O senador republicano do Texas Ted Cruz anunciou esta segunda-feira, no Twitter, que pretende candidatar-se à Presidência dos Estados Unidos em 2016. O site norte-americano Politico tratou de reunir alguns dos momentos mais polémicos do membro do movimento ultraconservador Tea Party.

Um deles foi quando Ted Cruz, perante uma plateia de árabes cristãos que o vaiavam em Washington, decidiu apelar ao apoio a Israel. “Fico triste por ver que alguns de vocês aqui, não todos, mas alguns, estão tão consumidos pelo ódio… Se não estão com Israel e com os judeus, então não estou com vocês“, disse.

Tal como o partido Republicano, Ted Cruz opõe-se ao Obamacare, plano de saúde criado durante a presidência de Barack Obama. Em setembro de 2013, para incentivar as pessoas a não desistirem de lutar contra este plano, Ted Cruz lembrou a frase de um ex-primeiro-ministro britânico, Neville Chamberlain: “Aceita os nazis. Sim, eles vão dominar o continente europeu, mas isso não é um problema nosso. Vamos apaziguá-los. Porquê? Porque isso não pode ser feito. De forma alguma poderemos estar contra eles”.

Numa entrevista ao The Daily Caller, Ted Cruz partilhou o que achava sobre Barack Obama. “Acho que o Presidente Obama é o Presidente mais radical que esta nação já viu… Em particular, acho que ele é um verdadeiro crente do controlo governamental da economia e da nossa vida quotidiana. Na minha ótica, estamos perante o que eu considero ser a batalha épica da nossa geração, literalmente a batalha sobre se continuamos a ser uma nação de mercado livre“.

Cético em relação às alterações climáticas enquanto ameaça, Ted Cruz recordou um exemplo concreto em entrevista à CNN: “Sabe, nos anos 70 — Eu lembro-me dos anos 70, diziam-nos que havia arrefecimento global. E diziam a toda a gente que o arrefecimento global era um problema grande e real… O problema das alterações climáticas é que não houve um dia na história mundial em que o clima não esteja a alterar“. Para Ted Cruz, nos últimos 15 anos não se verificou nenhum aquecimento”.

Sobre o antigo Senador Chuck Hagel, durante as audições para a sua nomeação a secretário da Defesa, Ted Cruz mostrou desconfianças: “Não sabemos, por exemplo, se ele recebeu compensações monetárias por discursar perante grupos extremistas ou radicais… É no mínimo relevante saber se os 200 mil dólares que ele depositou na sua conta bancária vieram diretamente da Arábia Saudita, se vieram diretamente da Coreia do Norte”. Mais: “A nomeação de Hagel foi publicamente celebrada pelo Governo iraniano — certamente uma ocorrência sem precedentes para um nomeado a secretário de Defesa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR