Islão

Israel

Chegada de africanos é ameaça "pior" que jihadismo

117
Primeiro-ministro de Israel falou sobre a barreira eletrónica na fronteira com o Egipto, dizendo que salvou de "ataques de terroristas" e, "pior", da chegada "maciça de imigrantes africanos ilegais".
Estados Unidos da América

Mães ensinam filhos a odiar muçulmanos

"Adoradores de Satanás", "Cheiram a bode". Duas mulheres levaram os filhos a uma mesquita e ridicularizaram o Islão. Queriam ensinar as crianças a serem "americanos patriotas. Filmaram tudo.
Islão

EUA. Polícia manda muçulmanas tirar hijab

485
A polícia obrigou duas muçulmanas, que foram detidas por violar ordens de restrição, a tirar o hijab para a fotografia da esquadra. As mulheres decidiram processar a cidade.
António Guterres

Investimento na diversidade "tem de continuar"

O secretário-geral da ONU afirmou que o investimento de Portugal na diversidade tem de continuar com "grande persistência", lembrando que subsistem no país manifestações xenófobas e racistas.
Islão

Marcelo condecora Comunidade Islâmica de Lisboa

2.502
O Presidente da República condecorou a Comunidade Islâmica de Lisboa com a Ordem da Liberdade, numa cerimónia em que se assinalaram os seus 50 anos.
Islão

Muçulmanos também pedem lei para serem portugueses

2.602
O reitor da maior universidade islâmica do mundo defendeu que Portugal deve dar aos descendentes dos muçulmanos expulsos após a reconquista cristã os mesmos direitos que concede aos judeus sefarditas.
Islão

Comunidade Islâmica de Lisboa celebra 50 anos

António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Religião

Comunidade Islâmica celebra 50 anos com Guterres

141
António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Nigéria

Nigéria. 110 raparigas raptadas pelo Boko Haram

216
110 raparigas estão desaparecidas depois de um novo rapto do grupo jihadista Boko Haram. Desde 2009, os terroristas já mataram 20.000 pessoas e obrigaram 2 milhões a sair das suas casas.
Assédio Sexual

Meca. Mulheres muçulmanas denunciam assédio sexual

680
Mulheres muçulmanas começaram a denunciar, através das redes sociais, casos de assédio sexual durante a peregrinação a Meca, o lugar mais sagrado para o islão.
Síria

36 mortos em ataques a zona jihadista na Síria

Vários bombardeamentos na região de Goutha oriental, na Síria, fizeram 36 mortos, incluindo dez crianças. Goutha oriental é um dos últimos bastiões jihadistas no país.
Alemanha

Líder do partido anti-Islão converte-se ao Islão

1.296
Arthur Wagner, um dos mais destacados membros do partido Alternativa para a Alemanha, que tem como lema "O Islão Não Tem Lugar na Alemanha", converteu-se ao islão.
Jihadismo

França quer que jihadistas sejam julgadas na Síria

Pelo menos duas jihadistas francesas, entre as quais Emilie König, detidas pelas forças curdas na Síria pediram recentemente para serem transferidas e julgadas em França.
Xadrez

Campeã do mundo recusa mundial na Arábia Saudita

9.383
Anna Muzychuk diz que não quer ser obrigada a usar traje islâmico, a andar sempre acompanhada na rua e a ser "uma criatura secundária". Xadrezista ucraniana vai perder os títulos de campeã do mundo.
Presidente Trump

Trump partilha vídeos de grupo de extrema direita

230
Nos vídeos veem-se atos de agressão e vandalismo que, segundo a líder do movimento de extrema direita, são levados a cabo por muçulmanos. Partilha no Twitter entendida como mensagem anti-islâmica.
Egito

Egito. Sobreviventes contam como foi o ataque

O ataque a uma mesquita no norte do Sinai fez 305 mortos e ainda não foi reivindicado. Nenhum dos sobreviventes deu o nome por receio do Estado Islâmico.
Síria

Exército recupera última cidade nas mãos do EI

O exército sírio anunciou esta quinta-feira ter recuperado o controlo total de Boukamal, no leste, a última cidade na Síria que ainda estava nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico.
Europa

UE enfrenta regresso de jihadistas

168
Os governos da Alemanha, França e Reino Unido estão a ser confrontados com o regresso de cidadãos que se juntaram ao Estado Islâmico, depois das últimas derrotas do grupo terrorista.
Arabia Saudita

Arábia Saudita. Príncipe quer "Islão moderado"

1.679
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita diz que pretende que o país regresse a um "Islão moderado" e condena os últimos 30 anos do regime saudita, afirmando que não foram "normais".
Estados Unidos da América

Condenado homem que quis matar blogger anti-islão

O homem, que tem ligações ao Estado Islâmico, planeou decapitar Pamela Geller por ter organizado um evento para desenhar Maomé, algo considerado ofensivo por muitos muçulmanos.
Redes Sociais

O anúncio "nacionalista" que circulou no Facebook

140
Um anúncio que mostra o "Estado Islâmico da França" circulou nas redes sociais para aterrorizar eleitores com a islamização do ocidente.
Estado Islâmico

Estado Islâmico perde Raqqa, a capital do califado

O Estado Islâmico perdeu aquela que era a capital do califado, Raqqa. As milícias sírias e curdas, lideradas pelos Estados Unidos, reconquistaram a cidade e vão agora reconstruí-la.
Moçambique

Moçambique alvo de radicais islâmicos insurgentes

Comunidades no norte de Moçambique estão a ser mobilizadas para se insurgirem contra o Estado e instituírem uma visão radical do Islão, descreve à Lusa um dos líderes muçulmanos da região.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Jihadismo

Espanha. Há cerca de 800 mesquitas "clandestinas"

727
Um relatório de especialistas em segurança espanhóis garante que existem 800 mesquitas "clandestinas" e não controladas pelas autoridades no país. Podem estar a ser usadas como locais de radicalização
Terrorismo

Especial/ Um ano, 8 atentados e o "medo de andar na rua"

838
É o oitavo atentado com recurso a uma viatura num ano. Para Felipe Pathé Duarte, especialista em terrorismo, a grande eficácia destes ataques é a capacidade que têm de condicionar a vida quotidiana.
Turquia

Turquia. Israel não pode pisar valores do Islão

O Presidente da Turquia afirmou que não irá permitir que Israel "pise" nos valores sagrados do Islão, ao reforçar as medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental.
Direitos Humanos

Bélgica. Tribunal Europeu valida proibição do véu

3.535
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos confirmou a proibição, na Bélgica, do uso de qualquer véu feminino que cubra, mesmo que parcialmente, o rosto em público.
Religião

Angola. Comunidade muçulmana denuncia islamafobia

O representante da comunidade islâmica em Angola denuncia laivos de islamafobia no país e acusa Angola de ser "o único país do mundo" que "nunca reconheceu" a religião islâmica.
Minorias

Birmânia recusa entrada a observadores da ONU

A Birmânia não vai autorizar a entrada de pessoal da ONU que estava destacado para investigar os alegados massacres contra a minoria muçulmana Rohingya no oeste do país.
Liberdade Religiosa

Há uma mesquita na Alemanha liderada por mulheres

134
Seyran Ateş, uma advogada alemã com origem turca, abriu a primeira mesquita liderada por mulheres na Alemanha. O Egito já emitiu uma fatwa contra o espaço mas Ates garante que continuará a funcionar.
Filipinas

Apoiantes do EI ocupam escola. Alunos reféns

Cerca de 300 militantes aliados ao Estado Islâmico ocuparam esta quarta-feira uma escola no sul das Filipinas e fizeram dos alunos reféns.
Terrorismo

Terrorismo na UE. 142 mortes e 1002 detenções

Europol conta 1002 detenções por terrorismo em 2016. Um terço dos detidos tem menos de 25 anos e as mulheres têm papéis cada vez mais operacionais. Das 142 mortes, 135 são vítimas do jihadismo.
Terrorismo

O Ocidente e o Islão

1.168
… hopes expire of a low dishonest decade…
Jihadismo

O terrorismo não é só nosso

Se estamos preparados para aceitar que o terrorismo é um fenómeno global no que toca aos atacantes, estamos menos preparados para ver o terrorismo como um fenómeno global no que respeita às vítimas.
Estado Islâmico

Filipinas: 103 mortos e milhares de deslocados

Pelo menos 103 pessoas morreram e milhares ficaram deslocadas em poucos dias na cidade de Marawi, nas Filipinas. Em causa está a tomada de posse da cidade pelo auto-proclamado Estado Islâmico.
Terrorismo

A enorme minoria

449
É difícil continuar a sustentar que é apenas uma minoria islâmica irrelevante a que defende os atentados terroristas. A atuação destas células também não seria possível se não tivessem cúmplices.
Islão

Muçulmanos iniciam um mês de Ramadão ao pôr-do-sol

130
Os muçulmanos começam o Ramadão a partir do pôr-do-sol desta sexta-feira um período de jejum e de maior dedicação à espiritualidade assinalado todos os anos no nono mês do calendário islâmico.
Terrorismo

O Sheik Munir, o Islão e o atentado de Manchester

2.857
O Sheik Munir, logo após o atentado de Manchester, exigiu, sem se referir sequer às vítimas, reciprocidade no respeito. E as alusões aos crimes reais foram substituídas pela abstracta menção ao medo.
Terrorismo

Há algo de novo para dizer sobre o terrorismo?

301
O terrorismo islâmico pode transformar as sociedades ocidentais, e é uma ilusão pensar que impedir isso é apenas uma questão de boa vontade e abertura de espírito.
Islão

Imã de Lisboa. Terrorista é um louco sem religião

966
O imã da Mesquita de Lisboa disse que um terrorista é um louco, sem religião nem pátria e que o Islão não ensina estes comportamentos, mas sim a conviver e a respeitar os outros.
Índia

Índia. O polémico "talaq" que vale um divórcio

O Supremo Tribunal da Índia abriu inquéritos após um conjunto de petições colocarem em causa a prática do divórcio instantâneo do Islão. O tribunal irá examinar se a prática é fundamental na religião.
Islamismo

O Ocidente e o mundo muçulmano

365
…hopes expire of a low dishonest decade… (A. H. Auden)
Cristianismo

O cristianismo arrancado pelas raízes

1.152
As elites europeias, com o seu desinteresse pelo destino da cristandade oriental, admitem que o multiculturalismo está condenado no Médio Oriente. Porque pensam então que terá futuro na Europa?
União Europeia

Em defesa do hijab ou do Tribunal de Justiça?

187
O TJUE não validou ilimitadamente as proibições de uso do hijab impostas pelos empregadores. Foi até exigente quanto às condições em que pode ser legítimo impor uma proibição dessa natureza.
Paquistão

Paquistão. 20 mortos em ataque a santuário Sufista

De acordo com o chefe da polícia da região de Punjab, Zulfiqar Hameed, foram detidos três suspeitos, incluindo o responsável daquele santuário.
Terrorismo

O terrorismo é parte de viver numa grande cidade?

448
O crise dos refugiados em 2015 afectou mais a Europa do que a crise do Euro de 2010: a Grécia continua na UE, mas a Inglaterra vai sair. As migrações do Médio Oriente são a questão política decisiva
Igualdade de Género

Aulas de natação mistas para raparigas mulçumanas

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou que as raparigas muçulmanas devem participar nas aulas de natação mistas nas escolas e não ficar isentas por motivos religiosos.
Terrorismo

ISIS publicou manual para atacar com camiões

Na edição da revista oficial do Estado Islâmico, publicada um mês antes do ataque de Berlim, a organização apela ao uso de veículos pesados como armas, e ensina como preparar um ataque bem-sucedido.
Terrorismo

UE. 1500 jihadistas tentam regressar à Europa

Num relatório confidencial, o coordenador antiterrorismo da União Europeia considera que os ex-combatentes na Síria e Iraque representam "uma ameaça para a segurança" do território europeu.
Islamismo

Universidade Islâmica dá curso contra extremismo

O reitor da maior universidade islâmica do mundo apela, em entrevista à Lusa, aos imãs portugueses para frequentarem um curso de formação que desmonte ideias radicais ou extremistas.
Itália

Multa de 30 mil euros por usar burca

389
A mulher muçulmana aceitou identificar-se à entrada de uma Câmara Municipal, mas negou-se a destapar a cara e retirar a sua burca. Esta ação custou-lhe uma multa de 30 mil euros.
Alemanha

Alemanha. Operação antiterrorista em dez estados

Estão a decorrer buscas em apartamentos e mesquitas ligados ao grupo Die wahre Religion ("a verdadeira religião"). Este movimento fundamentalista passou a ser proibido no país a partir de agora.
Islão

Combate ao extremismo é para "várias gerações"

121
Para Nuno Lemos Pires, coronel do Exército português e professor de Relações Internacionais, o combate ao terrorismo resultante do islamismo radical "é um caminho longo, para várias gerações".
França

Restaurante francês recusa servir muçulmanas

217
Duas mulheres muçulmanas foram impedidas de comer num restaurante francês, pelo próprio chef, que lhes disse que "todos os muçulmanos são terroristas".
França

Direita irritada com decisão a favor do burkini

104
Entre a esquerda, o primeiro-ministro francês defende a proibição do burkini, mas outros sectores aplaudem o trubunal. Os partidos de Sarkozy e Marine Le Pen querem leis que defendam essa proibição.
França

Tribunal francês suspende proibição do burkini

1.088
O Conselho de Estado decidiu esta sexta-feira suspender a proibição da utilização do burkini em Villeneuve-Loubet, uma decisão que deverá fazer jurisprudência para todos os casos de proibição.
Islão

O burkini e os nossos valores

521
Não pode exigir-se dos muçulmanos que deixem de o ser para se integrarem nas sociedades europeias. Deve é exigir-se-lhes que respeitem outras culturas e identidades, como pretendem serem respeitados.
Islão

O milionário que paga as multas dos burkinis

860
Rachid Nekkaz é um empresário argelino que luta contra as multas passadas a mulheres por usarem véus ou burkinis. Já foi candidato às legislativas, mas não conseguiu um único voto.
Islão

Escócia e Canadá aprovam hijab na farda da polícia

361
O hijab passa a ser uma parte opcional do uniforme da polícia escocesa e da polícia montada canadiana. A medida espera atrair mais mulheres muçulmanas e de minorias étnicas para o trabalho policial.
Islão

Goste-se ou não, no Marks & Spencer já esgotou

327
A Marks & Spencer esgotou a sua coleção de burkinis para este verão. A procura pelo fato de banho de corpo inteiro aumentou depois de ser aplicada a proibição em França.
Direitos das Mulheres

Feminismos à medida

1.231
O burquini é um símbolo da opressão das mulheres e é socialmente identificado com o extremismo islâmico com quem estamos em guerra. Não tem comparação com as roupas das freiras ou das judias ortodoxas
Islão

Burkini: proibição faz disparar encomendas

247
A designer que criou o burkini está a receber seis vezes mais encomendas desde a polémica das proibições em França. "Tem sido agitado", garante, explicando que "as mulheres estão juntas".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site