Norte

Por uma semana, Guimarães funde-se com a música, graças à 2.ª edição do Westway LAB. O evento final acontece no sábado à noite e todos os espaços do Centro Cultural Vila Flor vão ser inundados por sons. Logo às 21h30 há Sensible Soccers. Segue-se a magia de Noiserv e Blaudzun, às 22h30 e, à meia-noite, a maratona termina no Café concerto, com Mr. Herbert Quain. Os bilhetes custam 12 anos.

Cantar as Janeiras já está muito batido. Este fim de semana vão cantar-se notícias. O Museu de Serralves recebe “The News Blues“, uma performance do músico e compositor alemão Nicholas Bussmann que tem como ponto de partida as notícias dos jornais. Sim, um vocalista vai cantar um artigo de jornal na sua língua materna e os restantes intérpretes, que não falam a língua, imitam o que ouvem, formando harmonias. “The News Blues”, parte I da trilogia The News Trilogy, será apresentado no Museu juntamente com a estreia mundial, marcada para sábado, de “Major News – Minor News”, a parte II de The News Trilogy.

Farto de ceder a sua sala para espetáculos alheios, o Coliseu do Porto mostra, este sábado, que a partir de agora vai querer organizar os seus próprios eventos. E começa em grande, com o FLIC – Festa Lotação Ilimitada Coliseu, uma noite com concertos de 12 bandas e DJs durante quase sete horas em espaços do Coliseu que muitos nem sabem que existem. Os bilhetes custam 18 euros. Para ver nomes como Legendary Tigerman, Black Bombaim, B Fachada, Mind da Gap, Dealema e Gin Party Soundsystem, não está nada mal.

flic-coliseu

O cartaz do FLIC foi programado por Luís Salgado, do Maus Hábitos

É já este sábado que o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe mais uma edição do TEDxOporto, as já famosas conferências que se realizas anualmente desde 2010. “The Main Thing” foi o tema escolhido para esta edição, que convida participantes e oradores a refletir sobre o que realmente importa na vida de cada um, tanto na esfera pessoal como na pública. As conversas acontecem entre as 9h00 e as 19h00 e vão abordam ideias e experiências de sociedade, economia, ciências e artes, ambiente, sustentabilidade, design ou empreendedorismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para quem quer menos conversa e mais dança, “Hierarquia das Nuvens“, a mais recente coreografia de Rui Horta, sobe ao palco do Rivoli este sábado, às 21h30. Os bilhetes custam 7,50 euros.

Pelo Auditório de Espinho vão passar os Clã, que têm o novo álbum, Correntes, para apresentar. As novas canções tiveram a contribuição de  Carlos Tê, Sérgio Godinho, Arnaldo Antunes, Regina Guimarães, John Ulhoa, Nuno Prata e Samuel Úria. Que mais há a dizer? Que o concerto acontece no sábado, às 21h30, e que o bilhetes custam 15 euros.

Centro

Como a abelha procura o mel e a formiga o açúcar, milhares de gulosos vão pôr-se a caminho da vila de Óbidos. Todos os anos há romaria para tirar a barriga de misérias no Festival Internacional do Chocolate de Óbidos, mas também há para ver, por exemplo, as esculturas em chocolate. Ou até experimentar uma massagem com o dito. Aberto de quinta-feira a domingo, a entrada no festival custa cinco euros às quintas e sexta-feiras, sete euros aos sábados e feriados e oito euros ao domingo. As crianças pagarão três euros à quinta e à sexta-feira e cinco euros aos sábados e domingos.

festival-de-chocolate-obidos_770x433_acf_cropped

O chocolate vai ser rei em Óbidos, mas há mais para fazer para além de comer. ©Edgar Libório / Divulgação

A Oeste nada de novo“, é como se chama o evento de quatro dias que a Associação Cultural Pogo apresenta nas Caldas da Rainha, até sábado. O programa inclui uma exposição com performances, projecções, instalações vídeo e um concerto. Desde sempre ligado à cidade e à região das Caldas, o trabalho deste colectivo contém várias obras aí produzidas e filmadas, que serão apresentadas pela primeira vez na região. Para ver no SILOS Contentor Criativo.

A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras inaugura a exposição “Solar dos Jorges”, do artista Jorge Soares, esta sexta-feira, às 18h00. A mostra das peças deste construtor paisagístico contará com a exibição do filme realizado por Tiago Pereira e Alexandre Pomar “Solar dos Jorges”.

Sul

Sábado é Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o que significa que há muito património para conhecer e visitar gratuitamente. Um dos locais que mais atenções atrai são as Galerias Romanas da Rua da Prata, habitualmente encerradas. Mas, uma vez por ano, os bombeiros retiram a água e instalam luz provisória no local, transformando as ruínas romanas num autêntico museu. As visitas guiadas são de entrada livre, basta aparecer no nº 77 da Rua da Conceição esta sexta, sábado ou domingo entre as 10h00 e as 17h30 (horário da última entrada). Prepare-se para enfrentar longas filas de espera, pois a afluência é sempre elevada.

Sábado é também Record Store Day um pouco por todo o mundo e a Rastilho Records, em Portugal, assinala o dia com três lançamentos em vinil: Miguel Ângelo, com Segundo, Tó Trips com a sua Guitarra Makaka – Danças a um Deus Desconhecido, e GNR, com Caixa Negra. De resto, o melhor a fazer neste dia é visitar uma das muitas lojas de discos independentes da capital, como a Carbono, Flur, Louie Louie, Trem Azul Jazz Store ou Vinil Experience. Em algumas há descontos especiais.

Sim, o lixo pode ser matéria-prima artística e, sim, os resultados podem valer muito a pena uma espreitadela. A arte urbana de Artur Bordalo (Bordalo II) vai estar em exposição no Centro Cultural de Belém, a partir das 16h00 de sábado, e é lá que os visitantes vão poder ver “Pânico, Drama, Terror”. A entrada é livre.

bordalo II

Artur Bordalo, conhecido como Bordalo II, vai mostrar no CCB que do lixo pode nascer arte como esta. ©Divulgação

Para o jantar de sexta-feira ou de sábado, sugerimos um jantar secreto, mas onde qualquer pessoa (bom, qualquer pessoa com 80 euros para gastar) pode meter a colher. Os jantares Silver Spoon estão de regresso a Lisboa e desta vez a arte é o tema escolhido. Como é que isso se vai manifestar em termos gastronómicos? Para descobrir, vai ter de se inscrever para o endereço info@silverspoon.cph.com. O local da refeição também fica em segredo até à hora do evento. Não é barato, mas é uma experiência que vale a pena ter pelo menos uma vez na vida.

Os Mind Against são italianos mas estão sediados em Berlim, capital da música eletrónica. Os irmãos Alessandro e Federico Fognini passam esta sexta-feira pelo Ministerium Club, no Terreiro do Paço, em Lisboa, e levam batidas de house e groove fortes para pôr os noctívagos a dançar. A entrada no próximo Jameson Blackroom custa 10 euros até às duas da manhã e 15 euros depois. Twofold e Kaesar completam o alinhamento.

“O mundo é redondo”, diz o Galo Gordo no terceiro livro que vai chegar às livrarias este fim de semana. E mais. O mundo tem música, como vai ser possível constatar sábado, às 16h00, no Teatro Tivoli, em Lisboa. O mais recente livro e CD de Inês Pupo e Gonçalo Pratas (distinguidos em 2012 com o prémio SPA/RTP de Melhor Livro Infanto-Juvenil), com ilustrações de Cristina Sampaio, traz de volta o quotidiano das crianças e dos pais. Os bilhetes para ouvir estas 10 canções ao vivo custam entre 7 e 17,50 euros.

A 9.ª mostra de documentário Panorama está de volta e desta vez vai decorrer em locais improváveis, como o Hospital Júlio de Matos e o Reservatório da Mãe d’Água. Tal como nas outras edições, os documentários são todos em português. E porque há quem pense que ao domingo à noite não há nada para fazer, sugerimos o filme “Vai e Vem”, de e com João César Monteiro, estreado já após a morte do realizador. Para ver às 21h30 no Centro Cultural da Malaposta, com bilhetes a três euros.

Portuguese director Manoel de Oliveira poses in front of a wall announcing an exhibition on his work on March 3, 2009 at the Akademie der Kuenste (Academy of Fine Arts) in Berlin. In collaboration with the Fundacao de Serralves - Museu de Arte Contemporanea, Porto, the academy presents from March 3 to 29, 2009 fifty film strips created by the 100-year-old artist during his more than 70 years lasting career.     AFP PHOTO    BARBARA SAX        (Photo credit should read BARBARA SAX/AFP/Getty Images)

Passe o domingo na companhia dos filmes de Manoel de Oliveira, no Cinema Monumental. ©BARBARA SAX/AFP/Getty Images

Mais cinema, também no domingo. A Medeia Filmes vai homenagear Manoel de Oliveira, exibindo três dos seus filmes no Cinema Monumental. “Non ou a vã glória de mandar”, às 15h00, abre a programação. Segue-se um debate sobre a obra do mestre, com a presença de Eduardo Lourenço, Diogo Dória, Leonor Silveira e Mário Jorge Torres, entre outros convidados. De seguida, o programa continua com “Vale Abrãao, às 18h15, e “Vou para casa”, às 22h00. As três obras serão exibidas em cópias 35mm e o bilhete para cada filme custa 4 euros. Quem quiser assistir a todos paga 10 euros.

O Teatro Nacional D. Maria II associa-se à iniciativa “O Lugar da Cultura“, promovida pelo Secretário de Estado da Cultura, com a apresentação de espetáculos e atividades de entrada livre. Este domingo, será possível assistir gratuitamente aos espetáculos “O Fim das Possibilidades” e “Três Parábolas da Possessão”, mas também a uma leitura de contos para a infância e às exposições “O Nacional está a arder!” de Alexandre Farto, conhecido por Vhils. Para as peças de teatro, é necessário levantar previamente o bilhete, a partir das 14h00 do próprio dia.

É leitura, mas também é yoga. O evento Yoga entre Histórias acontece este sábado, às 15h00 e às 16h30, no Centro de Artes de Sines, e a proposta é original: dar às crianças entre os quatro e os dez anos uma sessão de leitura onde as posturas de yoga se misturam com as palavras, a partir de “O Leão que Perdeu a Juba”, um livro ilustrado. Ao realizarem as posturas de yoga, as crianças tornam-se personagens do próprio enredo e vivem a leitura de uma forma completamente nova e muito divertida. A entrada é gratuita, mas requer inscrição através do e-mail claudiapintopraca@gmail.com.

Os Diabo na Cruz fazem a festa no Teatro das Figuras, em Faro, este sábado à noite. O mais recente álbum, homónimo, vai dominar o alinhamento, o que significa poder dançar ao som de “Vida de Estrada” e “Ganhar o Dia”, entre outras. Bilhetes entre os 10 e os 12 euros.