É requintada, esbelta e sofisticada. Chama-se Fuoriserie e é uma bicicleta da Pininfarina, uma empresa de design que trabalha com a Ferrari há sessenta anos. Agora, a empresa italiana embrenhou-se em novas aventuras e apresentou a bicicleta em conjunto com o o bólide com o mesmo nome no evento “Like Bike”, em Monte Carlo. As características são avançadas pelo BBC.

Furiserie é clássica, mas os materiais e técnicas são adequados aos tempos modernos. Os bancos e punhos foram inspirados no cabriolet Lancia Astura Bocca de 1936 e são produzidos em couro trançado. O corpo da bicicleta era composto por tubos de aço soldado à mão, com acabamentos e revestimento em madeira de silva. Tem ainda um motor elétrico de pequenas dimensões que não só aumenta o impulso da bicicleta, como permite carregar o telemóvel enquanto passeia. Em suma, são 9 mil euros de bicicleta. E só vão ser construídas trinta.

O outro projeto da Pininfarina é um bólide muito pequeno com pedais que o tornam ideal para corridas entre crianças. O corpo do carro é composto por fibra de carbono prateada, pincelado de preto e vermelho néon e as peças mecânicas do Fuoriserie Micro-Bolide são feitas de titânio e alumínio. O número 85 estampado no bólide faz referência ao aniversário da Pininfarina.

O preço deste carro ainda está por calcular, mas só o pedal custa cerca de 21 mil euros. Paolo Trevisan, gestor do design, diz que “cada projeto tem os seus próprios desafios. Através de um estudo profundo das proporções e pormenores, representámos a linguagem do design da Pininfarina”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR