Se o leite materno é tido como o melhor alimento para a criança crescer forte e saudável, também ajuda os adultos ganhar músculo? Alguns praticantes de musculação dizem que sim. A novidade chega através do Telegraph que conta os recentes casos nos EUA e no Reino Unido.

Troy Martin, membro do ginásio americano TM Fitness, diz ter conhecimento de muitos praticantes de musculação que estão a beber leite materno porque tem mais proteínas e ajuda mais rapidamente a ganhar massa muscular do que o leite de vaca. Outros acreditam ainda que as hormonas do crescimento presentes no leite materno ajudam nos treinos de força.

O treinador de fitness diz ao Telegraph que “há outras formas de melhorar a performance física, como os suplementos de nutrição, sem ser preciso o leite materno”. A precaução deve existir, especialmente não sabendo a origem desse leite. E isto porque muitos dos adeptos do suplemento materno vão buscá-lo ao site Only the Breast – uma comunidade de compra, venda e doação de leite materno.

Tendo em conta o aumento da procura, alguns especialistas já alertaram para “alguns riscos”, como contrair algumas doenças: Hepatite B, Hepatite C e HIV. O Only The Breast assegura que analisa e pasteuriza todas as doações.

A porta-voz da Fundação Nacional para a Nutrição do Reino Unido não tem dúvidas: “O leite materno é designado especificamente para responder às necessidades dos bebés e tem toda as vitaminas e minerais que eles precisam para crescer”. Para eles, não para os músculos dos adultos. “Não é indicado para ajudar na saúde dos adultos”. É a experiência dos bodybuilders que dita a defesa do leite materno para potencializar o treino. Estudos ou dados que comprovem a tese ainda não existem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR