790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Adeus, campeã: Naide Gomes termina a carreira

Este artigo tem mais de 5 anos

A antiga campeão mundial de Pentatlo (2004) e de salto em comprimento (2008) anunciou esta quinta-feira, aos 35 anos, o final da carreira. Naide Gomes não competia desde 2013.

Naide Gomes representava o Sporting Clube de Portugal desde 1998
i

Naide Gomes representava o Sporting Clube de Portugal desde 1998

PETER PARKS/AFP/Getty Images

Naide Gomes representava o Sporting Clube de Portugal desde 1998

PETER PARKS/AFP/Getty Images

Já não pisava as pistas desde 2013, incapaz de se livrar de uma série de lesões que a foram impedindo de competir. Por isso, aos 35 anos, Naide Gomes decidiu parar. A antiga campeã do Mundo em duas provas de atletismo distintas revelou esta quinta-feira que, “depois de longos e muitos anos de sucessos”, resolveu terminar uma carreira que lhe deu 10 medalhas e participações nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, representando São Tomé e Príncipe, e de Atenas (2004) e Pequim (2008), por Portugal.

A atleta fez o anúncio esta tarde, em conferência de imprensa, e ao lado de Abreu Matos, o treinador que sempre a acompanhou e atual responsável técnico pelo núcleo de atletismo do Sporting Clube de Portugal, clube que Naide Gomes representava desde 1998. “Convidei-vos para anunciar que nós terminámos a nossa carreira, depois de longos anos e de muitos sucessos e também insucessos. Já chorei muito, já ri muito, mas principalmente rimos juntos. Vivemos grandes momentos”, disse a atleta.

ZURICH, SWITZERLAND - AUGUST 19:  Naide Gomes of Portugal competes during the women's long jump during the Iaaf Diamond League meeting at the Letzigrund Stadium on August 19, 2010 in Zurich, Switzerland.  (Photo by Michael Steele/Getty Images)

Naide Gomes venceu a primeira medalha internacional em 2002, quando ganhou a Prata em Viena, na Áustria, na prova de pentatlo do Campeonato Europeu de Pista Coberta

Em janeiro, aquando da inauguração de uma loja da Adidas, marca que a patrocina, Naide Gomes já hesitara em anunciar uma data para regressar à competição, da qual estava ausente desde 2013. “Não posso dizer se voltarei. Neste momento, não tenho dores no pé, mas surgiu outro problema no joelho, que me impede de treinar”, revelou, na altura. Em 2012, a atleta falhou os Jogos Olímpicos de Londres devido a uma rutura no tendão de Aquiles.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nascida em São Tomé e Príncipe e residente, desde os 11 anos, em Portugal, a atleta ingressou no Sporting em 1998. Dois anos depois participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em Sydney, na Austrália, representando o país natal nas eliminatórias dos 100 metros barreiras. Conclui o processo de naturalização em 2001 e no ano seguinte compete no Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena, na Áustria, ganhando a Medalha de Prata na prova de Pentatlo (lançamento do disco, do dardo, salto em comprimento, corrida e luta grega). Em 2004 é campeã nacional nessa categoria e, no mesmo ano, vai aos Jogos Olímpicos de Atenas fazer um 6.º lugar no Heptatlo.

Obrigado Naide pelo exemplo que foste para mim e para todos os atletas. Eu tive a oportunidade de te ver saltar ao...

Posted by Nelson Évora on Thursday, 26 March 2015

Em 2005 conquista a primeira Medalha de Ouro nos Europeus de Pista Coberta em Madrid, Espanha, no salto em comprimento, modalidade na qual se especializa. Em 2006, em Helsínquia, na Finlândia, acaba em 5.º posto nos Mundiais de Pista. Na Suécia, em Gotemburgo, é Medalha de Prata no Europeu de Pista Coberta e, depois, volta a ser Prata no salto em comprimento na Taça do Mundo que se realiza em Atenas, capital grega. Em 2007 e 2008 arrecada as duas últimas Medalhas de Ouro da carreira — no Campeonato do Mundo de Atletismo de Birmingham, Inglaterra, e no Mundial de Pista Coberta em Valência, Espanha.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, os últimos em que Naide Gomes participa, fica-se pela fase de qualificação do salto em comprimento. Consegue ainda vencer três Medalhas de Prata: logra-o em 2010, nos Mundiais de Pista Coberta de Doha, no Qatar, e nos Europeus de Pista em Barcelona, Espanha, e depois em 2011, no Campeonato Europeu de Pista Coberta realizado em Paris, capital francesa. Pelo meio de tudo isto, Naide Gomes foi 17 vezes campeã nacional do salto em comprimento, entre 1997 e 2013.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora