O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, visita hoje a maior feira de calçada do mundo, a MICAM, em Milão, e onde estão representadas 84 empresas portuguesas.

De acordo com a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), “Portugal continua a reforçar a presença na maior feira de calçado do mundo” e, no total de mais de 1600 expositores de cerca de 50 países, a delegação nacional será a segunda maior estrangeira na feira, apenas ultrapassada pela Espanha.

Nesta edição da MICAM – que pela primeira vez decorre em fevereiro, numa lógica de antecipação de datas que se tem vindo a verificar no plano internacional – das 84 empresas de calçado portuguesa presentes, sete são estreantes, estando assim a iniciar o processo de internacionalização

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da APICCAPS, Paulo Gonçalves, sublinhou que “a presença na MICAM é fundamental” uma vez que se trata do “maior e mais prestigiado certame profissional do mundo que permite contactar tanto com potenciais compradores europeus, como de praticamente todo o mundo”.

Segundo dados da APICCAPS, as exportações portuguesas de calçado crescerem 7,7% em 2014, tendo sido o quinto ano consecutivo de crescimento, que atingiu “um novo máximo histórico”.

Em 2014, Portugal exportou “sensivelmente 90 milhões de pares de calçado, no valor de 1.870 milhões de euros”, acrescenta.

Na última edição da MICAM, em agosto, a APICCAPS estabeleceu o objetivo dos 2.000 milhões de euros de exportações este anos, pretendendo ainda reforçar a mão-de-obra em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR