sistema Solar até Plutão. No caminho foram recolhidas imagens aproximadas dos corpos celestes à volta do Sol.

Planeta gémeo de Júpiter orbita estrela parecida ao Sol

A descoberta deste 'planeta gémeo' de Júpiter "é um marco importante", uma vez que pode indiciar a presença de um sistema planetário idêntico ao Sistema Solar
Sol

NASA descobre todas as cores visíveis do Sol

A NASA concluiu que a luz branca emitida pelo Sol é, na verdade, uma mistura de quase todas as cores visíveis.
Exploração Espacial

"Pirâmide" encontrada no solo do planeta Ceres?

Depois dos misteriosos pontos brilhantes encontrados nas crateras de Ceres, foi descoberta uma rocha de forma piramidal no maior planeta anão da Cintura de Asteróides. E as teses já são muitas.

Vídeo: New Horizons está quase a chegar a Plutão

Nunca fomos tão longe na exploração do sistema solar. A 14 de julho a missão New Horizons chega (perto) de Plutão. A NASA recorda toda as suas viagens ao espaço num vídeo (brutal) de 2m52s.

Saturno: o anel é 500 vezes maior que o planeta

Saturno é conhecido pelos seus anéis. Phoebe, anel descoberto em 2009, é o maior deles, mas só agora se verificou o seu verdadeiro tamanho: 500 vezes maior do que Saturno.

Vida na Terra. A culpa é da rebeldia de Júpiter

O planeta gigante do Sistema Solar entrou em rota colisão com o Sol. Ao arrastar os corpos celestes que encontrou no caminho, acabou por criar condições para a vida na terra. A teoria vem dos EUA.
Astronomia

Haverá mais dois planetas no Sistema Solar?

Os investigadores propõem que se os planetas anões e os cometas que viajam para lá de Neptuno descrevem órbitas estranhas poderão estar influenciados por planetas gigantes ainda desconhecidos.
Astrofísica

Existem mais planetas no sistema solar?

A busca por planetas fora da órbita de Neptuno mantém-se. As órbitas de Sedna e Binde podem revelar a existência do “Planeta X”, mas há astrónomos que preferem ser mais cautelosos.
Fotogaleria

Qual o tamanho dos planetas do sistema solar?

Pode ser difícil compreender o verdadeiro tamanho dos astros do sistema solar, mas para ajudar, John Brady criou uma série de imagens que comparam planetas como Júpiter ou Marte com a Terra.
Espaço

Tempestade solar atinge a Terra esta sexta-feira

Prováveis consequências nos sistemas de comunicação por satélite são a maior preocupação. Uma tempestade de outra dimensão poderia, contudo, ter efeitos devastadores para a vida na Terra.