As autoridades inglesas estão à procura de uma mulher de 33 anos que saiu do Reino Unido com os dois filhos menores para se juntar aos jihadistas do Estado Islâmico. Rehana Begum Islam abandonou o marido com quem vivia há 14 anos na noite passada. Amigos da mulher relatam que esta levava o tempo a rezar e na internet.

Rehana Islam saiu da casa onde morava em Enfiel com destino a Istambul, na Turquia e as autoridades estão agora a procurá-la naquele país. De acordo com a BBC, a polícia dos dois países estão em contacto para poder identificar a mulher antes que esta chegue à Síria, o destino final de Rehana.

As notícias sobre a partida da britânica dão conta que terá saído de casa acompanhada pelos dois filhos: um menino de 8 anos e uma menina de 3 anos. O marido, devastado pelo abandono, falou à imprensa britânica, mas não deu muitos pormenores. Disse apenas que não via os filhos há mais de um mês e que não sabia dos planos da mulher.

Uma amiga da mulher de 33 anos contou à BBC que Rehana estava deprimida e que lhe disse que ia até ao país de Gales porque “precisava de descansar”. A mulher conta que a amiga saiu de casa com uma pequena mala como se fosse de fim de semana. Na descrição que fez à BBC, disse ainda que Rehana estava deprimida e que rezava bastante. “Quando não rezava, lia livros ou navegava na internet”, acrescentou.

A mulher saiu da casa enquanto o marido estava a trabalhar. Numa casa no jardim do casal, onde a família morava, foi encontrada a expressão: “Guerra santa”.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR