Foi identificado esta sexta-feira um novo caso suspeito de Ébola no hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, mas afinal trata-se de um caso de malária – doença com sintomas semelhantes ao ébola. A paciente foi já tinha sido transferida para o Curry Cabral, hospital de referência na zona de Lisboa. Este foi o nono caso suspeito de infeção com o vírus do ébola em Portugal.

O novo caso foi avançado pelo Jornal de Notícias, que escreve que o paciente esteve recentemente na Guiné-Conacri, um país que se encontra entre os que têm maior risco de contágio da doença. Apesar de o jornal referir que há “forte suspeita” de infeção, ao Observador, Francisco George, diretor-geral de Saúde, disse que a suspeita estava ao mesmo nível dos casos anteriormente detetados no país e que acabaram por não se confirmar.

O Observador apurou junto da DGS que se trata de uma mulher, de 30 anos, proveniente da Guiné-Conacri e que veio visitar o marido que está a trabalhar em Portugal. A mulher está em Portugal desde dia 11. Fonte da DGS não soube adiantar quando a mulher entrou em Portugal, acrescentando apenas que chegou ao Hospital do Barreiro com sintomas de febre e dores de barriga. Por se enquadrar nos casos suspeitos de ébola foi encaminhada para o Curry Cabral, um dos hospitais no País preparado para receber este tipo de suspeitas.

O gabinete de comunicação do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo adiantou ao Observador que “o serviço de urgência geral está e sempre esteve a funcionar em pleno”, explicando que “a porta principal de acesso ao serviço está encerrada, de acordo com o que está definido no protocolo, mas os utentes entram por outra porta, sendo atendidos normalmente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O material colhido à paciente foi analisado no Instituto Ricardo Jorge, onde foi sujeito a análise e contra-análise, consoante está patente na fotografia a que o Observador teve acesso.

IMG_0515

O resultado da análise foi conhecido durante esta noite, mostrando tratar-se de um caso de malária. Em Portugal, ainda não houve nenhum caso confirmado de vírus ébola.