A Google está prestes a ser acusada de competição desleal na área das pesquisas online e pode vir a ser multada em mais de 5.5 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 10% das receitas anuais da empresa, segundo os resultados de 2014.

A queixa foi feita pela Direção-Geral da Concorrência da União Europeia (DGComp), autoridade da Comissão Europeia que controla práticas anticoncorrenciais e que tem estado a investigar a Google desde 2010. A Comissão Europeia entrou em contacto com as empresas que apresentaram queixas para obter permissão de divulgar documentos confidenciais. Esta ação sustenta a hipótese de uma possível acusação.

Um dos exemplos apontados da competição desleal da Google está na forma como apresenta os resultados de uma pesquisa. Os sites que comparam preços acusam a Google de destacar a Google Shopping e a relegar os seus rivais a posições muito baixas.

De acordo com o Wall Street Journal, a Google negou qualquer competição desleal. Kent Walker, jurista da Google, enumerou vários projetos falhados, como a Google + ou a Street View, como provas que as leis da competição trabalham.

Ainda é possível existir um acordo entre DGComp e Google. Caso a Comissão Europeia decida avançar com a acusação, a Google poderá ainda recorrer. A multa em causa pode ultrapassar a da Microsoft em 2008, no valor de 1,23 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR