238kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Google Street View vai filmar a linha férrea do Douro

Este artigo tem mais de 5 anos

O projeto vai registar o percurso entre a estação de São Bento, no Porto, e a estação do Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Estará disponível online a partir de julho.

i

As filmagens começaram esta quinta-feira e contam com técnicos do Google

DANIEL GIL/LUSA

As filmagens começaram esta quinta-feira e contam com técnicos do Google

DANIEL GIL/LUSA

Depois dos Alpes Suíços, chega a vez da linha ferroviária do Douro receber o projeto Google Street View, um recurso do Google Maps e do Google Earth que permite a imersão do utilizador em algumas regiões do mundo a partir de visualizações panorâmicas de 360 graus. O objetivo é mostrar os diferentes trechos da linha férrea que liga a estação de São Bento, no Porto, com a estação do Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, numa extensão de cerca de duzentos quilómetros.

As filmagens começaram esta quinta-feira e contam com a presença de técnicos estrangeiros do Google, que vão estar no Porto e na linha do Douro para dar formação à equipa da CP e proceder à montagem do equipamento. Depois do Douro, serão filmadas as linhas de Cascais, do Norte e do Oeste (entre Lisboa e Figueira da Foz e Coimbra), num total de 700 quilómetros a serem percorridos em 13 dias.

Demos hoje início às filmagens de algumas das paisagens mais emblemáticas de Portugal e por onde o comboio passa, em...

Posted by Lugar à Janela CP on Jueves, 23 de abril de 2015

Coube ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes dar a autorização para que a equipa do Google Street View instalasse uma espécie de vagão diante dos comboios, algo proibido de acordo com a regulamentação ferroviária. Quando terminarem as filmagens, as imagens serão tratadas de modo a respeitar políticas de privacidade e deverão estar disponíveis para todo o mundo a partir de julho deste ano.

O Google Street View chegou a Portugal em 2009 com imagens das cidades de Lisboa e Porto e tornou-se disponível para (quase) todo o país desde 2013. Assim como a ferrovia nos Alpes suíços, a linha do Douro, na região vinhateira do Alto Douro, percorre uma zona classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.