O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, confirmou esta terça-feira, em Washington, que Portugal vai enviar 30 militares para o Iraque para colaborar no combate contra o movimento extremista Estado Islâmico (EI). O anúncio chegou no mesmo dia em que o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, agradeceu o envolvimento de Portugal no combate ao extremismo islâmico naquele país.

“Como decorreu de uma declaração do Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN), as forças armadas portuguesas vão facilitar a preparação e capacitação das forças armadas iraquianas perto de Bagdad. Esse é um esforço muito concreto na formação do exército iraquiano, que é uma das estratégias no combate ao ISIS (uma das designações do Estado Islâmico)”, disse Rui Machete à Lusa no final de um encontro com o seu homólogo dos Estados Unidos, John Kerry, sem adiantar outros pormenores sobre a missão.

A decisão sobre o envio de militares portugueses para o Iraque foi tomada na reunião de 16 de dezembro de 2014 do Conselho Superior de Defesa Nacional, tendo na altura sido avançada a contribuição de Portugal com um contingente de “até 30 militares” durante este ano.

“Estamos gratos pelos muitos esforços de Portugal no apoio à coligação contra o (grupo extremista) Estado Islâmico, o seu empenho no combate ao terrorismo, nas sanções à Rússia, na implementação do acordo de Minsk e esforços no Iraque”, disse o chefe da diplomacia norte-americana antes de uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Definindo Portugal como um “aliado antigo e firme”, Kerry lembrou ainda “o esforço significativo de Portugal para exercer responsabilidade na área dos oceanos” e lembrou “as escolhas difíceis” que Portugal teve de fazer recentemente no plano económico.

“Congratulo Portugal por ter ultrapassado esse momento”, disse, antes do encontro com o seu homólogo português, onde entre os temas em discussão está a questão da redução da presença norte-americana na Base das Lajes, nos Açores.

[Notícia atualizada com o anúncio de Machete sobre o envio de 30 militares para o Iraque]