476kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Islão

Iraque

Iraque. Seguidores de xiita acampam no parlamento

Os seguidores de clérigo xiita iraquiano Muqtada al-Sadr têm como objetivo "descarrilar os esforços dos seus rivais dos grupos políticos apoiados pelo Irão para formar o próximo governo do país".
França

França anuncia expulsão de pregador muçulmano

O ministro do Interior de França anunciou expulsão de Hassan Iquioussen por pregar discursos "odiosos aos valores da República" e à "igualdade entre mulheres e homens", bem como "teses antissemitas".
Condecorações

Presidente da República condecora Abdool Vakil

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem prestou serviços relevantes a Portugal. Abdool Vakil presidiu à Comunidade Islâmica de Lisboa durante 33 anos.
Mali

20 civis mortos por homens armados no Mali

Autoridades locais atribuem ataque terrorista a jihadistas. Na zona atuam grupos armados contra as forças leais ao Governo, pelo controlo de territórios e influência.
Islão

As Orações do Ramadão

Tal como noutras religiões existem datas específicas em que se praticam determinados atos, para os muçulmanos o jejum não é um sacrifício, mas sim um caminho de reencontro espiritual.
Islão

As celebrações do Ramadão em imagens

Entre as tradições do Ramadão, está o jejum que se destina a educar o muçulmano na espiritualidade, na humildade e na paciência. Por todo o globo, há imagens de muçulmanos devotos.
Noticiário

00h. Ramadão regressa a "normalidade"

Sheik David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, admite regresso à tradição, depois de dois anos de restrições sanitárias. E, Paulo Portas vai ao Congresso do CDS para votar em Nuno Melo.
Estado Islâmico

Portuguesa condenada por pertencer ao EI

Ângela Barreto foi condenada a 4,5 anos de prisão na Holanda. Tribunal deu como provado que pertenceu ao Estado Islâmico e ajudou a preparar crimes terroristas. Advogado diz que está "envergonhada".
Iraque

Iraque pede repatriamento de estrangeiros na jihad

O Governo do Iraque pediu a todos os países para que repatriem os seus cidadãos nacionais que se juntaram às fileiras do grupo terrorista Estado Islâmico.
Mali

Mali. Ocidente denuncia mercenários russos no país

As nações Ocidentais denunciaram ainda "o envolvimento do Governo russo no fornecimento de material ao grupo Wagner no Mali".
Incêndios

Um morto e 18 feridos em fogo em sede de partido 

Imagens divulgadas pela imprensa local e pelas redes sociais mostram colunas de fumo a sair do edifício da sede do Ennahdha, enquanto responsáveis do partido tentavam abandoná-lo.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica atentado em Kampala

Os jihadistas alegam que o primeiro atentado visou o quartel-general da polícia ugandesa e que o segundo ocorreu junto ao parlamento, que se deveria reunir esta terça-feira. Três pessoas morreram.
Burkina Faso

Dez civis foram mortos no Burkina Faso em ataque

Um ataque atribuído a jihadistas do Estado Islãmico e da Al-Qaeda provocou a morte de dez civis no Burkina Faso, e outros quatro estão desaparecidos.
Jihadismo

Britânicos matam dois membros do ISIS

Soldados foram atacados por dois homens que seguiam de mota e abriram fogo. Britânicos estão no Mali em apoio à missão da ONU contra jihadistas.
Suécia

Autor das caricaturas de Maomé morre em acidente

O artista sueco que foi o autor das caricaturas de Maomé morreu no último domingo, depois de um acidente entre o carro da polícia onde seguia e um camião.
Alemanha

Atentado contra sinagoga com "motivação islâmica"

A ameaça de atentado a uma sinagoga em Hagen, na Alemanha, foi "motivada pelo islamismo", confirmou o ministro do Interior da região. Um sírio de 16 anos e três dos seus familiares foram detidos.
Somália

Nove mortos em atentado na Somália

Seis membros das forças de segurança e três civis foram mortos e outros 11 ficaram feridos no ataque, que foi reivindicado por rebeldes do Al-Shabaab.
Igreja Católica

O discurso de Bento XVI em Regensburg 

Um dia, se Bento XVI não for intencional e ostensivamente apagado da memória humana, todos agradeceremos a paterna coragem e desmedida valia do seu discurso em Regensburg.
Terrorismo

11 de Setembro. Vinte anos depois

20 anos depois o perigo vivido pôde ser controlado em parte, mas vai ressurgindo até porque temos as defesas intelectualmente diminuídas pela alucinação da nossa imorredoira culpa dos males do mundo
Islão

Imã critica quem fala do islão sem conhecimento

"Se eu disser que o cristianismo apoia a pedofilia, estou a ofender os cristãos. Quantos padres foram acusados de pedofilia?", diz imã de Lisboa sobre aqueles que criticam o islão sem o conhecerem.
Islão

Xeque Munir: Alcorão não torna mulheres inferiores

O xeque David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, diz que o Alcorão define "as responsabilidades", mas que tal "não significa que o homem é superior e a mulher inferior e vice-versa".
Noticiário

8h. Portugal pode receber 50 afegãos, 20 já

É o que diz o ministro dos Negócios Estrangeiros. Estados Unidos já retiraram mais de 3 mil pessoas de Cabul, Reino Unido 2 mil. A abrir este noticiário, está em fase de rescaldo incêndio no Algarve.
Afeganistão

Alcorão. Talibãs: fundamentalistas ou moderados?

O tratamento dado às mulheres e as punições corporais para crimes morais têm base no Alcorão, mas nem todas as interpretações são iguais. Os talibãs de 2021 serão mais moderados do que no passado?
Jihadismo

Pelo menos 37 mortos em alegado ataque jihadista

"O ataque teve lugar em Darey-Daye por volta das 15h00 [locais, mesma hora em Lisboa]" de segunda-feira por "homens armados em motos" que dispararam contra agricultores, disse um autarca.
Angola

Líder dos muçulmanos em Angola procura unificação 

Presidente da Consia tem como objetivo a reconciliação, unificação e união entre todos os muçulmanos em Angola e o reconhecimento do Islão no país.
Fact Check

Países Baixos estão a deportar muçulmanos?

As políticas de imigração e o discurso anti-islão têm marcado o debate político do país nos últimos anos, com o crescimento da extrema-direita. Mas o Governo de Rutte não deportou muçulmanos.
Síria

Bélgica repatria 10 crianças filhas de jihadistas

Esta operação é a mais importante organizada pelas autoridades belgas desde a queda do grupo terrorista Estado Islâmico, em 2019. As seis mães foram detidas e presentes a tribunal.
Estado Islâmico

Moscovo denuncia jihadistas no Afeganistão

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros expressou a sua preocupação com os avanços dos combatentes do Estado Islâmico, visto que o Afeganistão faz fronteira com países aliados da Rússia.
Crise em Moçambique

Cimeira africana discute terrorismo em Moçambique 

Luta contra o terrorismo no norte de Moçambique é um dos temas abordados esta quarta-feira em cimeira com vários chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Moçambique

Tanzânia nega asilo a 3800 refugiados moçambicanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados anunciou esta sexta-feira, que a Tanzânia recusou asilo a 3.800 moçambicanos em fuga dos ataques em Palma, Cabo Delgado, durante o mês de maio.
Coronavírus

Muçulmanos celebram Ramadão com restrições

Ao contrário do ano passado, as mesquitas estarão abertas para as orações em quase todos os países, embora com limitações, mas voltam a ser proibidas refeições comunitárias para romper o jejum diurno.
Moçambique

Há o risco de jihadistas tentarem manter controlo

O analista político salienta que o conflito militar nasceu de uma insurgência local, mas neste momento tem uma dimensão difícil de controlar. "Isto é uma guerra, não é uma brincadeira".
Turquia

Turquia deportou 150 candidatos a lutar na Síria 

Ministério dos Negócios Estrangeiros turco assinala que todos os que acabaram por ser deportados tinham-se já filiado em "organizações terroristas, como o Estado Islâmico ou o PKK/PYD".
Religião

Francisco, o perdoador

Como muçulmano, houve coisas que me alegraram e encheram o coração: o respeito por parte dos muçulmanos pelo papa cuja simplicidade, bondade e abertura ao diálogo pude comprovar quando o cumprimentei.
Suíça

Suíça aprova a proibição da burca em referendo

Referendo é vinculativo o que significa que deixa de ser permitido utilizar a burca islâmica. Proposta foi promovida por partido de extrema-direita que em 2009 conseguiu a proibição de minaretes.
Indonésia

País proíbe escolas de obrigar alunas a usar véu

As escolas públicas do arquipélago indonésio sofrerão penalidades financeiras se forçarem as alunas a cobrir a cabeça com o "hijab" (véu islâmico), num país onde 90% dos habitantes são muçulmanos.
Lisboa

PCP quer salvaguarda de vestígios islâmicos da Sé

Comunistas querem que os vestígios islâmicos encontrados no claustro da Sé após investigação de 30 anos sejam conservadas e integradas num museu. Partido não poupa críticas à Direção do Património.
Resposta Pronta

"Temos de respeitar as normas e continuar a orar"

Sheik David Munir, Imã da Mesquita Central de Lisboa, perspetiva um novo confinamento e o encerramento de um espaço de encontro da comunidade islâmica. "Fazemos as orações em casa".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo condena ataques terroristas no Níger 

Governo português "condena veementemente" o duplo ataque registado este sábado no Níger. Massacre de pelo menos cem civis é o ataque mais mortífero de jihadistas contra os civis na região do Sahel.
Jihadismo

Portugueses jihadistas condenados a pena de prisão

 O Tribunal Criminal de Lisboa condenou hoje Rómulo Costa e Cassimo Turé a penas de prisão efetiva de nove anos e oito anos e seis meses respetivamente por crimes de apoio a organizações terroristas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.