A Microsoft associou-se à empresa dinamarquesa Specialisterne e está a contratar pessoas com autismo. A multinacional pretende assim preencher cargos a tempo inteiro na sua sede em Redmond, Washington (EUA).

A Specialisterne é uma firma composta maioritariamente por trabalhadores com autismo e opera, principalmente, na área da consultoria, testes de software, programação e transcrição de dados para os setores público e privado.

Num artigo publicado no blogue oficial da empresa, Mary Ellen Smith, vice-presidente corporativa da Microsoft, diz que a multinacional “tem o compromisso de permitir que as pessoas com deficiência possam ser bem sucedidas por um longo período de tempo”, acrescentando que “as pessoas com autismo representam uma foça da qual precisamos na Microsoft”.

Este programa surge no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, comemorado na passada quinta-feira, 2 de abril. De acordo com o site  Mashable, a empresa de software alemã SAP criou um programa semelhante em 2013, também em parceria com a Specialisterne.

O autismo é um distúrbio neurológico genético, que afeta principalmente as habilidades comunicacionais e de interação social. Apesar de existirem diversas síndromes no espetro do autismo, é comum observar-se nos autistas comportamentos repetitivos ou uma interação social demasiado restrita. Por outro lado, o autismo está muitas vezes associado a altos quocientes de inteligência (QI).

(Editado por Diogo Queiroz de Andrade)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR