Tem uma varanda? Um terraço? Um pátio? E não sabe o que lhes fazer? Este é o momento certo para renovar, e florir, o seu espaço. Porquê? Porque sábado, dia 21 de fevereiro, vai ter lugar um curso sobre como dar vida a varandas, no Horto do Campo Grande, em Lisboa, organizado pela Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

E se já está a pensar no dinheiro que se gasta a comprar plantas que fiquem bonitas em casa, na sua fragilidade e tempo de vida limitado, é aqui que a Associação atua – no dia 21, além de aprender a escolher as plantas certas e a comprar em função das características físicas do seu espaço e do tempo que tem para tratar dele, vai aprender a cuidar de um jardim (regar, adubar, podar… e todas estas funções que nos parecem chinês), a criar floreiras que se mantenham ao longo do ano e a evitar erros que acabam por custar caro. E, se está interessado numa pequena horta em casa, também lhe vão ajudar a montar uma. É todo um mundo mas, num só dia, poderá aprender o suficiente para transformar o seu espaço abandonado num lugar de natureza e harmonia.

De acordo com a Associação Americana de Terapia Hortícola, trabalhar com plantas ajuda a desenvolver os sentidos, influencia a saúde física e mental, eleva a auto-estima, melhora a concentração, a motivação, a resistência no trabalho e é uma boa alternativa contra as doenças típicas da cidade – obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose e cancro. Razões mais do que suficientes para criar, agora mesmo, o seu próprio local de bem-estar físico e psicológico dentro de casa.

Se já está entusiasmado, saiba que, para 2015, a Associação tem também programadas viagens à Madeira, aos Açores e ao Japão, para explorar o tema dos jardins como fonte de bem-estar. E, já no dia 28 de fevereiro, vai haver uma visita ao Convento da Arrábida e ao seu jardim histórico. Atividades que procuram ensinar, inspirar e dar a conhecer todo este universo dos jardins.

Para informações e inscrições:
geral@jardinshistoricos.pt; 96 967 37 50; www.jardinshistoricos.pt. Preço da visita de dia 28 de fevereiro ao Convento da Arrábida: 35€ (visita + almoço); preço do curso de dia 21 de fevereiro: 40€ (das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR