Islão
China

Governo chinês: muçulmanos detidos "vivem felizes"

Segundo o regime chinês, minorias de origem muçulmana saem "formadas" e "vivem felizes" dos "centros de treino vocacional". Antigos detidos dos centros dizem ter sido obrigados a renunciar ao Islão.
Jihadismo

PM francês nega hipóteses a "jihadistas"

"Uma coisa é certa: os grupos 'jihadistas' beneficiarão, assim que puderem, das nossas fraquezas, falta de coordenação ou insuficiências em termos de recursos, compromissos ou formação", afirmou o PM.
Israel

Israel investiga vítimas civis em ataque a Gaza

As forças israelitas bombardearam acidentalmente a casa da família Abou Malhous com intenção de atingir o patriarca, Rasmi Abou Malhous, alegado comandante de um grupo armado jihadista.
Israel

Israel completou série de ataques a jihadistas

Depois do ataque a vários alvos da Jihad na Faixa de Gaza, Israel anunciou que manterá o cessar-fogo enquanto militantes islâmicos também o fizerem.
Fact Check

Lidl omitiu palavra Natal para não ofender islão?

É errada a alegação de que a cadeia de supermercados teria feito um catálogo na Holanda com produtos natalícios mas sem incluir a palavra “Natal”. A palavra aparece pelo menos 88 vezes.
Faixa de Gaza

Cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica

Este "acordo de cessar-fogo é resultado dos esforços do Egito", indicou um representante egípcio. Já segundo a Jihad Islâmica, o cessar-fogo baseou-se numa lista de exigências do grupo.
Israel

Israel preparado para continuar a atacar Jihad

O primeiro-ministro avisou que Israel está preparado para continuar a atacar militantes da Jihad Islâmica. Os ataques aéreos israelitas mataram 18 palestinianos desde terça-feira.
Mundo

Nigéria. Pelo menos 10 militares mortos em ataque 

Um comboio militar nigeriano foi emboscado pelo Boko Haram e o tiroteio, que durou uma hora, matou pelo menos 10 soldados e feriu nove. Doze estão desaparecidos. Nove dos jihadistas também morreram.
Síria

Ofensiva turca faz mais de 7 mil refugiados sírios

A maioria destas pessoas encontra-se neste momento no campo de refugiados de Bardarash, a cerca de 140 quilómetros a leste da fronteira sírio-iraquiana.
Síria

Termina esta terça-feira cessar-fogo na Síria 

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos para permitir às milícias curdas a saída do nordeste da Síria termina esta terça-feira.
Síria

Síria. Curdos exigem "corredor humanitário"

As autoridades curdas na Síria exigiram esta quinta-feira um "corredor humanitário" para retirar civis e "feridos" que se encontram cercados pelas força turcas na cidade de Ras al-Ayn.
Alemanha

Alemanha pede moderação após confrontos

Um protesto contra a ofensiva militar turca na Síria originou confrontos entre curdos e turcos na segunda-feira em Herne, no oeste da Alemanha. O governo alemão pediu moderação.
Jihadismo

Dezenas de "jihadistas" serão libertados até 2023

Dos 199 "jihadistas" detidos e condenados por terrorismo desde 2015 em 11 países europeus, 57% vão ser libertados antes do final de 2023, segundo relatório da organização não-governamental Globsec.
Síria

Ataques de aviões russos na Síria após cessar-fogo

Os ataques aéreos visavam atingir os grupos "jihadistas" na região de Kabani, na Síria. Moscovo anunciou um cessar-fogo há dez dias, após quatro meses de bombardeamentos que mataram 960 civis.
Burkina Faso

Milhares abandonam as suas casas no Burkina Faso

Os ataques armados e a insegurança no Burkina Faso têm forçado o deslocamento da população. São cerca de 300 mil aqueles que vivem em comunidades de acolhimento.
Jesus Cristo

Santos da casa também fazem milagres! /premium

433
Todas as casas reais peninsulares descendem do profeta Maomé. Há uns séculos, este parentesco era muito indesejável mas ainda poderá ser de grande utilidade, se a Europa for ocupada pelo Islão.
Conflito na Síria

Regime sírio volta a combater Idlib

O exército sírio vai retomar as operações militares contra a região de Idlib, dominada pelos 'jihadistas', quatro dias após o anúncio por Damasco de tréguas na região do noroeste.
Dinamarca

Dinamarca. Homens compraram drones para jihadistas

Homens de 30 anos compraram aviões de passatempo, drones e câmaras térmicas. MP dinamarquês diz que aparelhos poderiam ser usados como armas perigosas para terroristas.
Nações Unidas

ISIS está a reorganizar-se e é ameaça, diz ONU

389
O presidente do comité do Conselho de Segurança diz que o Estado Islâmico é "a maior ameaça terrorista internacional". Também a Al-Qaida permanece ativa, reforça Dian Triansyah Djani.
Síria

Síria. 35 mortos em apenas um dia de conflitos

Os conflitos entre o regime de Bashar al-Assad e grupos jihadistas mataram em apenas um dia cerca de 19 extremistas e 16 combatentes pró-regime. Aldeias e terrenos estão também a ser atacados.
Arte

Aga Khan doa três quadros a museus nacionais

1754
O príncipe Aga Khan vai doar três pinturas portuguesas do século XVII ao Estado português, numa cerimónia que decorrerá na sexta-feira, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Islão

Imã polémico convidado de honra em Milão

11396
O imã Jassem Al-Mutawa, que chegou a ir a um programa de televisão ensinar as melhores técnicas para bater nas mulheres para as disciplinar, é convidado de honra da Feira da Esperança, em Milão.
Islão

Países muçulmanos querem combater islamofobia

A Organização da Cooperação Islâmica pediu "medidas concretas, abrangentes e sistemáticas" para combater o "ódio ao Islão", na sequência do ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia.
Extrema Esquerda

O ódio a Israel é uma estupidez perigosa /premium

3177
Desde que as geringonças tornaram os esquerdistas respeitáveis, o seu ódio a Israel também se tem feito respeitável, como se vê no caso da Eurovisão. Convém dizer que é uma estupidez perigosa.
TGV

TGV que liga Meca a Medina já é uma tendência

Comboio especial que liga Meca a Medina foi estreado em setembro e está pronto para levar milhares de fiéis na peregrinação santa em Agosto. Nos primeiros seis meses teve ocupação média de 80%.
Estado Islâmico

Trump. Califado do Estado Islâmico acaba em breve

Presidente dos Estados Unidos vaticinou que está para breve o fim do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Islão

Decathlon cede a pressões e retira hijab das lojas

446
Marca de desporto francesa foi alvo de grandes pressões tanto nas redes sociais como vindas da política, havendo, inclusive, militantes do partido de Macron a revoltarem-se contra o produto.
Reino Unido

Londres tira cidadania a britânica que integrou EI

1295
O advogado de defesa diz que a "família está "muito desiludida com a intenção do Ministério do Interior" e acrescenta que está a "considerar todos os meios legais para contestar essa decisão".
União Europeia

UE disponível para ajudar 'jihadistas' a regressar

433
Federica Mogherini disse que a União Europeia está disponível para coordenar uma resposta conjunta em relação ao regresso dos europeus que combateram com o grupo Estado Islâmico.
Augusto Santos Silva

"Não queremos em Portugal quem possa ser ameaça"

647
Questão de cidadãos portugueses com ligações aos 'jihadistas' é complexa, porque o Estado deve prestar proteção aos nacionais, mas não quer em Portugal "pessoas que possam constituir uma ameaça".
Paquistão

Paquistão iliba mulher acusada de insultar Maomé 

248
A cristã Asia Bibi foi condenada à morte por ter alegadamente ter insultado o profeta. Agora poderá finalmente juntar-se às filhas, que fugiram para o Canadá, onde receberam asilo.
União Europeia

Bruxelas condena Grécia por validar lei islâmica

A Grécia foi condenada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por validar a lei islâmica, num caso de sucessão relacionado com uma família, que privou a viúva de dois terços da herança.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Alemanha

Dresden com manifestações pró e contra islamofobia

Manifestações e contra-manifestações, umas xenófobas e outras anti-racistas, assinalam a cidade alemã de Dresden o quarto aniversário da criação do movimento islamófobo Pegida.
Jihadismo

Jihadista português condenado a 4 anos de prisão

Tribunal espanhol condenou na terça-feira o português Fábio Almeida a quatro anos de prisão pelo seu envolvimento numa rede terrorista que recrutava mulheres e crianças para o grupo Estado Islâmico.
Suíça

Cantão suíço aprova em referendo proibir a burca

520
Mais de dois terços dos habitantes do cantão suíço de Sankt Gallen votou a favor da "proibição da burca" em espaços públicos, que já está em vigor desde 2016 no cantão vizinho de Ticino.
Afeganistão

Ataque em Cabul faz 19 mortos em bairro xiita

Dezanove pessoas morreram em ataques separados por grupos insurgentes num bairro xiita de Cabul, capital do Afeganistão, de acordo com informações das autoridades afegãs.
Holanda

Wilders cancela concurso de cartoons de Maomé

245
O concurso provocou protestos agressivos no Paquistão, onde se pediu um corte de relações diplomáticas. O cancelamento, afirmou Wilders, surge na sequência das ameaças de morte recebidas.
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
Islão

Hajj. A Peregrinação a Meca

O que despoleta a tenacidade de milhões de fiéis, a saírem da sua zona de conforto e a rumarem em direcção ao centro do seu mundo espiritual?
Al-Qaeda

Al-Qaeda é hoje mais política e militar

A Al-Qaeda, criada há 30 anos, não conseguiu acompanhar a ascensão do grupo Estado Islâmico e assumiu uma postura mais política e militar, mas não perdeu a identidade extremista e 'jihadista'.
Dinamarca

Esta mulher luta contra a proibição do uso de véus

855
Aprovada em Maio, a lei que proíbe o uso de véus islâmicos nas ruas dinamarquesas entrou em vigor esta quarta-feira. Mas há mulheres muçulmanas que lutam contra a decisão do governo.
Islamismo

Aga Khan e os ismaelitas: a fé, a fortuna, o poder /premium

2909
Quem é esta elite muçulmana que vai ter uma sede global em Lisboa? E o seu Imã que, sem ter Estado, tem tratamento diplomático e move-se entre reis e líderes mundiais?
Jihadismo

Portugal, "um país de recuo" de redes jihadistas

Portugal tem vindo a ser envolvido em vários casos relacionados com terrorismo pelo que o presidente do Eurojust conclui que o país serve como área de recuo para algumas" redes jihadistas.
Jihadismo

Turquia detém 30 supostos jihadistas em Istambul

Pelo menos 30 supostos membros do grupo jihadista do Estado Islâmico (EI) foram presos no sábado à noite, em Istambul, numa operação executada por agentes antiterroristas.
Islão

Menstruação. "No Alcorão nada é tabu"

140
As mulheres menstruadas não podem jejuar durante o Ramadão. Muitas dizem ter vergonha de comer em frente aos homens. A menstruação ainda é um tabu, mas será uma questão religiosa ou cultural?
Áustria

Decisão de encerrar mesquitas é "islamofóbica"

A Turquia classificou hoje de "islamofóbica e racista" a decisão contra o "islão político" anunciada pela Áustria, que prevê a expulsão de imãs e o encerramento sete mesquitas financiadas por Ancara.
Islão

Áustria expulsa imãs e fecha sete mesquitas

129
O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, anunciou que as autoridades do país vão expulsar imãs financiados a partir do estrangeiro e fechar sete mesquitas para lutar contra "o islão político".
Islão

Khalid Jamal: "Faz falta liderança no Islão" /premium

102
No período em que os muçulmanos celebram o Ramadão, Khalid Jamal, da Comunidade Islâmica de Lisboa, explica o significado do jejum e a necessidade de uma liderança forte para a religião islâmica.
Dinamarca

Dinamarca proíbe véu islâmico em espaços públicos

O Parlamento dinamarquês aprovou uma lei que proíbe o uso do véu integral islâmico no espaço público, seguindo assim outros países europeus que já adotaram esta regra como a França e a Bélgica.
Faixa de Gaza

Jihad Islâmica anuncia cessar-fogo com Israel

A Jihad Islâmica anunciou um acordo de cessar-fogo concluído entre os movimentos palestinianos e Israel, sob os auspícios do Egito, após um dia de confrontos em redor da Faixa de Gaza.
Israel

Chegada de africanos é ameaça "pior" que jihadismo

117
Primeiro-ministro de Israel falou sobre a barreira eletrónica na fronteira com o Egipto, dizendo que salvou de "ataques de terroristas" e, "pior", da chegada "maciça de imigrantes africanos ilegais".
Estados Unidos da América

Mães ensinam filhos a odiar muçulmanos

"Adoradores de Satanás", "Cheiram a bode". Duas mulheres levaram os filhos a uma mesquita e ridicularizaram o Islão. Queriam ensinar as crianças a serem "americanos patriotas. Filmaram tudo.
Islão

EUA. Polícia manda muçulmanas tirar hijab

485
A polícia obrigou duas muçulmanas, que foram detidas por violar ordens de restrição, a tirar o hijab para a fotografia da esquadra. As mulheres decidiram processar a cidade.
António Guterres

Investimento na diversidade "tem de continuar"

O secretário-geral da ONU afirmou que o investimento de Portugal na diversidade tem de continuar com "grande persistência", lembrando que subsistem no país manifestações xenófobas e racistas.
Islão

Marcelo condecora Comunidade Islâmica de Lisboa

2502
O Presidente da República condecorou a Comunidade Islâmica de Lisboa com a Ordem da Liberdade, numa cerimónia em que se assinalaram os seus 50 anos.
Islão

Muçulmanos também pedem lei para serem portugueses

2602
O reitor da maior universidade islâmica do mundo defendeu que Portugal deve dar aos descendentes dos muçulmanos expulsos após a reconquista cristã os mesmos direitos que concede aos judeus sefarditas.
Islão

Comunidade Islâmica de Lisboa celebra 50 anos

António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Religião

Comunidade Islâmica celebra 50 anos com Guterres

141
António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Nigéria

Nigéria. 110 raparigas raptadas pelo Boko Haram

216
110 raparigas estão desaparecidas depois de um novo rapto do grupo jihadista Boko Haram. Desde 2009, os terroristas já mataram 20.000 pessoas e obrigaram 2 milhões a sair das suas casas.
Assédio Sexual

Meca. Mulheres muçulmanas denunciam assédio sexual

680
Mulheres muçulmanas começaram a denunciar, através das redes sociais, casos de assédio sexual durante a peregrinação a Meca, o lugar mais sagrado para o islão.
Síria

36 mortos em ataques a zona jihadista na Síria

Vários bombardeamentos na região de Goutha oriental, na Síria, fizeram 36 mortos, incluindo dez crianças. Goutha oriental é um dos últimos bastiões jihadistas no país.
Alemanha

Líder do partido anti-Islão converte-se ao Islão

1296
Arthur Wagner, um dos mais destacados membros do partido Alternativa para a Alemanha, que tem como lema "O Islão Não Tem Lugar na Alemanha", converteu-se ao islão.
Jihadismo

França quer que jihadistas sejam julgadas na Síria

Pelo menos duas jihadistas francesas, entre as quais Emilie König, detidas pelas forças curdas na Síria pediram recentemente para serem transferidas e julgadas em França.
Xadrez

Campeã do mundo recusa mundial na Arábia Saudita

9383
Anna Muzychuk diz que não quer ser obrigada a usar traje islâmico, a andar sempre acompanhada na rua e a ser "uma criatura secundária". Xadrezista ucraniana vai perder os títulos de campeã do mundo.
Presidente Trump

Trump partilha vídeos de grupo de extrema direita

230
Nos vídeos veem-se atos de agressão e vandalismo que, segundo a líder do movimento de extrema direita, são levados a cabo por muçulmanos. Partilha no Twitter entendida como mensagem anti-islâmica.
Egito

Egito. Sobreviventes contam como foi o ataque

O ataque a uma mesquita no norte do Sinai fez 305 mortos e ainda não foi reivindicado. Nenhum dos sobreviventes deu o nome por receio do Estado Islâmico.
Síria

Exército recupera última cidade nas mãos do EI

O exército sírio anunciou esta quinta-feira ter recuperado o controlo total de Boukamal, no leste, a última cidade na Síria que ainda estava nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico.
Europa

UE enfrenta regresso de jihadistas

168
Os governos da Alemanha, França e Reino Unido estão a ser confrontados com o regresso de cidadãos que se juntaram ao Estado Islâmico, depois das últimas derrotas do grupo terrorista.
Arábia Saudita

Arábia Saudita. Príncipe quer "Islão moderado"

1679
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita diz que pretende que o país regresse a um "Islão moderado" e condena os últimos 30 anos do regime saudita, afirmando que não foram "normais".
Estados Unidos da América

Condenado homem que quis matar blogger anti-islão

O homem, que tem ligações ao Estado Islâmico, planeou decapitar Pamela Geller por ter organizado um evento para desenhar Maomé, algo considerado ofensivo por muitos muçulmanos.
Redes Sociais

O anúncio "nacionalista" que circulou no Facebook

140
Um anúncio que mostra o "Estado Islâmico da França" circulou nas redes sociais para aterrorizar eleitores com a islamização do ocidente.
Estado Islâmico

Estado Islâmico perde Raqqa, a capital do califado

O Estado Islâmico perdeu aquela que era a capital do califado, Raqqa. As milícias sírias e curdas, lideradas pelos Estados Unidos, reconquistaram a cidade e vão agora reconstruí-la.
Moçambique

Moçambique alvo de radicais islâmicos insurgentes

Comunidades no norte de Moçambique estão a ser mobilizadas para se insurgirem contra o Estado e instituírem uma visão radical do Islão, descreve à Lusa um dos líderes muçulmanos da região.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Jihadismo

Espanha. Há cerca de 800 mesquitas "clandestinas"

727
Um relatório de especialistas em segurança espanhóis garante que existem 800 mesquitas "clandestinas" e não controladas pelas autoridades no país. Podem estar a ser usadas como locais de radicalização
Terrorismo

Um ano, 8 atentados e o "medo de andar na rua"

838
É o oitavo atentado com recurso a uma viatura num ano. Para Felipe Pathé Duarte, especialista em terrorismo, a grande eficácia destes ataques é a capacidade que têm de condicionar a vida quotidiana.
Turquia

Turquia. Israel não pode pisar valores do Islão

O Presidente da Turquia afirmou que não irá permitir que Israel "pise" nos valores sagrados do Islão, ao reforçar as medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental.
Direitos Humanos

Bélgica. Tribunal Europeu valida proibição do véu

3533
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos confirmou a proibição, na Bélgica, do uso de qualquer véu feminino que cubra, mesmo que parcialmente, o rosto em público.
Religião

Angola. Comunidade muçulmana denuncia islamafobia

O representante da comunidade islâmica em Angola denuncia laivos de islamafobia no país e acusa Angola de ser "o único país do mundo" que "nunca reconheceu" a religião islâmica.
Minorias

Birmânia recusa entrada a observadores da ONU

A Birmânia não vai autorizar a entrada de pessoal da ONU que estava destacado para investigar os alegados massacres contra a minoria muçulmana Rohingya no oeste do país.
Liberdade Religiosa

Há uma mesquita na Alemanha liderada por mulheres

134
Seyran Ateş, uma advogada alemã com origem turca, abriu a primeira mesquita liderada por mulheres na Alemanha. O Egito já emitiu uma fatwa contra o espaço mas Ates garante que continuará a funcionar.
Filipinas

Apoiantes do EI ocupam escola. Alunos reféns

Cerca de 300 militantes aliados ao Estado Islâmico ocuparam esta quarta-feira uma escola no sul das Filipinas e fizeram dos alunos reféns.
Terrorismo

Terrorismo na UE. 142 mortes e 1002 detenções

Europol conta 1002 detenções por terrorismo em 2016. Um terço dos detidos tem menos de 25 anos e as mulheres têm papéis cada vez mais operacionais. Das 142 mortes, 135 são vítimas do jihadismo.
Terrorismo

O Ocidente e o Islão

1161
… hopes expire of a low dishonest decade…
Jihadismo

O terrorismo não é só nosso

Se estamos preparados para aceitar que o terrorismo é um fenómeno global no que toca aos atacantes, estamos menos preparados para ver o terrorismo como um fenómeno global no que respeita às vítimas.
Estado Islâmico

Filipinas: 103 mortos e milhares de deslocados

Pelo menos 103 pessoas morreram e milhares ficaram deslocadas em poucos dias na cidade de Marawi, nas Filipinas. Em causa está a tomada de posse da cidade pelo auto-proclamado Estado Islâmico.
Terrorismo

A enorme minoria

448
É difícil continuar a sustentar que é apenas uma minoria islâmica irrelevante a que defende os atentados terroristas. A atuação destas células também não seria possível se não tivessem cúmplices.
Islão

Muçulmanos iniciam um mês de Ramadão ao pôr-do-sol

130
Os muçulmanos começam o Ramadão a partir do pôr-do-sol desta sexta-feira um período de jejum e de maior dedicação à espiritualidade assinalado todos os anos no nono mês do calendário islâmico.
Terrorismo

O Sheik Munir, o Islão e o atentado de Manchester

2852
O Sheik Munir, logo após o atentado de Manchester, exigiu, sem se referir sequer às vítimas, reciprocidade no respeito. E as alusões aos crimes reais foram substituídas pela abstracta menção ao medo.
Terrorismo

Há algo de novo para dizer sobre o terrorismo?

300
O terrorismo islâmico pode transformar as sociedades ocidentais, e é uma ilusão pensar que impedir isso é apenas uma questão de boa vontade e abertura de espírito.
Islão

Imã de Lisboa. Terrorista é um louco sem religião

966
O imã da Mesquita de Lisboa disse que um terrorista é um louco, sem religião nem pátria e que o Islão não ensina estes comportamentos, mas sim a conviver e a respeitar os outros.
Índia

Índia. O polémico "talaq" que vale um divórcio

O Supremo Tribunal da Índia abriu inquéritos após um conjunto de petições colocarem em causa a prática do divórcio instantâneo do Islão. O tribunal irá examinar se a prática é fundamental na religião.
Islamismo

O Ocidente e o mundo muçulmano

363
…hopes expire of a low dishonest decade… (A. H. Auden)
Cristianismo

O cristianismo arrancado pelas raízes

1146
As elites europeias, com o seu desinteresse pelo destino da cristandade oriental, admitem que o multiculturalismo está condenado no Médio Oriente. Porque pensam então que terá futuro na Europa?
União Europeia

Em defesa do hijab ou do Tribunal de Justiça?

187
O TJUE não validou ilimitadamente as proibições de uso do hijab impostas pelos empregadores. Foi até exigente quanto às condições em que pode ser legítimo impor uma proibição dessa natureza.
Paquistão

Paquistão. 20 mortos em ataque a santuário Sufista

De acordo com o chefe da polícia da região de Punjab, Zulfiqar Hameed, foram detidos três suspeitos, incluindo o responsável daquele santuário.
Terrorismo

O terrorismo é parte de viver numa grande cidade?

446
O crise dos refugiados em 2015 afectou mais a Europa do que a crise do Euro de 2010: a Grécia continua na UE, mas a Inglaterra vai sair. As migrações do Médio Oriente são a questão política decisiva
Igualdade de Género

Aulas de natação mistas para raparigas mulçumanas

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou que as raparigas muçulmanas devem participar nas aulas de natação mistas nas escolas e não ficar isentas por motivos religiosos.
Terrorismo

ISIS publicou manual para atacar com camiões

Na edição da revista oficial do Estado Islâmico, publicada um mês antes do ataque de Berlim, a organização apela ao uso de veículos pesados como armas, e ensina como preparar um ataque bem-sucedido.
Terrorismo

UE. 1500 jihadistas tentam regressar à Europa

Num relatório confidencial, o coordenador antiterrorismo da União Europeia considera que os ex-combatentes na Síria e Iraque representam "uma ameaça para a segurança" do território europeu.
Islamismo

Universidade Islâmica dá curso contra extremismo

O reitor da maior universidade islâmica do mundo apela, em entrevista à Lusa, aos imãs portugueses para frequentarem um curso de formação que desmonte ideias radicais ou extremistas.
Itália

Multa de 30 mil euros por usar burca

389
A mulher muçulmana aceitou identificar-se à entrada de uma Câmara Municipal, mas negou-se a destapar a cara e retirar a sua burca. Esta ação custou-lhe uma multa de 30 mil euros.
Alemanha

Alemanha. Operação antiterrorista em dez estados

Estão a decorrer buscas em apartamentos e mesquitas ligados ao grupo Die wahre Religion ("a verdadeira religião"). Este movimento fundamentalista passou a ser proibido no país a partir de agora.
Islão

Combate ao extremismo é para "várias gerações"

121
Para Nuno Lemos Pires, coronel do Exército português e professor de Relações Internacionais, o combate ao terrorismo resultante do islamismo radical "é um caminho longo, para várias gerações".
França

Restaurante francês recusa servir muçulmanas

217
Duas mulheres muçulmanas foram impedidas de comer num restaurante francês, pelo próprio chef, que lhes disse que "todos os muçulmanos são terroristas".
França

Direita irritada com decisão a favor do burkini

103
Entre a esquerda, o primeiro-ministro francês defende a proibição do burkini, mas outros sectores aplaudem o trubunal. Os partidos de Sarkozy e Marine Le Pen querem leis que defendam essa proibição.
França

Tribunal francês suspende proibição do burkini

1088
O Conselho de Estado decidiu esta sexta-feira suspender a proibição da utilização do burkini em Villeneuve-Loubet, uma decisão que deverá fazer jurisprudência para todos os casos de proibição.
Islão

O burkini e os nossos valores

516
Não pode exigir-se dos muçulmanos que deixem de o ser para se integrarem nas sociedades europeias. Deve é exigir-se-lhes que respeitem outras culturas e identidades, como pretendem serem respeitados.
Islão

O milionário que paga as multas dos burkinis

860
Rachid Nekkaz é um empresário argelino que luta contra as multas passadas a mulheres por usarem véus ou burkinis. Já foi candidato às legislativas, mas não conseguiu um único voto.
Islão

Escócia e Canadá aprovam hijab na farda da polícia

360
O hijab passa a ser uma parte opcional do uniforme da polícia escocesa e da polícia montada canadiana. A medida espera atrair mais mulheres muçulmanas e de minorias étnicas para o trabalho policial.
Islão

Goste-se ou não, no Marks & Spencer já esgotou

327
A Marks & Spencer esgotou a sua coleção de burkinis para este verão. A procura pelo fato de banho de corpo inteiro aumentou depois de ser aplicada a proibição em França.
Direitos das Mulheres

Feminismos à medida

1229
O burquini é um símbolo da opressão das mulheres e é socialmente identificado com o extremismo islâmico com quem estamos em guerra. Não tem comparação com as roupas das freiras ou das judias ortodoxas
Islão

Burkini: proibição faz disparar encomendas

247
A designer que criou o burkini está a receber seis vezes mais encomendas desde a polémica das proibições em França. "Tem sido agitado", garante, explicando que "as mulheres estão juntas".
Islão

Ângulo de visão: o que está em causa no burkini

760
Não, o burkini não é um trapo anódino, mas sim um símbolo que faz parte da panaceia salafista. E não, não estamos a falar de medidas aleatórias tomadas em circunstâncias normais.
Islão

Burkini é um símbolo de inclusão, defende criadora

O burkini, traje de banho muçulmano que tem gerado controvérsia em França, é visto como um símbolo de inclusão na Austrália, onde a praia é obsessão nacional, defendeu a 'designer' Aheda Zanetti.
Islão

Ministro alemão defende proibição parcial da burca

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, defendeu a interdição parcial da burca e apelou ao debate sobre o assunto, justificando a medida como uma questão de integração.
Islamismo

Que fazer com o Islão?

1705
Não é por se sentirem humilhados e ofendidos que os islamitas se radicalizam e matam, cómoda ideia que evita o essencial: o factor religião é autónomo e determinante, só ele pode explicar o fanatismo.
Islão

França não vai financiar mesquitas

A hipótese não tinha sido completamente excluída pelo primeiro-ministro Manuel Valls. Muitos templos são financiados por países como a Arábia Saudita, e instados a seguir linhas ultraconservadoras.
Atentado em Nice

Esta Europa pode acabar em Nice

5381
Será possível manter os padrões actuais de liberdade, tolerância e pluralismo numa sociedade sacudida por matanças regulares de cidadãos? Provavelmente, não. Este é o problema maior da Europa.
Jihadismo

457 belgas atraídos pela Jihad

O Ministério do Interior belga informou que um terço dos combatentes são mulheres e menores, existindo até 32 menores de 12 anos. A Bélgica é um dos países europeus que soma mais jihadistas.
Terrorismo

O guia espanhol para taxistas detetarem jihadistas

100
A polícia espanhola está a elaborar um documento que prepara os taxistas para detetarem comportamentos suspeitos que devem ser reportados às autoridades, de forma a evitar atentados terroristas.
Arábia Saudita

Quatro mortos em atentado na Mesquita do Profeta

171
Bombista suicida fez-se explodir esta segunda-feira junto à Mesquita do Profeta, em Medina, segunda cidade sagrada da Arábia Saudita, a seguir a Meca. Explosões também em Qatif e Jeddah.
Espanha

Paquistaneses detidos por divulgar jihadismo

Os três indivíduos geriam várias contas em plataformas digitais, onde publicavam material de apoio ao Estado Islâmico e a outras organizações terroristas.
Paquistão

Paquistão. Clérigos reconhecem pessoas transgénero

Uma organização religiosa no Paquistão emitiu um decreto a reconhecer que à luz da lei islâmica as pessoas transgénero podem casar, herdar e ser alvo de um funeral digno. Direitos (quase) iguais.
Homossexualidade

Chicoteados, esmagados, enforcados: gays e o Islão

527
O massacre de Orlando, reivindicado pelo Estado Islâmico, trouxe de volta a pergunta: o que acontece aos homossexuais em regimes extremistas religiosos?
Terrorismo

Jihadi cool

176
Como se combate o jihadi cool? Não é argumentando: é privando-o de coolness. É associando o jihadismo à impotência e à futilidade. Por isso, a sua derrota militar é fundamental.
Terrorismo

Rússia propõe bombardeamentos conjuntos com EUA

Moscovo propôs esta sexta-feira que a Rússia e os Estados Unidos façam bombardeamentos conjuntos contra os 'jihadistas' na Síria a partir da próxima semana.
Mundo

Argélia constrói maior minarete do mundo

O projeto é muito criticado por argelinos que consideram que havia obras mais urgentes, mas o governo destaca que a nova mesquita se vai tornar um emblema contra o radicalismo islâmico.
Jihadismo

A campanha das mães coragem contra a jihad

Uma organização de mães cujos filhos e filhas se juntaram ao Estado Islâmico recorrem à rede social Twitter e à hashtag #TwitterBomb para tentatarem "resgatar" os filhos ainda em vida.
Islão

Lojista muçulmano morto por desejar "Feliz Páscoa"

936
Asad Shah foi morto frente à sua loja, poucas horas depois de ter feito a publicação. Suspeito detido confessou ter sido o autor do homicídio. Angariação juntou 100 mil libras para família da vítima.
Bangladesh

Blogger criticou islamismo. Mataram-no com catanas

Nazimyddin Samad, de 28 anos, estava na lista negra de um grupo radical por fazer declarações contra o Islão. Foi assassinado na noite passada com recurso a catanadas e tiros.
Moda

Niqab de alta costura

311
Marcas como a Dolce&Gabbana ou a DKNY, que tentam dar glamour a indumentárias que são símbolo de opressão, merecem agravos. As mulheres podem exercer a sua liberdade e comprar noutro lado.
Islão

70 mil líderes do Islão condenam extremismo

1201
A fatwa foi declarada por 70 mil clérigos islamitas de todo o mundo e foi assinada por 1,5 milhões de fiéis. O decreto religioso defende que Estado Islâmico e outros grupos não são muçulmanos.
Islão

Eduardo Lourenço: "O islão sente a nossa fraqueza"

1936
O mundo islâmico adquiriu a consciência do declínio do Ocidente e está a tentar impor a sua lei, considerou o ensaísta Eduardo Lourenço num debate sobre o projeto europeu.
Jihadismo

"A guerra contra o terror é uma falácia"

221
Daniel Estulin, um ex-espião da FSB russa, escreveu um livro no qual defende, com base em "mais de 70 mil documentos", que os EUA e o Reino Unido financiam grupos jihadistas e terroristas.
Islão

No Tajiquistão arrancam a barba à força

No pequeno país asiático o governo tenta combater a radicalização islâmica. E para isso começou a deter homens que utilizem barba para a cortar posteriormente.
Estados Unidos da América

Coligação não está "a fazer nada" contra EI

Ashton Carter, secretário da Defesa norte-americano, disse que alguns membros da coligação liderada pelos EUA na Síria e no Iraque "não estão a fazer absolutamente nada" no combate ao EI.
Arábia Saudita

O xadrez "espalha ódio"? Xeique acha que sim

621
A maior figura religiosa da Arábia Saudita disse que o xadrez "é uma perda de tempo, uma oportunidade para esbanjar dinheiro e uma causa de hostilidade". Até emitiu uma fatwa (proibição) ao jogo.
Estado Islâmico

EI. Conselhos para militantes... até sobre moda

O Estado Islâmico voltou a traduzir e fazer circular um folheto outrora usado pela al-Qaeda, que serve como um manual de instruções para lobos solitários. As dicas para a roupa e perfume surpreendem.
Atentados de Paris

Mesquitas francesas abrem as portas ao público

Centenas de mesquitas francesas estão de portas abertas este fim de semana e convidam o público a entrar para beber um chá e conversar sobre o Islão, depois de o país ter sido abalado por terroristas.
Mundo

Riade e Teerão. Mais do que uma guerra religiosa

A execução do xeique Nimr al-Nimr reacendeu a tensão entre as duas potências, pólos do sunismo e do xiismo. Ao Observador, um especialista diz que a religião não é crucial. É tudo geopolítica.
Natureza

Malásia. Caça ilegal é considerada pecado

103
A caça furtiva é um problema grave na Malásia porque coloca em causa a sobrevivência de muitas espécies. Agora, os clérigos muçulmanos lançaram uma fatwa sobre os caçadores furtivos.
Casa Branca

Trump já é tema de propaganda jihadista

As declarações de Donald Trump, onde afirma que quer fechar as fronteiras aos muçulmanos, foram utilizadas num vídeo de propaganda jihadista. Trump já reagiu: "Tenho de dizer o que tenho de dizer".
Médio Oriente

Mais de 1.000 pessoas em protesto contra execuções

Os protestos contra a execução do xiita Nimr Baqir al-Nimr continuam. Este domingo, mais de mil pessoas manifestaram-se em dois locais em Teerão, no Irão. E há manifestações noutras cidades.
Conflito na Síria

Pelo menos 16 jihadistas mortos na Síria

Pelo menos 16 combatentes do grupo Estado Islâmico foram mortos e 19 ficaram feridos nos confrontos com uma coligação militar árabe-curda no norte da Síria.
Médio Oriente

Líder religioso iraquiano condena 47 execuções

O principal líder religioso xiita do Iraque, ayatollah Ali al-Sistani, considerou a execução do xiita al-Nimr "uma injustiça e uma agressão".
Médio Oriente

Aministia Internacional condena execuções

A Amnistia Internacional condenou a execução de 47 pessoas realizada no sábado na Arábia Saudita, incluindo a do religioso xiita Nimr al-Nimr, falando em "justiça monstruosa e irreversível".
Médio Oriente

Líder do Irão: Arábia Saudita sofrerá "vingança"

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, disse, este domingo, que a Arábia Saudita vai sofrer uma "vingança divina" pela execução de um líder religioso xiita Nimr al-Nimr.
Médio Oriente

Execução de Nimr al-Nimr leva a protestos

Os protestos de repúdio à execução de Nimr al-Nimr, xiita e opositor do regime saudita, estendem-se por todo o Médio Oriente. O clérigo foi um dos 47 executados este sábado.
Guerra

Exército iraquiano ataca Estado Islâmico em Ramadi

O exército continua a consolidar as suas posições depois de ter reconquistado no domingo Ramadi, cidade-chave a oeste de Bagdade, após meses de combate contra o auto-proclamado Estado Islâmico.
Terrorismo

Encriptar mensagens é a nova arma do EI

Quando as autoridades policiais focaram as redes sociais, como o Twitter e o Facebook, o Estado Islâmico passou a utilizar o Telegram, uma aplicação que encripta e destrói mensagens.
Natal

Brunei proíbe o Natal devido à "fé muçulmana"

2526
O Sultão do Brunei decidiu que aqueles celebrem excessivamente ou abertamente o Natal podem enfrentar uma pena até 5 anos de prisão. Os não muçulmanos podem-no fazer desde que informem as autoridades.
Terrorismo

ONU: resolução trava financiamento aos jihadistas

O documento aprovado por unanimidade pretende estancar o fluxo de investimentos que o Estado Islâmico obtém através de esquemas de tráfico na Síria e no Iraque.
Casa Branca

Trump: os negócios milionários no mundo muçulmano

116
O empresário americano propôs fechar as portas aos muçulmanos que queiram entrar no país. Mas se as portas do mundo muçulmano se fecharem a Trump este pode perder negócios de milhões.
Terrorismo

Viagens para fins terroristas vão ser crime?

A Comissão Europeia quer criminalizar viagens com fins terroristas, tanto dentro como fora da União Europeia, para travar o fenómeno dos combatentes 'jihadistas' estrangeiros, segundo uma proposta de diretiva.
Religião

O primeiro muçulmano: a história de Maomé

214
É um dos homens mais importantes da história das religiões, mas ninguém sabe onde está a verdade e a lenda na vida de Maomé. Lesley Hazleton dá-nos muitas pistas num livro de que publicamos um extrato
Arábia Saudita

Poeta condenado à morte por renunciar ao Islão

854
Ashraf Fayadh foi condenado à morte por um tribunal da Arábia Saudita. O país rege-se pela Sharia, Lei Islâmica, que acusa o poeta de blasfémia a Alá, ao profeta Maomé e renúncia ao Islão.
Atentados de Paris

9 traços para descobrir um terrorista

529
O governo francês decidiu elaborar um manual preventivo que permite identificar as principais características de um membro do Estado Islâmico ou outros grupos radicais.
Atentados de Paris

Captagon: a droga dos jihadistas?

2107
Captagon é uma droga que inibe a dor e elimina o medo. Pode estar a ser utilizada pelos membros do Estado Islâmico durante os ataques terroristas.
A página está a demorar muito tempo.