1. A Conchanata foi fundada em 1948 pelos italianos Quintílio e Alfo Tarlattini, avô e pai, respetivamente, de Michele Tarlattini, o atual dono.

2. É o sorridente Michele que faz os gelados. E fá-los sozinho, de forma totalmente manual. Ei-lo a apresentar uma taça super Conchanata, em formato take-away.

michele

Para além de dono da gelataria, Michele também é dono de um bigode invejável.

3. Apesar de ser conhecida apenas como Conchanata, o nome oficial da gelataria é Gelados Itália Conchanata. Como o ex-líbris da casa é a famosa taça homónima, a designação simplificou-se e se falar de Gelados Itália, poucos saberão do que se trata.

4. Além da loja da Avenida da Igreja, em Alvalade, a família teve também, mas só durante alguns anos, um quiosque na Avenida de Berna, de nome La Conchanata.

5. A taça Conchanata, a criação perfeita da casa, é de autoria de Alfo e Lisette Tarlattini, os pais de Michele. É servida numa taça em forma de concha, com quatro bolas de gelado, três à escolha e uma de nata, todas cobertas com molho de morango.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

conchanata taça

O exemplo de uma Conchanata acabada de servir.

6. Desde a sua criação que a taça Conchanata nunca saiu do menu. O que saiu foi a Conchanata Familiar, composta por litro e meio de gelado de nata e molho de morango, servidos em embalagem isotérmica para levar. A procura era de tal forma elevada que Michele não conseguia assegurar a procura, razão pela qual se viu forçado a suspender essa venda. Sobreviveu a Conchanata tradicional descrita atrás, também servida em copo isotérmico para o caso de se pretender levar para casa.

7. Outra opção famosa que também tinha deixado de constar do menu e que voltou no outono passado foi o waffle com molho e gelado, após pedidos (bem insistentes, ao que consta) de clientes e amigos.

8. Atualmente, há 18 sabores disponíveis sendo que, segundo os responsáveis, todos têm a mesma procura, não havendo nenhum que se destaque dos demais.

gelado manga

Gelado de manga em pleno processo de fabrico.

9. Todos os gelados da Conchanata são isentos de glúten e os gelados de fruta, com exceção do coco, não contêm lactose ou ovos. Boas notícias, portanto, para quem sofre de restrições alimentares.

10. Desde 2004 que o preço dos gelados não aumenta. A situação repete-se este ano. Ou seja, um cone com duas bolas fica por 2,50€ e uma Conchanata custa 4€.

Nome: Gelados Itália Conchanata
Morada: Avenida da Igreja, 28A, Alvalade, Lisboa.
Telefone: 21 849 1741
Horário: De terça a domingo das 14h00 às 22h00