Islão

Nações Unidas

ISIS está a reorganizar-se e é ameaça, diz ONU

248
O presidente do comité do Conselho de Segurança diz que o Estado Islâmico é "a maior ameaça terrorista internacional". Também a Al-Qaida permanece ativa, reforça Dian Triansyah Djani.
Síria

Síria. 35 mortos em apenas um dia de conflitos

Os conflitos entre o regime de Bashar al-Assad e grupos jihadistas mataram em apenas um dia cerca de 19 extremistas e 16 combatentes pró-regime. Aldeias e terrenos estão também a ser atacados.
Arte

Aga Khan doa três quadros a museus nacionais

1.754
O príncipe Aga Khan vai doar três pinturas portuguesas do século XVII ao Estado português, numa cerimónia que decorrerá na sexta-feira, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Islão

Imã polémico convidado de honra em Milão

11.396
O imã Jassem Al-Mutawa, que chegou a ir a um programa de televisão ensinar as melhores técnicas para bater nas mulheres para as disciplinar, é convidado de honra da Feira da Esperança, em Milão.
Islão

Países muçulmanos querem combater islamofobia

A Organização da Cooperação Islâmica pediu "medidas concretas, abrangentes e sistemáticas" para combater o "ódio ao Islão", na sequência do ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia.
Extrema Esquerda

O ódio a Israel é uma estupidez perigosa /premium

3.177
Desde que as geringonças tornaram os esquerdistas respeitáveis, o seu ódio a Israel também se tem feito respeitável, como se vê no caso da Eurovisão. Convém dizer que é uma estupidez perigosa.
TGV

TGV que liga Meca a Medina já é uma tendência

Comboio especial que liga Meca a Medina foi estreado em setembro e está pronto para levar milhares de fiéis na peregrinação santa em Agosto. Nos primeiros seis meses teve ocupação média de 80%.
Estado Islâmico

Trump. Califado do Estado Islâmico acaba em breve

Presidente dos Estados Unidos vaticinou que está para breve o fim do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Islão

Decathlon cede a pressões e retira hijab das lojas

446
Marca de desporto francesa foi alvo de grandes pressões tanto nas redes sociais como vindas da política, havendo, inclusive, militantes do partido de Macron a revoltarem-se contra o produto.
Reino Unido

Londres tira cidadania a britânica que integrou EI

1.295
O advogado de defesa diz que a "família está "muito desiludida com a intenção do Ministério do Interior" e acrescenta que está a "considerar todos os meios legais para contestar essa decisão".
União Europeia

UE disponível para ajudar 'jihadistas' a regressar

433
Federica Mogherini disse que a União Europeia está disponível para coordenar uma resposta conjunta em relação ao regresso dos europeus que combateram com o grupo Estado Islâmico.
Augusto Santos Silva

"Não queremos em Portugal quem possa ser ameaça"

647
Questão de cidadãos portugueses com ligações aos 'jihadistas' é complexa, porque o Estado deve prestar proteção aos nacionais, mas não quer em Portugal "pessoas que possam constituir uma ameaça".
Paquistão

Paquistão iliba mulher acusada de insultar Maomé 

248
A cristã Asia Bibi foi condenada à morte por ter alegadamente ter insultado o profeta. Agora poderá finalmente juntar-se às filhas, que fugiram para o Canadá, onde receberam asilo.
União Europeia

Bruxelas condena Grécia por validar lei islâmica

A Grécia foi condenada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por validar a lei islâmica, num caso de sucessão relacionado com uma família, que privou a viúva de dois terços da herança.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3.657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Alemanha

Dresden com manifestações pró e contra islamofobia

Manifestações e contra-manifestações, umas xenófobas e outras anti-racistas, assinalam a cidade alemã de Dresden o quarto aniversário da criação do movimento islamófobo Pegida.
Jihadismo

Jihadista português condenado a 4 anos de prisão

Tribunal espanhol condenou na terça-feira o português Fábio Almeida a quatro anos de prisão pelo seu envolvimento numa rede terrorista que recrutava mulheres e crianças para o grupo Estado Islâmico.
Suíça

Cantão suíço aprova em referendo proibir a burca

520
Mais de dois terços dos habitantes do cantão suíço de Sankt Gallen votou a favor da "proibição da burca" em espaços públicos, que já está em vigor desde 2016 no cantão vizinho de Ticino.
Afeganistão

Ataque em Cabul faz 19 mortos em bairro xiita

Dezanove pessoas morreram em ataques separados por grupos insurgentes num bairro xiita de Cabul, capital do Afeganistão, de acordo com informações das autoridades afegãs.
Holanda

Wilders cancela concurso de cartoons de Maomé

245
O concurso provocou protestos agressivos no Paquistão, onde se pediu um corte de relações diplomáticas. O cancelamento, afirmou Wilders, surge na sequência das ameaças de morte recebidas.
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
Islão

Hajj. A Peregrinação a Meca

O que despoleta a tenacidade de milhões de fiéis, a saírem da sua zona de conforto e a rumarem em direcção ao centro do seu mundo espiritual?
Al-Qaeda

Al-Qaeda é hoje mais política e militar

A Al-Qaeda, criada há 30 anos, não conseguiu acompanhar a ascensão do grupo Estado Islâmico e assumiu uma postura mais política e militar, mas não perdeu a identidade extremista e 'jihadista'.
Dinamarca

Esta mulher luta contra a proibição do uso de véus

855
Aprovada em Maio, a lei que proíbe o uso de véus islâmicos nas ruas dinamarquesas entrou em vigor esta quarta-feira. Mas há mulheres muçulmanas que lutam contra a decisão do governo.
Islamismo

Aga Khan e os ismaelitas: a fé, a fortuna, o poder /premium

2.909
Quem é esta elite muçulmana que vai ter uma sede global em Lisboa? E o seu Imã que, sem ter Estado, tem tratamento diplomático e move-se entre reis e líderes mundiais?
Jihadismo

Portugal, "um país de recuo" de redes jihadistas

Portugal tem vindo a ser envolvido em vários casos relacionados com terrorismo pelo que o presidente do Eurojust conclui que o país serve como área de recuo para algumas" redes jihadistas.
Jihadismo

Turquia detém 30 supostos jihadistas em Istambul

Pelo menos 30 supostos membros do grupo jihadista do Estado Islâmico (EI) foram presos no sábado à noite, em Istambul, numa operação executada por agentes antiterroristas.
Islão

Menstruação. "No Alcorão nada é tabu"

140
As mulheres menstruadas não podem jejuar durante o Ramadão. Muitas dizem ter vergonha de comer em frente aos homens. A menstruação ainda é um tabu, mas será uma questão religiosa ou cultural?
Áustria

Decisão de encerrar mesquitas é "islamofóbica"

A Turquia classificou hoje de "islamofóbica e racista" a decisão contra o "islão político" anunciada pela Áustria, que prevê a expulsão de imãs e o encerramento sete mesquitas financiadas por Ancara.
Islão

Áustria expulsa imãs e fecha sete mesquitas

129
O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, anunciou que as autoridades do país vão expulsar imãs financiados a partir do estrangeiro e fechar sete mesquitas para lutar contra "o islão político".
Islão

Khalid Jamal: "Faz falta liderança no Islão" /premium

102
No período em que os muçulmanos celebram o Ramadão, Khalid Jamal, da Comunidade Islâmica de Lisboa, explica o significado do jejum e a necessidade de uma liderança forte para a religião islâmica.
Dinamarca

Dinamarca proíbe véu islâmico em espaços públicos

O Parlamento dinamarquês aprovou uma lei que proíbe o uso do véu integral islâmico no espaço público, seguindo assim outros países europeus que já adotaram esta regra como a França e a Bélgica.
Faixa de Gaza

Jihad Islâmica anuncia cessar-fogo com Israel

A Jihad Islâmica anunciou um acordo de cessar-fogo concluído entre os movimentos palestinianos e Israel, sob os auspícios do Egito, após um dia de confrontos em redor da Faixa de Gaza.
Israel

Chegada de africanos é ameaça "pior" que jihadismo

117
Primeiro-ministro de Israel falou sobre a barreira eletrónica na fronteira com o Egipto, dizendo que salvou de "ataques de terroristas" e, "pior", da chegada "maciça de imigrantes africanos ilegais".
Estados Unidos da América

Mães ensinam filhos a odiar muçulmanos

"Adoradores de Satanás", "Cheiram a bode". Duas mulheres levaram os filhos a uma mesquita e ridicularizaram o Islão. Queriam ensinar as crianças a serem "americanos patriotas. Filmaram tudo.
Islão

EUA. Polícia manda muçulmanas tirar hijab

485
A polícia obrigou duas muçulmanas, que foram detidas por violar ordens de restrição, a tirar o hijab para a fotografia da esquadra. As mulheres decidiram processar a cidade.
António Guterres

Investimento na diversidade "tem de continuar"

O secretário-geral da ONU afirmou que o investimento de Portugal na diversidade tem de continuar com "grande persistência", lembrando que subsistem no país manifestações xenófobas e racistas.
Islão

Marcelo condecora Comunidade Islâmica de Lisboa

2.502
O Presidente da República condecorou a Comunidade Islâmica de Lisboa com a Ordem da Liberdade, numa cerimónia em que se assinalaram os seus 50 anos.
Islão

Muçulmanos também pedem lei para serem portugueses

2.602
O reitor da maior universidade islâmica do mundo defendeu que Portugal deve dar aos descendentes dos muçulmanos expulsos após a reconquista cristã os mesmos direitos que concede aos judeus sefarditas.
Islão

Comunidade Islâmica de Lisboa celebra 50 anos

António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Religião

Comunidade Islâmica celebra 50 anos com Guterres

141
António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Nigéria

Nigéria. 110 raparigas raptadas pelo Boko Haram

216
110 raparigas estão desaparecidas depois de um novo rapto do grupo jihadista Boko Haram. Desde 2009, os terroristas já mataram 20.000 pessoas e obrigaram 2 milhões a sair das suas casas.
Assédio Sexual

Meca. Mulheres muçulmanas denunciam assédio sexual

680
Mulheres muçulmanas começaram a denunciar, através das redes sociais, casos de assédio sexual durante a peregrinação a Meca, o lugar mais sagrado para o islão.
Síria

36 mortos em ataques a zona jihadista na Síria

Vários bombardeamentos na região de Goutha oriental, na Síria, fizeram 36 mortos, incluindo dez crianças. Goutha oriental é um dos últimos bastiões jihadistas no país.
Alemanha

Líder do partido anti-Islão converte-se ao Islão

1.296
Arthur Wagner, um dos mais destacados membros do partido Alternativa para a Alemanha, que tem como lema "O Islão Não Tem Lugar na Alemanha", converteu-se ao islão.
Jihadismo

França quer que jihadistas sejam julgadas na Síria

Pelo menos duas jihadistas francesas, entre as quais Emilie König, detidas pelas forças curdas na Síria pediram recentemente para serem transferidas e julgadas em França.
Xadrez

Campeã do mundo recusa mundial na Arábia Saudita

9.383
Anna Muzychuk diz que não quer ser obrigada a usar traje islâmico, a andar sempre acompanhada na rua e a ser "uma criatura secundária". Xadrezista ucraniana vai perder os títulos de campeã do mundo.
Presidente Trump

Trump partilha vídeos de grupo de extrema direita

230
Nos vídeos veem-se atos de agressão e vandalismo que, segundo a líder do movimento de extrema direita, são levados a cabo por muçulmanos. Partilha no Twitter entendida como mensagem anti-islâmica.
Egito

Egito. Sobreviventes contam como foi o ataque

O ataque a uma mesquita no norte do Sinai fez 305 mortos e ainda não foi reivindicado. Nenhum dos sobreviventes deu o nome por receio do Estado Islâmico.
Síria

Exército recupera última cidade nas mãos do EI

O exército sírio anunciou esta quinta-feira ter recuperado o controlo total de Boukamal, no leste, a última cidade na Síria que ainda estava nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico.
Europa

UE enfrenta regresso de jihadistas

168
Os governos da Alemanha, França e Reino Unido estão a ser confrontados com o regresso de cidadãos que se juntaram ao Estado Islâmico, depois das últimas derrotas do grupo terrorista.
Arábia Saudita

Arábia Saudita. Príncipe quer "Islão moderado"

1.679
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita diz que pretende que o país regresse a um "Islão moderado" e condena os últimos 30 anos do regime saudita, afirmando que não foram "normais".
Estados Unidos da América

Condenado homem que quis matar blogger anti-islão

O homem, que tem ligações ao Estado Islâmico, planeou decapitar Pamela Geller por ter organizado um evento para desenhar Maomé, algo considerado ofensivo por muitos muçulmanos.
Redes Sociais

O anúncio "nacionalista" que circulou no Facebook

140
Um anúncio que mostra o "Estado Islâmico da França" circulou nas redes sociais para aterrorizar eleitores com a islamização do ocidente.
Estado Islâmico

Estado Islâmico perde Raqqa, a capital do califado

O Estado Islâmico perdeu aquela que era a capital do califado, Raqqa. As milícias sírias e curdas, lideradas pelos Estados Unidos, reconquistaram a cidade e vão agora reconstruí-la.
Moçambique

Moçambique alvo de radicais islâmicos insurgentes

Comunidades no norte de Moçambique estão a ser mobilizadas para se insurgirem contra o Estado e instituírem uma visão radical do Islão, descreve à Lusa um dos líderes muçulmanos da região.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Jihadismo

Espanha. Há cerca de 800 mesquitas "clandestinas"

727
Um relatório de especialistas em segurança espanhóis garante que existem 800 mesquitas "clandestinas" e não controladas pelas autoridades no país. Podem estar a ser usadas como locais de radicalização
Terrorismo

Um ano, 8 atentados e o "medo de andar na rua"

838
É o oitavo atentado com recurso a uma viatura num ano. Para Felipe Pathé Duarte, especialista em terrorismo, a grande eficácia destes ataques é a capacidade que têm de condicionar a vida quotidiana.
Turquia

Turquia. Israel não pode pisar valores do Islão

O Presidente da Turquia afirmou que não irá permitir que Israel "pise" nos valores sagrados do Islão, ao reforçar as medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental.
Direitos Humanos

Bélgica. Tribunal Europeu valida proibição do véu

3.535
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos confirmou a proibição, na Bélgica, do uso de qualquer véu feminino que cubra, mesmo que parcialmente, o rosto em público.
Religião

Angola. Comunidade muçulmana denuncia islamafobia

O representante da comunidade islâmica em Angola denuncia laivos de islamafobia no país e acusa Angola de ser "o único país do mundo" que "nunca reconheceu" a religião islâmica.
Minorias

Birmânia recusa entrada a observadores da ONU

A Birmânia não vai autorizar a entrada de pessoal da ONU que estava destacado para investigar os alegados massacres contra a minoria muçulmana Rohingya no oeste do país.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)